Gestação anembrionária (ovo cego): o que é, por que acontece?!


A gravidez anembrionária ou "ovo cego", é quando não há embrião, ou seja, um óvulo é fecundado, se agarra às paredes do útero, mas não sofre qualquer desenvolvimento. Com isso o saco amniótico surge mas não o embrião.

Uma situação muito comum de acontecer, mas que gera N dúvidas para quem passou por isso, sendo que na maioria das vezes não há uma causa diagnosticada. Abaixo algumas perguntas e respostas sobre isso, que talvez ajude a esclarecer um pouco.

Como saber se teve ou tem uma gestação anembrionária?

Um ovo cego pode ocorrer muito cedo na gravidez. Os sintomas que se manifestam são os mesmo de uma gravidez normal, os níveis de HCG aumentam normalmente, a placenta pode continuar a crescer e a suportar-se sem o bebê por um curto período de tempo. Só há um diagnóstico conclusivo com a ecografia (ultrassom) entre 7 e 9 semanas de gravidez, que confirma o saco amniótico vazio.

Gestação anembrionária (sem embrião visível ao ultra-som devido morte fetal precoce) é diagnosticada no ultrassom, quando na presença de um saco gestacional maior que 11mm não se consegue ver a vesícula vitelínica ou quando maior que 18mm não se consegue visualizar o embrião.

A mulher pode apresentar sinais como diminuição dos sintomas de gravidez, como náuseas, vômitos e diminuição da sensibilidade das mamas, e algum sangramento genital pode acontecer antes do diagnóstico ultrassonográfico.

O que causa um ovo cego?


O ovo cego é a causa para cerca de 50% dos abortos espontâneos no primeiro trimestre, acontece por uma má divisão celular, normalmente  resultado de problemas nos cromossomas, má qualidade dos óvulos ou espermatozóides. Mas não é um problema genético, pode acontecer com qualquer casal e é muito comum na 1a gestação.

Curetagem ou aborto espontâneo?

Em 80% dos casos de ovo cego a paciente entra espontaneamente em trabalho de abortamento em até três semanas.  O organismo da mulher normalmente identifica problemas no desenvolvimento da gestação e acontece como uma seleção natural, levando à expulsão espontânea. Entretanto, a conduta nesses casos de ovo cego vai depender muito do estado emocional materno. Conforme, é preciso usar tratamento medicamentoso para fazer com que ocorra a eliminação do material uterino e, em alguns casos é necessária a realização de uma curetagem uterina, quando não ocorre a expulção natural, ou por decisão dos pais.
A recomendação para uma paciente que teve um ovo cego é que ela espere três meses para tentar uma nova gestação, neste tempo é fundamentar tomar ácido fólico e continuar tomando durante todo o período de tentativas, até as 12 semanas de uma futura gestação.
Como pode-se prevenir um ovo cego?

Infelizmente na maioria dos casos, não se pode prevenir o aparecimento de uma gestação anembrionária. Alguns casais fazem testes genéticos, no caso de já terem passado por múltiplas perdas. Raramente uma mulher tem mais que uma gravidez anembrionária. A complementação de ácido fólico pode ser um fator importante na prevenção.

Já curtiu nossa página no Facebook?! Passa lá é 
http://www.facebook.com/DaFertilidadeAMaternidade


39 comentários

  1. Olá, eu estive duas gestação anembrionaria e necessitei de uma curetagem porque o meu ficou retido,perdir a 7 meses atras e emgravidei de novo e dessa vez olha la o coraçãozinho batendo forte! estou com 14 semanas e ja conseguir ver o sexo é um menino forte e saudavel, foi muito dificil as situaçõe que passei, mais não desistir e agora estou muito feliz. Não desista meninas vcs vão conseguir tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom ter depoimentos como o seu querida, com certeza vai ajudar outras mulheres.
      Abraço,

      Excluir
    2. Fico feliz em ler seu depoimento. Tive 2 anem brio na rias seguidas em 10 meses e estou tentando novamente. Seu relato me animou.

