Sintomas e fases do trabalho de parto!

O trabalho de parto tem início com três principais sintomas característicos:

. a eliminação de uma secreção espessa com filetes de sangue, que é o tampão mucoso;

. o rompimento da membrana que sustenta o líquido amniótico (a “bolsa d’água”);

. as primeiras contrações (a barriga se contrai e podem surgir dores na região lombar e nas partes internas das coxas).

Este início do trabalho de parto ocorre ao ter início a dilatação do colo do útero, momento no qual o bebê já se prepara para sair. Esta dilatação possui três etapas importantes: Fase latente ou precoce, Fase ativa e Fase transacional.



- Fase latente ou precoce

Esta fase costuma ser a mais longa, mas menos intensa, com a dilatação do colo do útero podendo atingir até três centímetros. Durante toda sua duração manifestam-se as contrações (30 a 45 segundos por contração), as quais podem ser regulares ou não.

Dores nas costas, cólicas semelhantes às da menstruação, sensação de calor no abdômen e eliminação do tampão mucoso ou rompimento da “bolsa d’água” são alguns dos sintomas apresentados pelas gestantes.

Nesta hora, o melhor é relaxar. Faça uma boa higiene pessoal: tome um banho e faça uma depilação em toda a região genital. Uma dica para evitar alergias nesta área é usar a lâmina no sentido do crescimento do pêlo.

Comunique-se com seu médico e vá para o hospital.

- Fase ativa

Esta fase é mais intensa, mais ativa e mais breve do que a primeira, podendo durar em média de duas a quatro horas. As contrações se tornam mais intensas, prolongadas e freqüentes. Elas podem durar de 40 a 60 segundos, com intervalos de três a quatro minutos (a média é de três contrações a cada dez minutos); a dilatação do colo do útero pode chegar a sete centímetros.

Os exercícios respiratórios devem ser iniciados neste período. Três tipos de exercícios podem ser aplicados nesta hora:

. soprar a vela - inspire, expire e “sopre a vela” repetidamente;

. cãozinho - inspire, expire e respire superficialmente pela boca;

. normal - inspire, expire e respire normalmente.

Quando as contrações se tornarem mais fortes, procure emitir sons como gemer, cantar, assoviar ou gritar. Emitir sons fortes induz à produção de hormônios semelhantes às endorfinas, que atuam como analgésicos internos e naturais, propiciando uma ligeira alteração do seu estado de consciência.

Procure uma posição gravitacional confortável, que permita a diminuição das contrações. A posição de cócoras permite que as articulações pélvicas (da bacia) atinjam uma maior abertura. Desta forma, a força da gravidade poderá atuar e as contrações terão maior energia no processo de expulsão do seu bebê. Experimente ficar de joelhos com os braços apoiados em uma cadeira. Esta posição permite a movimentação dos quadris e o descanso das pernas e da barriga.

- Fase transacional

É a fase mais intensa e desgastante do trabalho de parto. É o final da dilatação do colo do útero, estando o corpo quase totalmente preparado para o seu bebê nascer. A esta altura, a dilatação chega a 10 cm do colo.

As contrações podem durar de 60 a 90 segundos cada, com intervalos de dois a três minutos. Uma pressão involuntária, como se quisesse evacuar, pode acontecer. Nesta fase, o fluxo de oxigênio é desviado do cérebro para a região do parto. Por isso, muitas mulheres relatam sonolência no trabalho de parto.

Fonte: Site Médico

Um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.