Mãe saudável no pós-parto


Não é só o bebê que precisa de cuidados. Além do sono e da alimentação em dia, é fundamental ter um tempo para si mesma e aceitar as novas emoções. Assim tudo fica muito mais tranquilo. Confira 5 dicas infalíveis

Ana Paula Pontes

Você acabou de chegar em casa com o bebê. Sua atenção e cuidados nesse momento são exclusivamente para o seu filho, certo? O.k. Mas lembre-se que, qualquer dificuldade com o recém-nascido será muito menor se estiver bem emocional e fisicamente.

Abaixo, selecionamos 5 dicas infalíveis para que esse período de adaptação ao novo integrante da família seja saudável, sem prejuízos para você, seu marido e a criança.


Sono

As primeiras noites com o recém-nascido podem ser turbulentas. O dorme-e-acorda do bebê, as cólicas e as mamadas frequentes fazem com que você não descanse o suficiente, o que poderá comprometer seu humor e disposição no dia seguinte.

Calma! Além de essa fase não durar para sempre, há o que fazer. A principal dica é: durma enquanto o seu bebê dorme.

Outra sugestão, e não vale ter receio de pedir, é solicitar ajuda do seu companheiro, mãe, amiga, para ficar com o bebê enquanto você descansa um pouco.


Alimentação

Principalmente se estiver amamentando, é importante seguir uma dieta equilibrada, com cerca de 2.500 calorias por dia. Alimentos saudáveis, como frutas, legumes e carnes magras devem fazer parte de sua alimentação. Beba também água várias vezes ao dia e não fique muito tempo sem comer. Evite alimentos pesados, condimentos, embutidos, cafeína, que podem ainda trazer algum desconforto para o bebê pela amamentação. Bebidas alcoólicas estão proibidas nessa fase.


Exercícios

Depois do parto, antes de começar qualquer atividade física, consulte seu médico. A recomendação, em geral, é voltar a se exercitar depois de 60 dias, no caso de parto normal, e 90 dias se foi cesárea. Mas vá com calma! Comece com uma caminhada e exercícios de baixo impacto, para voltar aos poucos à resistência física. Converse com um profissional para elaborar um programa específico para você.


Um tempo pra você

Sim. Lembre-se que você agora é mãe, mas continua sendo mulher. Aceite ajuda de algum parente ou amigo para auxiliá-la nos cuidados com o bebê para que possa ao menos reservar um tempinho (de preferência diário) para você e seu marido. Veja algumas dicas:

- Quando o bebê estiver dormindo, que tal um banho com óleos relaxantes?

- Leia um bom livro (de preferência que não seja sobre maternidade), uma revista, ouça uma música;

- Converse com uma amiga. Enquanto o bebê dorme ou alguém cuida dele para você, telefone para uma amiga. Falar com um amigo sempre faz um bem enorme;

- Saia com seu marido nem que seja por uma horinha para um café na esquina. Essa atitude trará um alívio para ambos, além de aproximar o casal, que nesse momento fica com a atenção focada no bebê.

Sem cobranças demais

Depois de nove meses sendo o centro das atenções, agora você dá a vez para o bebê. Respeite o que está sentindo e sua vida ficará mais leve
* Não se cobre tanto. Enquanto você teve nove meses para absorver a gravidez, terá menos de um dia para deixar de ser gestante e virar mãe. Certo desequilíbrio é bem normal e esperado.

* A maternidade exige que você não seja rígida. Se o bebê mamava de três em três horas na semana passada, pode ser que a partir de hoje faça intervalos diferentes. É preciso ter jogo de cintura.

* Não se importe de chorar um pouco, se quiser. O choro nem sempre é de dor, pode ser apenas uma forma de desabafar, de se acalmar com a situação. Depois, quando olhar seu bebê, você volta a sorrir!

Fonte: Revista Crescer

3 comentários

  1. obrigado por todas as dicas que vais dando tem ajudando imenso. bjs

    ResponderExcluir
  2. Hummmm essa eu já salvei no meu PC, será ótimo para quando eu estiver me bb, obrigada lindinha por mais essa dica. bjãooooo.

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.