Dicas e curiosidades para mamães!


Dicas e curiosidades para situações do dia a dia:

* Sabe quanto mama um bebê nos primeiros meses?
Em média, 100 mililitros por quilo de peso a cada dia. Isso significa que um recém-nascido de 3,5 quilos ,mama 350 mililitros, o equivalente a uma lata de refrigerante. Conforme vai crescendo tende a mamar cada vez mais. Por isso os bebês mamam tantas vezes ao dia e durante a noite também.

* Por que a chupeta acalma os bebês?
Sugar é uma necessidade intuitiva desde os primeiros dias de vida. No bebê, isso produz prazer, alegria e tranquilidade. Alguns médicos não recomendam o uso de chupetas, com o tempo elas podem desregular o apetite e causar deformações na arcada dentária. O ideal é que o bebê sinta todas as emoções junto ao seio materno.

* Quando é hora de tirar a fralda?

Por volta dos 2 anos de idade, quando a criança começa a ter algum controle. A dica é tentar faze-lo próximo do verão, quando o bebê não precisa de tanta roupa. Não force o seu filho . Tente várias vezes durante vários dias, até que ele esteja pronta para usar o peniquinho sozinho.

* Por que as meninas andam e falam antes que os meninos?
Não existe uma conclusão científica, mas suspeita-se que sejam fatores hormonais que varia de acordo com o sexo. O desenvolvimento tende a se igualar na pré- adolescência.


* Por que uma criança muito estimulada pode se tornar um adulto desorganizado?
Porque, na tentativa de estimular seus filhos, os pais montam uma agenda repleta de compromissos. Quando no futuro, couber à criança tomar as decisões sobre o que fazer, ele ficará sem saber por onde começar.

* Por que devemos responder a todas as perguntas dos nossos filhos? E o que fazer se não sabemos a resposta?
As perguntas são um termômetro da curiosidade infantil. Os estudos mostram que responder a tudo é garantir um adulto interessado em aprender. Quando não souber alguma resposta, seja franco com seu filho. Sugira que pesquisem juntos e compartilhem o conhecimento adquirido. Só não invente ou minta, pois as crianças tem uma memória fantástica, e podem perder a confiança em você, quando aprenderem a resposta certa.

* Por que as crianças gostam de vestir as roupas dos pais?
Não só vestir as roupas, mas "fazer a barba", "passar batom", varrer o chão, etc. Para entender o mundo, a criança precisa de um modelo, e imitar os pais, mesmo em situações rotineiras, faz parte desse aprendizado.

* Como reagir quando a criança acorda chorando por ter tido um pesadelo?
O pesadelo é uma forma saudável de lidar com sentimentos ruins que ela começa a vivenciar. Quando a criança acorda, basta amor, carinho e paciência. Acenda um abajur e mostre à ela que as coisa continuam iguais. Brinquedos,bichos de pelúcia, quadros, tudo está no mesmo lugar de antes. Explique que foi só um sonho ruim e que já acabou. Acalme-a, conte uma estória e boa noite!

* Até que idade os pais devem dar colo aos filhos?
Para sempre ou até quando eles quiserem. Colo é muito bom. Não vicia e acalma muito.

* O que acontece quando a criança ganha presentes demais?
O ideal é ter datas pré estabelecidas para presentes como Natal e aniversario. Páscoa e Dia da Criança devem ter lembrancinhas e nada mais. Excesso de presentes" fora de hora", além de se tornarem enfadonhos podem levar a criança a confundir vinculo afetivo com objetos matérias. Se tem alguém na sua família que não resiste visitar seu filho sem levar uma lembrancinha, uma boa dica é pedir a pessoa que só entregue o presente um pouco antes de ir embora. Isso evita que a criança associe a chegada da pessoa com a "obrigação" de ganhar presentes.

