Mulheres que fazem uso de suplementos probióticos desde o primeiro trimestre da gestação têm menos risco de se tornarem obesas após o nascimento do bebê. A conclusão é de um estudo feito na Finlândia e apresentado semana passada no Congresso Europeu de Obesidade realizado em Amsterdã, Holanda.
A pesquisa, da Universidade de Turku, contou com 256 mulheres divididas aleatoriamente em três grupos. Ao primeiro foram oferecidas apenas cápsulas inócuas. Além desses comprimidos, o segundo grupo também contou com aconselhamento nutricional. O outro terço das gestantes teve acesso a essas mesmas dicas de nutrição e aos suplementos que continham Lactobacillus e Bifidobacterium, os probióticos mais comuns.
Foi desse último grupo o melhor resultado: apenas 25% dessas mulheres apresentaram o acúmulo de gordura na região do abdômen um ano depois de darem à luz. O índice subiu para 43% entre as que receberam apenas as orientações para uma alimentação saudável.
Segundo a nutricionista Kirsi Laitinen, coordenadora do estudo, essa é a primeira vez que se prova o efeito do uso de suplementos de probióticos no combate aos quilos extras.
Os probióticos, bactérias que ajudam a manter a flora intestinal em equilíbrio e presentes em alimentos como leites fermentados, já vinham sendo utilizados para regularizar o funcionamento do intestino. Agora, a pesquisa abre espaço para que futuros estudos comprovem o seu real efeito no controle de peso no pós-parto.
Fonte: Bebe.com
Nenhum comentário
Postar um comentário
Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.