Riso e choro na gravidez: por que mudo tanto?


Pela manhã, a alegria impera na casa de uma gestante, que acorda e faz um lindo café da manhã para o marido que vai trabalhar. No meio da tarde, a futura mamãe chora compulsivamente ao ver um comercial de bebê. Já pela noite, a mamãe grávida discute de maneira irritada com o papai por causa da cor do berço do bebê.

Se você, mulher grávida, se encaixou perfeitamente nessas cenas de alterações de humor, entenda o porquê disso acontece durante a gestação. Mas já adianto que você não se encaixa no perfil de pessoas meio maluquinhas.

Um dos grandes vilões por essas oscilações bruscas de humor na gestante são as mudanças hormonais. A grande maioria das mulheres conhece as alterações que o corpo e o humor sofrem com a TPM (tensão pré-mestrual).

O ovário antes da menstruação produz dois hormônios responsáveis pela preparação do corpo para receber um bebê: a progesterona e o estrogênio.

Exageros fashion tiram o charme da infância

Vista sua filha como criança e evite crises de auto-estima no desenvolvimento dela

Enquanto muitos adultos teimam em adotar um comportamento infantil, cada vez mais crianças são vestidas como gente grande. Meninas de minissaia e botas com o cano alto, rosto empastado de maquiagem e até saltos são comuns atualmente. Recentemente, o tema ganhou ainda mais força com a encomenda de Katie Holmes para a filha Surie Cruise: a menina tem 2 anos de idade e vai ganhar, no Natal, um par de sapatos Louboutin. Trata-se de uma das grifes de calçado mais famosas do mundo, cujos pares mais baratos custam 3 mil dólares. Apenas para tirar o molde dos pés (os modelos são todos personalizados), a cliente para 2.500 dólares.

O exagero pode até passar despercebido por Surie, que vai andar por aí da mesma forma, sem nem se dar conta do que leva nos pés. Mas, certamente, tende a trazer conseqüências para o futuro da criança, ainda mais por não se tratar de um evento isolado.

Criança mimada denuncia preguiça dos pais?!


Você já deve ter visto ou vivenciado a seguinte cena: no supermercado, uma criança se debate no chão, chora, berra, enquanto a mãe, em geral, costuma ficar bastante envergonhada com todos os olhares que se voltam para ela e para aquele pequeno ser tão sonoro, cuja vontade não foi prontamente atendida. O comportamento é típico de filhos mimados, encarados como um problemão. Mas como fazer para evitá-los? Boa parte da origem - e da solução - está nas mãos dos próprios pais.

O fato de um pai, uma mãe (ou ambos) mimar os filhos passa por diversos fatores e vai desde a superproteção até uma certa negligência. "Em vez de impor os limites e gastar energia discutindo com a criança, a saída mais fácil é atender seus desejos", diz a psicóloga Patrícia Spada, da Universidade Federal de São Paulo(Unifesp).

Parto


Normal, natural, humanizado ou cesárea? Como distinguir uma contração verdadeira de uma falsa? É preciso fazer a episiotomia? O site do bebê conversou com especialistas e tira todas as suas dúvidas sobre a hora H – o nascimento.

Por Gabriela Cupani

Os procedimentos do parto

1. Quais exames devo fazer antes do parto?
Além dos exames normais do pré-natal, é preciso fazer a cultura de secreção vaginal para pesquisar a presença do Streptococo agalactie. Trata-se de uma bactéria que coloniza os tratos intestinal e genito-urinário, que pode contaminar o bebê na hora do parto normal, levando a quadros graves, como pneumonia, meningite e até septicemia.

2. É mesmo necessário fazer a tricotomia, o corte dos pelos pubianos?
Não há consenso. Muitos especialistas defendem que os pelos pubianos garantem maior proteção e a retirada deles pode até dificultar a cicatrização no caso de infecções.

Controle de Ovulação com Ultrassom Seriado (Ovulograma): Entenda como funciona!

Vou colocar um pouquinho de informação para vcs sobre o assunto, coisas que aprendi com os médicos especialistas, quando fiz as minhas várias e várias us.

Bom, esse exame é indicado, principalmente, pra quem toma indutor, faz tratamentos de fertilidade como coito programado, ou mesmo para quem quer aumentar as chances de gestação. Com ele, é possível acompanhar o crescimento dos folículos até que um ou mais ecloda(rompa) e libere o óvulo, sendo que nesse acompanhamento o médico consegue indicar os dias certos para namorar.


O controle por ultra seriada, como é mais comumente  conhecido, são vários ultrassons transvaginais feitos  em dias alternados no período fértil.

