As melhores posições para engravidar!


Infelizmente, nunca foram realizados estudos científicos nessa área. Foram registradas, no entanto, imagens de ressonância magnética de casais mantendo relações sexuais em diversas posições, o que esclareceu um pouco o que acontece dentro do corpo da mulher na hora do sexo.

Se formos nos guiar pelo bom senso, a posição papai-e-mamãe (com o homem por cima) seria a mais indicada, porque permite uma penetração mais profunda, colocando os espermatozóides mais perto da abertura do colo do útero. Há outras posições que poderiam aumentar as chances de engravidar (ou, no mínimo, combater o tédio na vida sexual), como a penetração vaginal por trás, com a mulher deitada de lado ou de quatro ("cachorrinho"). Nesse tipo de posição, os espermatozóides também são depositados perto do colo uterino.

As imagens de ressonância magnética confirmaram que a extremidade do pênis chega até o espaço entre o colo do útero e as paredes da vagina nessas posições. A posição papai-e-mamãe garante que o pênis alcance o espaço diante do colo uterino (o chamado fundo de saco anterior), e a penetração vaginal por trás faz com que a ponta do pênis chegue ao fundo de saco posterior. Isso quer dizer que as ainda limitadas indicações científicas corroboram as conclusões muitas vezes intuitivas.

Quais são as posições menos favoráveis à concepção?

Há especialistas que afirmam que as relações sexuais em que os parceiros estejam sentados, de pé ou com a mulher por cima são menos favoráveis à concepção, por causa da força da gravidade, que dificultaria o avanço dos espermatozóides útero acima. Mas é óbvio que muita gente engravida com esse tipo de relação sexual, portanto não vale a pena descartar uma posição de que o casal goste só por esse motivo, a não ser que comecem a surgir dificuldades para engravidar.

O orgasmo é imprescindível para que a mulher engravide?

Para o homem, o orgasmo é quase imprescindível, já que é preciso haver alguma ejaculação. Mas a concepção pode acontecer mesmo sem o orgasmo masculino, porque pode haver pequenas saídas de sêmen antes do orgasmo. Para a mulher, recentes indícios mostraram que o orgasmo pode favorecer a concepção, porque as contrações que acompanham o ápice da relação sexual talvez ajudem a levar os espermatozóides para dentro do útero e das tubas uterinas (isso, é claro, se a mulher tiver orgasmo ao mesmo tempo que o homem ou depois da ejaculação).

É preciso ter em mente, no entanto, que o orgasmo não é de maneira nenhuma imprescindível para que a mulher engravide.

Existem posições mais favoráveis para fazer menino ou menina?

Não existe nada cientificamente confirmado, apenas lendas e folclore. Segundo uma dessas simpatias, se a mulher estiver por cima, engravidará de uma menina. Você pode até tentar, mas pergunte a algumas amigas (bem íntimas) que tenham filhos e você vai ver como a regra não é garantia nenhuma!

Devo ficar deitada depois da relação para ajudar na concepção?

Certos especialistas defendem que é positivo ficar meia hora na cama, sem se levantar, depois da relação sexual, para aumentar as chances de engravidar. Eles recomendam que a mulher fique deitada de barriga para cima, de preferência com um travesseiro debaixo do quadril e com as pernas flexionadas. Em tese, isso ajudaria os espermatozóides a subir útero acima em direção às trompas, já que eles não teriam que lutar contra a gravidade.

Estudos recentes, porém, mostram que os espermatozóides saudáveis levam menos de dois minutos para alcançar as trompas, por isso, se não der para ficar meia hora deitada, alguns minutos já devem ser suficientes para dar uma mão no processo (se é que o "incentivo" aos espermatozóides realmente funciona).

Há mulheres que têm propensão a infecções urinárias e são orientadas a fazer xixi logo depois da relação sexual. Se esse for o seu caso, é melhor continuar seguindo a recomendação médica.

Outro truque que algumas mulheres arriscam é deixar as pernas para cima, em posição de "vela", com o quadril elevado, apoiado pelas mãos, alguns minutos depois do sexo. Se você for atlética, não custa tentar -- mas não vá despencar da cama!

Fonte: BabyCenter Brasil
Comentários pelo Facebook
5 Comentários pelo Blogger

5 comentários:

  1. Pena é que quando falamos de infertilidade, não há posição do Kama Sutra que nos valha! Eu sou exemplo disso :)

    ResponderExcluir
  2. Pois é querida, no caso de infertilidade o que resolve é identificar a causa e tratar.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Alê,
    Ótimo post, vou mostrar ao maridão ahaha ele inventa que tem como escolher o sexo do nenem pelo orgasmo, é cada uma ahahah sempre fico com as pernas para cima após, quem sabe né?? ahahaha
    beijocas grande

    ResponderExcluir
  4. E eu tbm vivo tentando, mais que diz a hora que deve vim ou nao e deus e so ele... Tenho fe nao desistir continuo tentando

    ResponderExcluir
  5. Eu tambem tenho muita vontade de ser mamae 😢

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.


HomeSobreAnuncieContato



Da Fertilidade à Maternidade - 2015 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger