Aprenda o que o grávida pode ou não e acabe com as lendas

Matéria bem interessante do Site Minha vida:

Durante a gravidez, a futura mamãe fica cheia de dúvidas sobre os próximos nove meses. São tantas as perguntas que, muitas vezes, durante as consultas do pré-natal, algumas deixam de ser formuladas por esquecimento. Costumo recomendar às minhas pacientes que elas anotem tudo num papel e não tenham vergonha: tirem suas anotações de dentro da bolsa e perguntem o que quiser. Quanto mais informação, mas tranqüila a gestante fica.

A seguir, listo as dúvidas mais comuns que surgem sobre a gravidez e com as quais me depara com mais freqüência durante o atendimento clínico diário:

- Grávida pode tomar remédio?Na teoria, ela não deve tomar remédio nenhum, a não ser com indicação médica. Isso porque é preciso pesar o risco-benefício: se a mulher tiver uma infecção grave, que pode provocar um parto prematuro precisará tomar antibiótico. Caso uma inflamação esteja provocando dor, também precisará ser combatida, pois o quadro não faz bem para o nenê. No entanto, cada caso precisa ser avaliado pelo médico que acompanha a gravidez.

- Por que a grávida sente muito sono?Na gravidez há a produção de vários hormônios que interferem no metabolismo e favorecem o desenvolvimento do bebê. Uma das responsáveis pela incontrolável vontade de dormir é a glândula tireóide que modifica sua produção hormonal. É importante que a grávida respeite seus momentos de sono e preguiça. O crescimento do bebê dependerá de muita energia e boas horas de repouso ajudarão na renovação do corpo da mãe.

- Por que acontecem os enjôos?
Existem várias teorias que tentam explicar por que as mulheres enjoam durante a gravidez. Há o fator hormonal, o fator digestivo e até o psicológico, mas um veredicto certo a ciência ainda não deu. Do total de mulheres que enjoam na gravidez, 85% sentem os sintomas nos primeiros três meses, 5% vão sentir no segundo trimestre e 10% no final da gestação. E há aquelas que passam mal durante os nove meses. Para aliviar o incômodo indica-se o consumo de água gelada, chá de gengibre e a ingestão de bolachas salgadas.

- Grávida pode tomar bebida alcoólica? Estudos mostram que o consumo de bebidas alcoólicas é contra-indicado na gestação. Um deles, publicado pela Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, confirma que o álcool está associado à restrição do crescimento do feto, sendo as meninas mais suscetíveis aos seus efeitos deletérios. Nos Estados Unidos, calcula-se que 10% das crianças nascidas com baixo peso foram expostas à bebidas alcoólicas durante a gestação. Já está estabelecido também que o álcool altera o desenvolvimento do bebê na barriga e até mesmo após o nascimento. Por isso, a bebida deve ser evitada ou até cortada do cardápio, principalmente no primeiro trimestre da gestação.

- Quais as massagens mais indicadas para grávidas?A massagem é indicada para diminuir incômodos como a retenção de líquidos e a insônia. Mas é preciso cuidado ao escolher a técnica. As mais indicadas são aquelas que promovem relaxamento, como a biodinâmica, a shantala e a massagem integrativa. Outra modalidade recomendada é a drenagem linfática, que ajuda a diminuir os inchaços. Ela deve ser feita por profissionais especializados em gestantes. Nesse período há cuidados específicos a serem tomados, como só massagear as costas com a mulher de lado ou não fazer movimentos intensos na barriga, já que a parede abdominal está distendida ao máximo.

- A mulher pode tomar vacinas durante a gravidez?A gestação não é o momento mais recomendado para se tomar vacinas, já que muitas delas contêm vírus ou bactérias vivas em pequenas quantidades que poderiam causar efeitos colaterais e até mesmo danos à formação do bebê. A mais recomendada é a antitetânica para a prevenção do tétano no recém-nascido. Essa vacina é composta apenas pela toxina e não pela bactéria, sendo inofensiva ao feto. Existem outras que podem ser usadas sob a orientação médica.

- A gestante pode pintar os cabelos?
A tintura está permitida desde que a grávida respeite uma regra básica: não usar, de maneira alguma, produtos que contenham amônia. Em contato com o couro cabeludo essa substância é absorvida pelo organismo e pode ser tóxica ao feto. O uso de tonalizantes, henna e métodos como as luzes - em que a tintura não encosta no couro - estão liberados após o primeiro trimestre.