* O que fazer quando a criança mente?
O ideal é explicar que é errado mentir. Muitas vezes a criança está fantasiando, em outras ela tem a intenção clara de enganar, o que é muito grave. Neste caso é preciso dar uma bronca e as vezes aplicar um castigo. Prefira os castigos morais aos físicos. Deixe a criança sem ver televisão ou comer doces. Retire da rotina dela algo que ela goste, mas deixe bem claro que está chateada com a "atitude"dela ,e não "com" ela.

* Por que as crianças podem se tornar agressivas depois dos 3 anos de idade?
Porque elas percebem que o jogo social tem muitas regras e algumas não tão boas. Sem saber se comportar, ela tenta se impor de qualquer forma. Converse muito com seu filho, e explique por que muitas vezes deve-se agir de maneira diferente em determinadas situações. Com o tempo, isso tende a desaparecer. Investigue também a possibilidade dele estar sendo ou se sentindo agredido por alguém. Em alguns casos, as crianças refletem comportamentos que vivenciam.

* Como conviver com filhos bagunceiros?
Com muita, muita paciência mesmo. Os pais devem limitar o espaço da bagunça e garantir que esta se restrinja apenas ao lugar determinado. Manter a casa em ordem, arrumando o "furacão" todos os dias ,juntos com seus filhos, também é uma boa maneira de controla-los. Com o tempo, e percebendo que essa é uma regra da casa, os filhos tendem a mudar de atitude.

* É importante para a criança o contato com animais e plantas?
Sim, muito. Através do contato com animais ela vai aprender que o ser humano não é o único ser com vida e vai saber respeitá-los.( Mas ensine seu filho a só brincar com animais conhecidos ,ou ele poderá se arriscar com cães ferozes ou animais doentes.) Com relação as plantas, os muito novos ainda devem ficar um pouco afastados, mas os mais velhos ( acima de 3 anos) podem ajudar a regar e plantar. Criando amor pela natureza ,seu filho será um ser humano mais feliz.

* Qual a melhor idade para praticar esportes?
A partir dos 2 anos. Depois de que domina o andar e o correr, a criança precisa fazer exercícios para se desenvolver, melhorar a coordenação e também gastar energia.

* Por que quem sempre comeu de tudo passa a não querer comer mais?
Quando troca a papinha por comidas sólidas, é normal que a criança diminua a quantidade por que a digestão é mais demorada. Outro fator é o paladar. Conhecendo novos sabores a criança tende a "cansar" dos antigos. Modifique o cardápio e ela voltará a comer. ( Mas lembre-se : o estômago da criança é pequeno, não queira que ela devore um prato "gigante", que nem você comeria.)

* O que acontece quando a criança vê cenas de sexo e violência na t.v.?
As crianças armazenam todo o tipo de informações que recebem. As mais novas, não sabem discernir o que é ficção e o que é realidade. Muitas também não sabem que "aquela guerra" ou "crime" que apareceu no jornal , ocorreu a milhares de quilômetros de distância, e não na esquina da sua casa. Por isso é sempre bom preservar os seus filhos e evitar certos tipos de programas.

* Meu filho quer dormir na casa do amigo, que fazer?
Ligue para os pais do amigo do seu filho e converse com eles. Procure conhece-los, eles também devem estar curiosos a seu respeito. Depois informe quais são as regras que seu filho costuma seguir e que horário ele deve dormir. Aproveite a oportunidade e convide o amigo para , qualquer dia, dormir na sua casa também.

* O que fazer quando meu filho desliga o computador, enquanto eu ainda estava trabalhando?
Respire fundo! Conte até mil ou um milhão. Provavelmente você perdeu todos os dados que digitava, e vai ter que começar tudo de novo. Só depois que se acalmar, fale com seu filho. Explique que isso o prejudicou e o deixou muito bravo. Se ele for muito novo, talvez você deva cogitar a possibilidade de trocar o computador de lugar ou restringir a entrada dele no seu local de trabalho. Crianças pequenas adoram apertar botões! Essa é uma situação que pode se repetir, portanto: Cuidado!

Fonte: http://www.portaldamamae.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.