Ovulação: Meu folículo cresce, mas não rompe, por quê?

Quando o folículo cresce normalmente, mas não rompe para liberar o óvulo é chamado de síndrome do folículo luteinizado não roto (em termos médicos conhecido por LUF). Quando isso acontece, a produção de progesterona também aumenta, mesmo não tendo ocorrido a ovulação, como se tivesse corpo lúteo, por isso a dosagem de progesterona pode estar elevada, mesmo não tendo acontecido a ovulação. Os médicos ainda não identificaram as causas dessa síndrome.


O tratamento, para quem está tentando engravidar, é o coito programado (induzir a ovulação, monitorando com ultrassom e medicação à base de HCG para induzir o rompimento) ou Inseminação Artificial.

Obs.: é importante monitorar os hormônios e fazer o controle por mais de um ciclo, pois o não rompimento em 1 ciclo não indica que você tem a síndrome, pode ser apenas uma disfunção hormonal, ou um ciclo não ovulatório ( o que é normal acontecer algumas vezes ao ano).


Fontes de pesquisa: Site UOL, Site Abril, GinecologiaObstetriciaOnline

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.