Desenvolvimento do Bebê na Gravidez!

É fundamental sabermos o que ocorre durante a gravidez com a mamãe e com o bebezinho, afim de diminuir nossas dúvidas e ampliar nossos conhecimentos sobre esses nove meses de felicidade!

Desde o início da gestação ficamos imaginando como está nosso bebê, qual o tamanho, qual o peso, quais as reações, enfim são muitos questionamentos que se passam pela mente das futuras mamães.

Aqui vamos revelar toda a beleza da evolução do bebê dentro do útero materno. Acompanhe:


1o mês:
Tudo tem início com a fecundação que ocorre quando óvulo e espermatozóide se unem dando origem à célula-ovo ou zigoto. Em seguida, iniciam sucessivas divisões celulares até que ocorra sua fixação no útero por volta do 7º dia. Na segunda semana já começam as primeiras trocas com o organismo da mãe.
No fim de um mês o embrião mede aproximadamente 0,5 cm e pesa 1grama.

2o mês:
O coracãozinho já está batendo de forma bem acelerada, cerca de 170bpm (batimentos por minuto). É possível ouví-lo quando é realizada a ultra-sonografia.
Este é considerado o mês do desenvolvimento, pois teremos o início da formação do sistema nervoso, aparelho digestivo, circulatório e respiratório, olhos, boca, nariz, braços e pernas inclusive com algumas articulações.
O pequeno embrião já mede aproximadamente 3 cm e pesa 2gramas.

3o mês:
Entram em formação os dedinhos das mãos e dos pés. O rostinho vai adquirindo as feições. No fim do mês o esqueleto e órgãos intermos já estão formados.
O feto já estará medindo 14cm e pesando 50gramas.


4o mês:
É nesse período que o médico pode dizer qual o sexo do bebê, pois os órgãos genitais externos já estarão definidos. A maioria das mamães sentirão o bebê mexer pela primeira vez, pois haverá muito espaço no útero para ele se mover tranquilamente.
Nesta fase ele medirá 19cm e terá cerca de 260gramas.

5o mês:
Aparecem os primeiros fios de cabelo, cílios e sobrancelhas. Os braços e as perninhas estão bem formadinhos.
Agora já temos 26cm de comprimento e um peso de 500 gramas.

6o mês:
Nessa fase o feto já consegue reconhecer alguns sons provenientes da mãe, como a voz e a respiração. Por isso, converse bastante com seu bebê e aproveite para treinar algumas canções de ninar!
Mede cerca de 32cm e pesa 900 gramas.

7o mês:
O feto já está bem formado e começa a abrir e fechar os olhinhos.
Já está bem grandinho com seus 36cm e pesa 1,5Kg.

8o mês:
Durante esse período o bebê já vai ficando na posição de nascer, com a cabecinha voltada para baixo. A pele adquire coloração rosada devido ao acúmulo de gordura.
Temos então um feto com 42cm e 2,5Kg.

9o mês:
O pulmão já tem autonomia sufuciente para controlar a respiração. O bebê tem força para sugar e agarrar com seus pequenos dedinhos. Por volta da 37ª semana já está totalmente preparado para ir ao encontro da mamãe!
Completado os nove meses de gestação o bebê nasce com aproximadamente 49cm pesando cerca de 3,400Kg.

Fonte: Conhecendoseubebe.com.br

Tabela de peso e altura médio para cada semana de gestação

É importante saber que a altura e o peso passado no ultrassom, são medidas estimadas e podem dar uma diferença de 15% para mais ou para menos.


2 comentários

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.