Amamentação pode ajudar a prevenir asma infantil, diz estudo

Bom meninas, no meu caso não aconteceu, pois amamentei até os 2 anos e 4 meses, mesmo assim minha filha tem bronquite alérgica (asma), mas tb a genética não ajudou muito, já que eu e meu marido somos alérgicos, mas acho que a amamentação sempre pode fortalecer a saúde do bb e ajudar sim, por isso achei interessante postar essa matéria.


Alê

Amamentação pode ajudar a prevenir asma infantil, diz estudo

Fonte: Site Boa Saúde


Crianças que se alimentam apenas com o leite materno pelo menos até quatro meses de idade têm menos riscos de terem asma na infância, segundo estudo do conceituado Instituto Karolinska, na Suécia. De acordo com os autores, através do leite, a mãe transfere para o filho bactérias “boas”, anticorpos e proteínas que podem ajudar a evitar infecções.



Acompanhando cerca de 4 mil crianças suecas até os oito anos de idade, os pesquisadores observaram que 12% das crianças que foram exclusivamente amamentadas nos primeiros quatro meses de vida desenvolveram asma até os oito anos de idade, contra 18% daqueles que receberam o leite materno por um período mais curto. Segundo os especialistas, isso significa que os bebês com alimentação exclusivamente pelo leite materno por quatro meses ou mais de vida têm 37% menor risco de asma. Além disso, o aleitamento materno foi associado a uma melhor função pulmonar aos oito anos de idade.


Os pesquisadores destacam, entretanto, que houve resultados conflitantes em outros estudos, incluindo resultados indicando que crianças amamentadas por apenas quatro semanas têm mais asma do que as não-amamentadas. Segundo eles, isso pode se dever ao fato de que a proteção excessiva aumenta os riscos de alergia em crianças, e que o efeito benéfico da amamentação para o sistema respiratório do bebê pode aparecer apenas quando ele é amamentado por mais tempo.


Por isso, os especialistas recomendam que apenas a proteção contra asma não deve ser uma motivação para amamentar. “Há 101 boas razões para amamentar. Se protege ou não contra asma, você deve escolher amamentar por todas as outras boas razões”, concluíram os autores.


Leia mais sobre a amamentação em http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?LibCatID=-1&Search=amamentacao&LibDocID=3797

Um comentário

  1. Olá Alê,
    Sou aluna do Etec Best e finalizando um curso de Nutrição e Dietética,cujo tema de TCC é ALEITAMENTO MATERNO,para isso criei uma mascotinha,gostaria que vc a conhecesse,venha ver aqui:

    http://www.flickr.com/photos/divania_nogueira/4685721221/
    Aposto como vc vai gostar da idéia...abreijus


    di

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.