Verdades e mitos sobre a gravidez!



Para diminuir a preocupação das grávidas, a obstetra Mery Lubna, da Paraná Clínicas, de Curitiba, e o ginecologista Luciano de Melo Pompei, membro da Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), de São Paulo, desvendaram seis mitos da gravidez.
1. Grávidas sentem mais calor
VERDADE – Em geral, a gestante tem menos tolerância ao calor porque os hormônios fazem com que haja um aumento da reserva de gordura no corpo, o que contribui para essa sensação térmica. Com a chegada dos dias quentes de verão, a grávida também transpira mais, o que facilita a perda de líquidos e sais minerais.

2. Comer chocolate durante a gestação provoca cólicas no feto
MITO – O consumo de grandes quantidades de chocolate provoca cólicas em recém-nascidos e não no feto, segundo alguns pediatras, mas essa opinião não é unânime. Portanto, as mulheres grávidas podem comer chocolate, desde que com moderação, devido ao grande valor calórico do alimento. A ingestão em excesso de doces em geral aumenta o peso e, conseqüentemente, o risco de desenvolver doenças como diabetes da gravidez e pré-eclampsia (pressão alta, edema e liberação de proteína na urina).


3. As grávidas precisam comer por dois
MITO – A grávida deve ganhar de 8 a 12 kg. A alimentação nessa fase tem inúmeras finalidades, entre elas manter a gestante saudável, contribuir para a formação adequada do feto e armazenar nutrientes para a fase da amamentação. Focada mais na qualidade do que na quantidade, a dieta deve ter um pequeno aumento calórico e variação de nutrientes. É bom lembrar que se deve evitar o excesso de carboidratos, dando mais prioridade a proteínas, frutas, verduras e cereais.

4. Ficar sem comer aumenta o enjôo
VERDADE – As gestantes não devem ficar longos períodos sem comer, pois a liberação de ácidos no estômago vazio provoca o aumento dos enjôos. Além disso, o jejum aumenta os riscos de hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue), que, além dos enjôos, pode acarretar tonturas. A solução é a dieta fracionada: comer porções de seis a sete vezes por dia.

5. A prática sexual pode prejudicar o bebê
MITO – Após as primeiras consultas, o obstetra terá condições de liberar, ou não, a gestante para a prática de relações sexuais. De acordo com estudos, durante o ato sexual ocorre o aumento do fluxo sanguíneo na região da bacia e isso aumenta a oxigenação fetal. A prática sexual não é recomendada em casos de anormalidades, como dilatação do colo do útero (que geralmente ocorre no último mês da gestação), sangramentos vaginais e trabalho de parto prematuro.

6. A gestante não deve praticar exercícios físicos no primeiro trimestre
MITO – Como o primeiro trimestre é período de maior chance de abortamento (de 10% a 15% dos abortos espontâneos acontecem nessa fase), criou-se o mito. Mas a atividade física pode ser indicada no começo da gravidez, desde que a mulher passe por uma avaliação médica completa e esteja livre de fatores de risco. É claro que se for sedentária, deve ir com mais calma. Os exercícios mais indicados são os de baixo impacto como caminhadas, ioga, natação e hidroginástica.
Fonte: [Terra]/http://www.melhoramiga.com.br

2 comentários

  1. Muito interessante seu post amiga,
    gostei...a gente pensa cada coisa...por exemplo a do chocolate dar cólica eu ja tinha ouvido falar mesmo!
    Fico feliz por ser mito, adoooro um chocolatinho!!!hehe

    Boa noite pra vc!!!
    bzoo

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.