Como engravidar usando a tabelinha?!


Você pode aumentar as suas chances de engravidar se conseguir entender como funciona o processo ovulatório e o seu ciclo menstrual. Durante cada ciclo menstrual, o tecido endometrial fica mais espesso para preparar o útero para uma possível gravidez.

Aproximadamente na metade do ciclo, ocorre a ovulação. A ovulação é o processo pelo qual um ovário produz e libera um óvulo. Ele se desenvolve no ovário em um pequeno saco cheio de fluido chamado folículo. Quando esse está maduro o saco se rompe, liberando o óvulo do ovário. As projeções semelhantes a dedos das trompas de falópio transportam o óvulo para a trompa, onde ele começa a viajar na direção do útero. Se o óvulo for fertilizado por um espermatozóide, ele se move para o útero e começa a se implantar no rico revestimento uterino, onde cresce por nove meses.

Se o óvulo não for fertilizado durante a ovulação (ou seja, se você não engravida), o tecido endometrial mais espesso se descola e passa, junto com o óvulo não fertilizado através do colo uterino e da vagina, e vai para fora do corpo como menstruação.


A ovulação - o período durante um ciclo menstrual no qual você pode engravidar - é regulada por um complexo sistema hormonal produzido nos ovários, no hipotálamo (parte do cérebro), e na glândula pituitária mais conhecida como hipófise (a glândula mestre que controla a maioria das secreções hormonais).

Existem várias maneiras de determinar o melhor momento de engravidar. Uma maneira de reconhecer quando a ovulação está acontecendo é medir a sua temperatura com um termômetro basal (um termômetro especial que indicará até mesmo as menores alterações na temperatura do corpo) antes de se levantar de manhã. Na maioria das mulheres, a temperatura do corpo sobe levemente após a ovulação ocorrer a cada mês, e não volta ao normal até que a menstruação comece. Esse é o momento ideal para engravidar. Algumas mulheres que querem engravidar rastreiam suas temperaturas em um calendário, já que um padrão pode surgir ao longo de vários meses.

Uma outra maneira de descobrir o melhor momento para engravidar é criar um calendário de ovulação. Conte 14 dias a partir do primeiro dia do último período menstrual em um ciclo médio de 28 dias. Conte 15 dias para um ciclo que é normalmente de 29 dias, 16 dias para um ciclo que é normalmente de 30 dias, e assim por diante. Entretanto, esse método é menos preciso na determinação do melhor momento para engravidar do que o método do termômetro, porque a duração do ciclo menstrual pode variar de mês para mês.

Algumas mulheres sentem dores abdominais durante a ovulação e, portanto, essas mulheres têm um método adicional de reconhecer o melhor momento do ciclo para tentar engravidar.
Um espermatozóide que foi liberado na vagina até dois dias antes da liberação de um óvulo maduro ainda pode fertilizá-lo. E um óvulo, uma vez liberado, pode ser fertilizado por aproximadamente dois dias. Por causa dessa variação, existe um período de aproximadamente quatro a dez dias em cada ciclo menstrual durante o qual uma mulher pode engravidar.

Criar um calendário de ovulação para apresentar o seu ciclo menstrual em um calendário ajudará a determinar a duração do seu ciclo menstrual, o que então permitirá a você descobrir o momento aproximado no qual a ovulação ocorre. Com o momento certo e um pouco de paciência, você também pode aumentar as suas chances de engravidar.

Fonte:  http://saude.hsw.uol.com.br

4 comentários

  1. Boa noite, está muito interessante seu blog, adorei!
    Eu tive um aborto espontânio sem curetagem no dia 18/10, minha menstruação veio no dia 16/11 e depois no dia 21/12. tive relação com meu marido no dia 02/01 e 07-08/01. Estou sentindo umas dorzinhas abaixo do abdome e muita cansada (moleza e sono). Não sei se isso é algum sintoma que estou ovulando ou que eu possa está grávida. MAs, se for gravidez, não é muito cedo ainda para ter esses sintomas? Nesta caso que tive um aborto, meu periodo que era de 28 dias, e do penultimo para o último periodo que mesntruei ficou mais distante. Gostaria de saber também o meu dia fertil.
    Agradecida. MEu e-mail é petruskasilveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Petruska, q bom q gostou. Bom, qnto a tua dúvida, realmente ainda é cedo pra ter sintomas de gravidez, podem ser hormonal pós-ovulação, pelo que vc relata. Os sintomas de gravidez geralmente aparecem uma ou 2 semanas após o atraso menstrual, então o atraso é o que devemos nos basear pra suspeitar de gravidez.

    Se teu ciclo é mais longo agora, calcule o nro de dias/2, esse é a provável data da tua ovulação, teu período fértil será 3 dias antes até 3 dias depois dessa data.

    bjs,
    Alê

    ResponderExcluir
  3. O Alê, então eu pego os 35 dias (16/11-21/12) e divido por 2? Então vai dar 17,5 (18) dias? Resumindo, meu dia fértil será no dia 15/01 e 21/05? EStarei no aguardo! FAvor responder para meu e-mail petruskasilveira@hotmail.com
    agradecida.

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, isso, como deu 17,5, melhor contar do 14o dia do teu ciclo até o 18o.

    bjs

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.