Tentantes, grávidas e mães: O que esperar para o Ano Novo?!

Nessa época de festas, acho que todas nós em algum momento paramos para pensar "o que devo esperar para o ano novo?". É um período em que, de certa forma, revemos nossa vida, nossas atitudes e tentamos traçar metas e planos para que o novo ano nos traga muitas coisas boas. Então nesse post vou tentar falar à você, a cada uma das grandes mulheres que lêem o blog, não sei se um conselho, mas alguns pensamentos que talvez ajudem você a responder essa pergunta.


Se você é tentante, minha dica é renove suas esperanças! 
Tente respirar fundo, liberar pensamentos e sentimentos ruins que podem ter ficado desse ano de tentativas. Para muitas, 2012 acabou não sendo como se esperava, mas não deixe isso desanimar você, tenha bons pensamentos, traga boas energias, tenha fé e renove suas forças. 
Aproveite a virada para fazer seus rituais, suas simpatias, suas orações, enfim, o que você acredita que pode ajudar. 
Trace metas, quando troquei de médica, na minha época de tentante na 1a gravidez, me senti muito segura quando a minha médica me deu prazos e passos a seguir em cada etapa, definindo exames e tratamentos. Isso me fez bem, até por sentir que não estava parada esperando apenas acontecer. Então procure seu médico, peça para definirem uma estratégia rumo ao positivo.
Verifique se tem algum exame que já possa ser feito, se está tudo em dia, tenha certeza que você ovula regularmente, que sua fertilidade está em dia. Isso inclui também o futuro papai, que também precisa fazer a sua parte, se ainda não fez, como consultar um urologista e ter o espermograma avaliado. Vale lembrar a eles, que fertilidade e virilidade são coisas distintas. 
Outra dica que acho importante, invista na sua relação, namorem, planejem, tirem um tempo para vocês. Um filho muda bastante a relação, então, nada melhor, que aproveitar esse tempo para fortalecer mais a união de vocês, exercitar a comunicação para aprender a dividir os sentimento, apoiar mais um ao outro. 
Fortaleça seu emocional, tente controlar a ansiedade, não se apegar a sintomas e evitar testes antes do atraso, sei como é difícil, mas a gente tem que tentar, pois isso é ruim, traz falsas esperanças e muitas vezes desmotivação e tudo que você precisa é motivação, manter-se bem, não é?!

Se você está grávida, com certeza está cheia de boas expectativas para 2013, com toda a razão, afinal em 2013 seu maior presente chegará! Mesmo assim, acho que vale algumas dicas, além de dizer 'aproveite para dormir', hehe. 
Falando sério, a chegada do seu bebê vai trazer muita felicidade, mas também é uma fase de adaptação, que não é tão fácil como muita gente imagina. 
O bebê vai exigir um bom período de atenção total, os primeiros meses são bem cansativos, gratificantes, mas bem cansativos. Então é sempre bom se preparar para essa fase, conversar bastante com seu marido, para que ele também se prepare para essa nova realidade, em que você, possivelmente, não vai ter como dar atenção a ele como antes, que você vai precisar muito da ajuda e apoio dele, que estará sensível emocionalmente, então paciência acho que é a melhor palavra. 
Não tente fazer tudo sozinha, peça ajuda, você não será menos mãe por isso, pelo contrário, se sentirá melhor para seu bebê. 
Seja uma mãe sem culpas! E por mais conselhos e informações que você receba tenha em mente, não existe receita mágica e você saberá o que é o melhor para seu bebê.

Se você já é mãe, acho que ver seu filho crescer forte e saudável é tudo que você quer. Mas tire um tempinho também para pensar em você, no seu casamento. Digo isso, porque é bem comum a gente, com a maternidade, passar a esquecer um pouco da gente e do marido, não por desinteresse, mas ficamos tão envolvidas em ser mães que muitas vezes esquecemos do resto. Quem sabe planejar alguma coisa com o marido, se você tem alguém que possa ficar com o bebê, talvez tirar uma vez por mês, pelo menos, para vocês namorarem. No início vai ser difícil, vocês vão ficar preocupados e pensando no bebê, mas aos poucos é possível voltar a namorar um pouco, :). 
Defina também alguma atividade para você, um tempinho para fazer uma academia, uma caminhada ou mesmo fazer umas compras ou o cabelo. A maternidade é tudo de bom, mas cuidar de você e do seu relacionamento fazem ficar ainda melhor!

Então minha amigas, quero desejar um 2013 de muita felicidade, harmonia familiar e muitos sorrisos para todas nós! Que vocês possam dividir comigo seus positivos, sua felicidade de mãe e também suas dúvidas de amigas!

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.