Dicas para preparar o quarto do bebê em uma semana!

É possível montá-lo em apenas 7 dias. Foi o que nós fizemos, com a consultoria da designer de interiores Aly Simonetti

Malu Vergueiro


O primeiro passo é definir a cor do quarto. Segundo Aly Simonetti, designer de interiores, essa é uma escolha bem pessoal, que obrigará o casal a pensar no resto da decoração e a combinar quais serão os tons e o estilo do quarto. "Neste procurei fugir dos papéis de parede e optei pela combinação do azul com o marrom, no tom de chocolate, o que permite a leveza que aparece nos móveis e objetos", diz.

Tentando engravidar?! Os Testes de Ovulação podem ajudar!

Li uma matéria interessante na revista Nova sobre os testes de ovulação de fármacia, a GO colocou q esses exames são bem precisos, mas que muitas vezes o óvulo dura poucas horas, entre 6 e 12hs, aí pode acontecer de vc fazer o exame fora desse período, pois isso não vai detectar a ovulação. Então uma dica q a médica deu foi que deve-se fazer o exame duas vezes ao dia, para tentar acertar o período.


Mas como esses testes funcionam?
Existe 2 tipos, um pela urina e outro pela saliva, conforme a taxa hormonal ele indica a ovulação.


Explicando melhor...

O desenvolvimento da linguagem


Durante todo o primeiro ano de vida, a criança venceu uma série de etapas do desenvolvimento cognitivo e motor. Deixou de ficar somente deitada, mamando, e passou a se locomover, a manipular objetos e a interagir com o espaço e com as pessoas à sua volta. Está também mastigando, sinal de que sua musculatura oral se tornou mais hábil. Antes, qualquer objeto ia diretamente para a boca ou, então, era jogado para longe. Agora, ela diferencia seus brinquedos, entende que um livro é para ser folheado e sabe que uma maçã deve ser comida. Nesse novo contexto, o pequeno está pronto para ampliar seu vocabulário.

Alterações Hormonais do Ciclo da Mulher

O ciclo menstrual é regulado pela complexa interacção das hormonas pituitárias (hormona luteinizante e hormona foliculoestimulante) com as hormonas sexuais ováricas (estradiol e progesterona).

O ciclo menstrual começa com a fase folicular. Os baixos níveis de estradiol (um estrogénio) e de progesterona no início desta fase fazem com que o revestimento uterino (endométrio) degenere e se desprenda na menstruação, que marca o primeiro dia do ciclo menstrual. Durante a primeira metade desta fase, o nível de hôrmonio foliculoestimulante (FSH) aumenta ligeiramente e estimula o desenvolvimento de alguns folículos, cada um dos quais contendo um óvulo. Só um folículo continua a desenvolver-se. Durante a última parte desta fase, o nível de estradiol segregado pelos ovários aumenta e estimula o espessamento do endométrio.

Gravidez após os 35 anos


Especialistas afirmam: as chances de engravidar naturalmente diminuem com o avanço da idade. Por outro lado, maturidade emocional e estabilidade financeira são atrativos para as mulheres postergarem a maternidade. Mas, afinal, vale a pena adiar o sonho de ser mãe?
Por Suzana Dias

A veterinária Eni da Silva Firmino, 37 anos, de São Paulo, está feliz da vida: faz cerca de 40 dias deu à luz a pequena Claire (veja a foto acima). Casados há 10 anos, ela e o marido, o enfermeiro Marcelo de Oliveira, 35, finalmente decidiram que era chegada a hora de aumentar a família. “Adiei a maternidade em nome da estabilidade profissional e financeira. Agora, estou numa fase em que posso me dedicar inteiramente à minha filha. Saí do meu emprego e pretendo ficar pelo menos um ano em casa com ela”, diz Eni.

Receitas de uma boa amamentação


Amamentar não é um dom materno, que nasce com a mulher. Nem toda mamãe consegue amamentar seu filho sem alguma ajuda. E muitas, sem ajuda, desistem no meio do caminho. E como a amamentação hoje em dia é muito incentivada, mas não bem orientada, as mamães ficam com uma culpa enorme por não conseguir.

A mamãe sabe da importância do amamentar seu filho e o bebê sabe sugar. O problema está em juntar esses dois atos, principalmente quando o pequeno chora de fome. Quanto mais o bebê chora, mais a mamãe fica nervosa e mais difícil é amamentar.

Amamentação é um ato que deve ser aprendido, explica a fonoaudióloga Jamile Elias. A profissional dá dicas importantes para facilitar a amamentação e evitar problemas comuns nesta fase de vida.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.