Amamentação com mamilos planos ou invertidos!


Como sei se tenho mamilos planos ou invertidos? 


Os chamados mamilos planos não chegam a se sobressair muito em relação à área em volta mais escura do seio (conhecida como aréola) e não se projetam facilmente para fora quando estimulados, o que pode tornar a amamentação um pouco mais difícil.

No caso dos mamilos invertidos, eles se contraem ou se projetam para dentro ao ser estimulados e têm a aparência plana, ligeiramente invertida ou bastante invertida no centro.

Para saber que tipo de mamilo você tem é fácil: com ajuda dos dedos indicador e polegar, faça uma espécie de "C" e suavemente aperte a região da aréola. Se seu mamilo não ficar saliente, então ele é plano; caso se volte para dentro, ele é invertido. Os mamilos podem ser ainda curtos (saem pouco para fora) ou pseudoinvertidos (apesar de voltados para dentro, geralmente saem para fora quando estimulados). 

Será que vou conseguir dar de mamar?

Na maioria das vezes, sim. As mudanças da gravidez tendem a fazer com que os mamilos fiquem mais protuberantes do que de costume. Em algumas situações, no entanto, mamilos invertidos se voltam ainda mais para dentro quando os seios ficam cheios de leite e, em quadros raros, podem até obstruir a passagem do leite.

A melhor maneira de saber se vai dar certo para você é simplesmente tentar e pedir orientação médica (para seu obstetra, o pediatra do bebê ou ainda um especialista em amamentação).

Há alguma coisa que eu possa fazer? 


Durante a gravidez
Algumas mulheres usam conchas plásticas para corrigir mamilos invertidos. Essas conchas são formadas por duas partes. Uma em forma de anel, com parte do acabamento em silicone e um buraco no meio para que o mamilo se encaixe e venha a se tornar mais projetado devido a uma suave pressão sobre a aréola. A outra parte é arredondada e cobre o anel por cima para ficar dentro do sutiã.

Muitos especialistas preferem que as mulheres tentem massagear os seios para ajudar no processo. A técnica é conhecida como exercícios de Hoffman e consiste em posicionar o polegar e o dedo indicador em lados opostos da base do mamilo e apertar para dentro e puxar suavemente para fora. A recomendação é que o exercício seja repetido cinco vezes ao dia, no comecinho da manhã, durante o último mês de gestação.

Alerta: Estimulação excessiva das mamas pode fazer com que o útero se contraia, algo que pode vir a ser perigoso em casos de gravidez de alto risco. Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer tratamento ou realizar qualquer exercício para mamilos planos ou invertidos.

Depois do parto
Se não houver mudança até que o bebê nasça, é bem possível que você vá precisar de ajuda do médico ou de um especialista (muitas vezes na própria enfermagem do hospital ou maternidade onde tiver seu bebê). Entre as medidas sugeridas antes de amamentar estão:

• Tirar um pouco de leite com a bombinha
• Usar conchas protetoras de seios por 30 minutos
• Aplicar gelo nos mamilos, para fazer os bicos aparecerem melhor
• Evitar protetores de mamilos para não causar confusão de bicos na criança

Tenha paciência e lembre-se de que a prioridade é que seu bebê esteja bem alimentado, então muitas vezes será necessário ordenhar o leite por uma semana ou mais até que os mamilos estejam salientes o suficiente para uma boa "pega" e a amamentação direta. 
Fonte: http://brasil.babycenter.com/baby/amamentacao/problemas-e-solucoes/mamilos-invertidos/

5 comentários

  1. quando amamentei tive a chamada "rachadura" e foi bastante difícil.Como não queria deixar de amamentar, continuei amamentando, mesmo com o seio sangrando. Eu chorava de dor, mas amamentei.
    Acredito que tive este problema por ingenuidade e falta de informação pois ouvia de outras mulheres que na gravidez já deveria ter leite no seio. Então, ainda grávida eu apalpava o bico para ver se saía leite (e não saía). também não preparei o seio para a amamentação, usava muito sabonete (o que resseca a pele) ... enfim, um erro atrás do outro e quem sofreu depois fui eu.
    Acho interessante divulgar a preparação do seio para a maternidade, divulgar que o leite só desce depois de 2 ou três dias do parto, que exite pomada para passar no seio ... essas coisas.
    Então, valeu pelo seu post.
    bjs.
    andrea

    ResponderExcluir
  2. Oi Andrea, que bom que postou tua experiência. Já tem várias dicas que postei aqui, mas vou colocar mais aqui sim.

    bjss

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais tanto do post, quanto dos comentários.
    Sempre penso neste momento de quando for amamentar, ai ai...
    Bjim

    ResponderExcluir
  4. Oi Alê, adorei as dicas. Um dos meus seios tem o bico plano. Tenho feito massagem, porém somente 1 vez ao dia. Vou aumentar. E sobre mastite? Vc tem alguma dica?

    Obrigada, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Tathy, tenho sim, vou publicar num novo post pra vc.

    bjsss

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.