      Excluir
    3. Feliz em ler seu comentário ... Tive uma normal depois uma a nem* e agora to tentando de novo luto mas não deixo a esperança morrer

      Excluir
    4. oi tbm tive duas gestações embrionária e o meu corpo n expulsou tive que optar pela curetagem e n foi nada fácil. da ultima ja faz 7 meses mas n estou confiante de engravidar na verdade estou com medo. fiz exames e n tenho nada mas meu marido tbm tem q fazer p ver se algo errado com ele. mas o medico diz q n ´nada com nós. hj era p começar a nova cartela de remédio mas com a correria do dia acabei esquecendo de comprar. n sei o que pensar! mas vendo o seu depoimento fiquei mais feliz porém poderia me dizer o que vc fez ou tomou? o q seu medico falou por vc ter perdido duas vezes?

      Excluir
    5. Eu tive uma gravidez anienbrionada a dois anos atras e agora estou gravida estou com 4semanas e estou com medo de ser outra gravides anienbrionada pois estou sentindo muito cólicas.😔😔

      Excluir
    6. Estou passando o mesmo problema não quero fazer a colhetage!!! O qui será que posso tomar para expulsar o saco gestacional??? Por favor me ajudem estou com 8semanas

      Excluir
    7. Eu estou arrasada.. em 11/14 tive um aborto "espontanho"pois tive w fazer curetagem com 9 semanas de gestacao pois meu bb parou de se desenvolver .. Agora mais uma vez estou aqui passando tudo outra vez. estava com 6 semanas e na intravagianl minha Gino constatou q era uma gestacao anembrionária.. entao optei pra fazer a sugacao . pois da primeira sofre demais . aqii na europa eles ao saber q seu feto nao ta desenvolvendo eles manda vc pra casa pra ter o aborto espontanho. e isso aconteceu cogo so q .. no meu caso sofreee demais e o feto nao saiu . entao tive q ir as preças pro hospital e la fizeram a ccuretage. por isso dessa vez exigir q tirassem logo.. to taooo desanimada.. tenho tanto medo de passar por isso tudo outra vez :'-(

      Excluir
    8. Bianca.. eu tb constatei ontem doa 18/04 q minja gestacao e anembrionária... e hj mesmo fui ao hospital pra retirada . pois esse ja e meu segundo aborto mas o outro eu estava com 10 semanas e aconteceu por q p feto teria parado de se desenvolver .. o primeiro sofre demais . tentei q fosse um aborto spontanho e isso nao aconteceu o meu corpo nao espulsao . tive q fazer a curetagem ... dessa vez nao esperei .. Mandei logo tirar .. Ja basta o q sofro psicologicamente .. aff :'-(

      Excluir
  2. Bom eu em nov/2011 engravidei e perdi em janeiro como gravidez anenbrionaria....foi horrivel foi espontaneo....agora qnd foi depois de 10 meses agora estou gravida ...pelas contas eu estaria de 11 semanas mas qnd fiz a primeira ultra o nedico disse q estava de 6 semanas e nao tinha batimentos e foi qnd ele falou q poseria ocorrer pela segunda vez uma gravidez anenvrionaria nas com embreao ai ele me passou utrogestan e estou tomando e aguandando passar os sete diaa para fazer uma nova ultra para ver se aparece o batimento do bebe.....nossa to mto mal poxa vida pela segunda vez a mesma coisa e os medicos nunca falam com exatidam o pq disso.....o q eu faco??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, o melhor é aguardar a próxima ultra para avaliar, talvez tenha sido uma ovulação mais tardia e ainda tenha chances dos cálculos pela DUM estejam errados, devido a isso.
      Se houver problemas, o médico tem que avaliar se é uma anembrionária, ou não houve evolução, mas havia embrião.
      Se for uma 2a perda, acho importante já investigar algumas coisas como, avaliação hormonal completa, infecções e incompatibilidade sangüínea, pelo menos.
      Outra coisa importante é o ácido fólico, continue tomando.
      Espero que seja apenas uma diferença entre datas, bj,
      Alê

