Fala: estimule corretamente desde o nascimento!

Que mãe não se derrete ao ouvir seu filho falar a primeira palavrinha ou as primeiras frases? A coordenadora pedagógica da escola Estilo de Aprender em São Paulo, Julia Souto Guimarães Araújo, explica que a participação da mãe nessa fase é muito importante, mas deve ser feita de maneira correta.

Ela destaca que a aprendizagem da fala se dá principalmente, por meio da apropriação da fala do outro. Portanto, para estimular a fala na criança, nada melhor do que conversar muito com ela. “Utilize a fala em diversas situações cotidianas, mostre-se interessada, ainda que sejam balbucios, mostre-se aberta para entendê-las e utilize outros recursos que possam fomentar a oralidade: conte histórias, ouçam músicas juntos, leia diversos livros”



Mas é necessário estar atenta, muitas mães cometem, sem perceber, um erro na hora de falar com os filhos. A coordenadora explica que não é bom falar com a criança como um bebê, pronunciando palavras de maneira incorreta, pois as crianças aprendem a falar imitando o que escutam.

“Os adultos são responsáveis por serem modelos da oralidade correta para as crianças. Não é necessário corrigir a fala da criança que está ampliando sua capacidade oral, apenas converse com ela de forma correta. Infantilizar a fala ao conversar com os filhos faz com que eles considerem esse jeito de falar como o correto, e não se esforçam ou não constituem repertório para ampliar e melhorar a capacidade oral.”

Julia explica que desde que nasce, o bebê estabelece interações importantes para aprender a falar. Por isso a mãe deve falar com o bebê desde o nascimento. “A linguagem oral pode e deve ser um recurso de comunicação utilizado com os bebês. Use a fala nas diversas situações cotidianas e, principalmente, em situações de cuidado e afeto em que é possível ter a atenção do bebê voltada para a mãe ou o pai. A troca de fralda, o banho, a amamentação, são momentos ideais para conversar com seu filho, cantar uma música ou contar uma história. “

Por Larissa Alvarez
Fonte: Internet

2 comentários

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.