- É preciso tomar vitaminas durante a gestação?A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza o uso do ácido fólico antes e durante toda a gestação. Essa vitamina é necessária para prevenir más formações neurológicas no bebê. Após o primeiro trimestre, indica-se a ingestão de suplemento de ferro e cálcio para evitar anemia. As demais vitaminas, como a do tipo C e minerais como o magnésio, também podem ser prescritas quando a dieta alimentar não suprir as necessidades diárias da mãe.

- Grávida com baixo peso pode prejudicar o desenvolvimento do feto? Não há relação entre o baixo peso da mãe e o desenvolvimento do bebê. O que não pode acontecer é a mãe emagrecer durante a gestação porque está de regime. Nessa fase, o organismo concentra suas forças no feto e a mãe pode ficar debilitada se não comer bem.

- Quando o bebê começa a se mexer?Desde os primeiros meses de vida intra-uterina o feto se movimenta. Esse é um sinal de vitalidade. Mas a mãe só vai perceber esses movimentos por volta do quinto mês de gestação. No início, estes movimentos se parecem com uma vibração e depois começam os chutinhos.

- A grávida pode manter relações sexuais? Salvo contra-indicação médica, como nos casos de sangramento, a relação sexual pode e deve ser estimulada entre o casal. E não precisa ter qualquer preocupação com o bebê, ele está muito bem protegido. Como a barriga pode atrapalhar, será necessário testar novas posições.

- Em que casos a grávida deve fazer repouso absoluto?Algumas situações especiais exigem que a gestante permaneça em casa: sangramento vaginal, ruptura alta da bolsa - quando há um pequeno orifício na bolsa provocando um vazamento discreto de líquido e, muitas vezes, no final da gestação. Nas últimas semanas é preciso que a mulher fique mais quietinha porque o excesso de atividades pode levar às contrações.

- É possível fazer ginástica durante a gravidez?
As atividades físicas devem ser realizadas durante toda a gestação, principalmente se a grávida já tinha o hábito de se exercitar. Durante a gestação, as cartilagens ficam cheias de água, gerando inchaços e desequilíbrios que podem provocar quedas. Nesse caso, a ginástica na água é ideal, pois evita que ela caia, se machuque e prejudique o bebê. A hidroginástica melhora o desempenho no parto e alivia os desconfortos causados pelo aumento do peso, como as dores lombares. Os abdominais, no entanto, são desaconselhados. Eles não terão qualquer efeito nos nove meses. A barriga vai crescer de qualquer jeito. O ideal é fazer antes de engravidar, deixando o músculo bem fortalecido.

- Como saber se a hora do parto chegou? Existem três sinais principais que anunciam a hora do bebê nascer. Primeiro são as contrações uterinas. É uma dor que começa nas costas, passa para a frente e depois a mulher sente repuxar para baixo. Além disso, a barriga endurece a cada 10 minutos mais ou menos, no período de 1 hora. O segundo é o rompimento da bolsa. Ou, então, sangramento no nono mês. Isso é sinal de que o útero está se abrindo ou que a placenta está descolando. As três situações devem ser informadas ao obstetra que acompanham a gestante imediatamente.

- É normal sentir contrações meses antes do parto?As contrações podem acontecer durante a gravidez inteira, mas são diferentes daquelas que antecedem o parto. Trata-se apenas de uma manifestação do útero mostrando que o órgão está preparado para o nascimento. Nesse caso, não há dilatação e ela não é rítmica.

- Como saber se a bolsa realmente rompeu? A grande quantidade de líquido morno que escorre pelas pernas e molha a roupa é o sinal mais claro de que a bolsa que envolve o bebê se rompeu. Esse líquido pode ser esbranquiçado ou incolor. Quando a bolsa se rompe, a gestante deve ligar para seu médico e se dirigir ao hospital em, no máximo, seis horas.

Dr. Aléssio Calil Mathias é ginecologista e obstetra, diretor da Clínica Genesis.

Para saber mais, acesse: www.clinicagenesis.com.br 
Fonte: http://www.minhavida.com.br

3 comentários

  1. Ai eu adoro esse seu cantinho, aprendo cada coisa legal. Meu desejo de ser mãe cresce a cada dia. Ainda não fui presenteada com essa graça, mas não desisto. Tô tentando muito, treineira de primeira. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. oi querida, é isso aí, segue em frente e nada de desanimar, com certeza logo, logo é vc barrigudinha!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Alê
    Muito interessante. Já adicionei em meus favoritos.
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.