      Excluir
  3. Ola amigas,eu tenho 41 anos e engravidei pela primeira vez e estou com gravidez amenbrionária. Descobri isso na sexta feira,dia 8 de Fevereiro. Estou com 7 semanas e a medica disse para voltar daqui a uma semana para ver como está. Tenho tido um sangramento meio marrom desde há quase uma semana e sinto que o meu corpo parece estar a voltar ao normal lentamente,mas eu queria saber agora é o que é curetagem? O que poderá acontecer comigo? Obviamente que tudo isto me deixou muito,muito triste mesmo. Presumo que na minha idade seja mais frequente a gravidez amenbrionaria. Será que se eu abortar espontaneamente vou sentir muita dor? E este sangramento? Será que já um aborto espontaneo que vem surgindo lentamente? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, sinto muito. É muito comum na 1a gravidez acontecer isso, claro que a idade tb pode influenciar, infelizmente não tem como ter certeza da causa.
      Qnto a curetagem, é um procedimento cirúrgico, em que é feito uma raspagem no útero.
      Geralmente o aborto espontâneo não causa dor, pode causar algumas cólicas. O sangramento pode ser um sinal, mas não é uma certeza. Melhor aguardar mais um pouco, conforme a indicação do teu médico.
      Mais uma vez sinto muito, cuide-se!
      Alê

      Excluir
  4. Obrigada pela ajuda. Abraço e parabens pelo blog. Como voce disse,vai ajudar muitas mulheres.

    ResponderExcluir
  5. Olá tenho 2 filhos,uma menina de 9 anos e um menino de 4 anos.Estou em um novo relacionamento a dois anos e decidimos ter o nosso filho juntos.Recebi meu positivo no dia 10/04,no dia 11/04 fiz a USG e lá estavam vesícula vitelina e saco gestacional intactos,porém segundo a médica como ainda era recente,seria prudente repitir com 15 dias para visualizar o embrião.Na segunda passada,22/04 refiz a USG e novamente não foi visualizado o embrião,onde minha médica falou na hipótese de aborto retido e a que realizou a USG falou que devido o saco gestacional está com 20 mm(2 cm)e ainda não se ver embrião poderia ser um ovo cego,falou assim super fria...minha médica pediu para eu aguardar uma semana e repetir o exame,detalhe não tive nenhum tipo de sangramente ou algo parecido que sinalizasse um aborto.Beijo carinhoso em todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, imagino sua preocupação, infelizmente muitos profissionais não sabem lidar com esse tipo de situação. O melhor é repetir mesmo daqui uma semana para poder avaliar corretamente. Se for um ovo cego pode não ter sangramento, mas tomara que esteja tudo bem.
      bjs

      Excluir
  6. ola eu tive uma gravidez anenbrionaria em fevereiro deste ano e ja esto gravida novamente ..minha endrovaginal é amanha e meu coração esta apertado mais esto confiante em DEUS que vai dar tudo certo eu creio q amanha irei ouvir o coraçãozinho do meu bebe para que o nomde de deus seja glorificado mais uma vez em minha vida torção por mim bj.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia tive 2 gravidez de ovo cego a 1 foi em 2012 ,fui ao medico fiz exames tomei acido folico,e tentei depois de 1 ano e pra minha surpresa novamente a tristeza,depois disso entrei em depressaõ e hoje sofro de presaõ alta,fui a cardologista mas ela disse q e pisicologico,hoje tenho 41 anos e gostaria muito de tentar de novo ,ja tenho 1 filha de 8 anos ,sera q e perigoso tentar novamente ,eu to tomando losortana de 100 .Me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cacau, acho importante 1o vc avaliar com teu médico, ele que vai conseguir avaliar teu histórico e teu tratamento para te orientar quanto a uma futura gestação. A pressão alta torna uma gravidez de risco, então o médico precisa avaliar se é possível manter a pressão equilibrada e quais os riscos pode trazer no teu caso. Espero que vc consiga.
      bj

      Excluir
  8. Bom tive uma gestação anebrionaria faz 4 meses ... E sofri muito pois o bebe era muito esperando !!! Deis de então estou tomando acido folico e so pretendo engravidar ano que vem. Mais ainda tenho muito medo que aconteça de novo o que eu devo fazer pra que esse medo não me atrapalhe bjo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu, é normal ter medo quando a gente passa por uma perda, mas aos poucos o nosso emocional vai se reestabelecendo. Não digo que o medo vai passar, até que vc engravide e tenha certeza que está tudo bem, mas a gente aprende a ficar mais forte e enfrentá-lo, pois percebemos que a vontade de ser mãe é muito maior.
      bj

      Excluir
  9. Bom decidi que ainda esse ano vou engravida lá pra novembro :D pois depois que lê todos os depoimentos estou mais confiante que vai da tudo certo estou me cuidando já fiz todos os exames e ta tudo ok ... Se deus quiser logo darei a noticia que estou gravida e Super feliz bjo muito obg ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vai querer sim manu, espero logo ter boa notícias suas por aqui! bj

      Excluir
  10. Estou passando por isso neste momento. No dia 8/07 fui ao hospital, pois estava com um sangramento. Fiz um bhcg que de 14.870 (pouco par 8 semanas) e um ultrason. O medico que fez o ultrason disse que não estava vendo nada. Meu marido o questionou e o mesmo nos disse que deveria ter batimento, nao estava entendendo o que ele estava dizendo então ele disse que não havia embrião. Nosdo mundo caiu. Como assim? Nossa um sentimento de vazio tama cont de nos. Mas ai passamos com a médica e a mesma disse que poderia ser um atraso de desenvolvimento e mandou tomar um remédio chamado utragestan ( pir causa do sangramento). Depois de dois dias fui na minha médica, que foi categorica em dizer que minha gravidez não iria pra frente. Neste momento ja estava preparada para isso. Ela me pediu o bhcg de 3 em 3 dias. Fiz o primeiro na quinta feira e deu o valir de 9.780 então ja estava diminuindo, hoje irei fazer o outro e segunda o ultrason. Meu sangramento ainda não parou, mas ainda não abortei. Não sinto dor nenhuma. Hoje eu sei qye isso aconteceu pir que tknha que ser asdim, Deus não nos dá algo que não iremos suportar. A unica certeza que tenho e wue wuando tudo ja estiver normal irei tentar novamente, pois, certeza de que Deus me dará nosso tão sonhado bebê. Devemos acreditar mais em Deus, pois a única certeza que temos e que pidemos engravidar e isso JA É UM MILGAGRE DELE.

    ResponderExcluir
  11. Oi ..... Não existe felicidade maior estou aqui pra dizer pra vcs que dia 7 setembro com 6 semanas de gestação escutei o coraçãozinho do meu bebe ... Meu deus obrigada depois de tudo que eu passei o senhor me deu meu anjinho ... Obrigada pela força

    ResponderExcluir
  12. Oi... meu nome e marta, tenho 28 anos, tenho um filho que foi prematuro, eu sofri muito nessa minha gravidez. hoje meu filho e saudável. Agora estou grávida, estou com uma gestação embrionária. Estou com quase 8 semanas, já fiz duas ultrassonografia a primeira dia 22/11/2013 e a segunda 17/12/2013 (ontem). Na primeira ultrassonografia não apareceu o embrião, o medico mandou eu repetir com 15 dias. Antes da minha primeira ultrassonografia eu tive sangramento, passei com medico, ele falou que eu estava tendo começo de um aborto, então o medico passou medicamentos para tomar. comecei a tomar o Dactil-OB e o Utrogestan. eu fiquei bem, não tive mais sangramento, ontem dia 17/12/2013 repetir a ultrassonografia, eu já estava com quase 8 semanas, não apareceu o embrião,e tinha um descolamento de placenta. deu um desespero em mim parecia que o mundo estivesse acabando pra mim e meu marido. estamos muito triste. esse seria o primeiro filho dele, ele estava muito feliz, ele já tinha escolhido o nome do bebê, já tinha o planejamento do quarto do bebê. era nosso sonho. Amanha será minha consulta com meu medico. Ainda não sei qual será a decisão do medico. Mais o principal que eu ainda tenho esperança que esse embrião possa aparecer. tenho chorando muito e estou pedindo muito para Deus não fazer que nada de ruim possa acontecer.....

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde! me chamo Tawane tenho 21 anos sou casada a 2 anos, tive uma gravidez anembrionária assim que fiz 1 mes de casada, esperei 1 ano e engravidei novamente e hoje descobri que é outra gravidez sem o feto só o saco gestacional. Queremos tanto esse bebe vamos investigar a causa. Tem que ter muita fé em Deus pois pra ele nada é impossível. BJS pra todas e vamos a luta

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde! Me chamo Stella tenho 24 anos sou casa a 7 anos , bom tive uma gravidez anembrionaria e passei por uma ciretagem, ja fez mais de um ano. Eu fiquei com os hormônios desrregulados, mas tratei e normalizou graças a Deus! Só que meu marido fez um espermograma , praticamente deu tudo certo , mas na análise morfológica deu fusiformes 40 por cento. Ta normal ou corro o risco de ter uma nova gravidez anembrionaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stella, é preciso avaliar o exame como um todo para tirar alguma conclusão, o melhor é procurar o urologista para que ele avalie corretamente, mas se há morfologia normal acima de 14% a princípio não deve ser problema. Mas o médico pode indicar algumas vitaminas para dar uma forcinha.

      Excluir
  15. oi me chamo Jaqueline tive uma gravidez amenbrionaria a 8 meses passei por uma curetagem agora engravidei novamente fui ao medico e ele me pediu uma ultrasson e pra minha surpresa outra gravidez amenbrionaria estou sem chão amanhã vou ao ginecol´gista mostrar estou sem chão sem contar o processo de curetagem que é dolorido e muito difícil meu psicologico estar muito abaladojá tenho uma filha que ocorreu bem na primeira gravidez. tenhoi 27 anos tomo uma medicação pra sinusite chamada naridrim isso pode ser a causa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly sinto muito, não é nada fácil passar por isso. Quanto a medicação, à princípio, que eu saiba não deve ser a causa, mas é importante relatar para o teu médico na avaliação. Uma coisa importante, se o médico ainda não indicou é o uso do ácido fólico que pode ajudar a ter uma gestação saudável, conversa com teu médico sobre isso também.

      Abraço e força,
      Alê

      Excluir
  16. Oi tô me sentindo perdida estou tendo uma gravidez anembrionaria mais não estou sentindo nada não estou tendo sangramento tô com 8 semanas e 1 dia fiz minha ultrassom e não foi encontrado nenhum feto fui no hospital mais uma vez para mais uma semana pra mim poder fazer outra ultrassom mas com 8 semana eu acho que já poderia estar vendo o bebê O que você acha ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, às vezes pode haver diferença entre a contagem pela última menstruação e a gravidez, mas o médico, avaliando os exames, que vai avaliar se é preciso esperar mais para repetir. Que dê tudo certo. Alê

      Excluir
  17. Oi tenho 42 anos e o ano pasaado tive uma gravidez amembrionaria e hj descobri outra gravidez mas ainda nao fuz o ultra .Qual a porcentagem de eu ter outra gravidez amen?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, infelizmente não tem como avaliar um percentual. Espero que dê tudo certo.

      Excluir
  18. Tive 2 gravidez anembrionaria esse ano a primeira fiz curetagem em janeiro com 11 semanas após primeiro ciclo engravidei novamente e infelizmente gravidez anembrionaria de novo fiz curetagem a 4 dias estava de 12 semanas e nada de sangrar nem sentir dor tiveram que colocar remédio pra dilatar meu útero pra poder curetar. Meu ginecologista pediu 3 meses para uma nova gestação mais irei primeiro investigar pois os médicos dizem ver normal mais dia 28 já tenho consulta em uma clínica de reprodução humana pra começamos a investigar o porque

    ResponderExcluir
  19. Oi gente eu tenho 22.... alguém pode me ajudar ... ano passado eu tive uma gravidez anebrionaria pensei q até poderia ter sido a idade do meu ex marido que tem 47 anos mais a gente se separamos e casei de novo e conseguir engravidar mês passado só que como desceu um pouco de corrimento marrom pra mim fui ao médico eles me mandaram fazer o ultra-som e la tava só o saco gestacional de 3,0 mm ... e falaram q to de 5 semanas e 1 dia e pediram pra mim fazer o utrasom daqui 7 dias ... to com medo de não aparecer nada além do saco gestacional já aconteceu com algumas de vcs isso me ajudem por favor ah pro corrimento marrom passaram evocanil progesterona comecei a usar ontem e já parou de descer o negócio marrom pra mim alguém já passou por isso pode me ajudar

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.