Reversão de Laqueadura: é possível? Quais as chances? Quais as alternativas?

Seguidamente recebo dúvidas de mulheres que se submeteram a uma laqueadura e algum tempo depois, pelo mais variados motivos, acabam querendo novamente engravidar. Então pesquisei um pouco sobre o assunto da reversão para postar aqui.


Fertilidade: Menstruação irregular é sinal de desequilíbrio na produção de hormônios! Fique atenta!



Durante toda a fase reprodutiva feminina, o intervalo, a duração e a intensidade do fluxo menstrual sofrem pequenas variações - acentuadas por fatores como estresse, por exemplo - mas na maioria do tempo se mantêm os mesmos. A menstruação só costuma ser bruscamente alterada em duas situações especiais. “A primeira, nos dois ou três anos posteriores à menarca, quando há momentos de irregularidade. Já a outra interrupção se dá no período de gravidez, durante os nove meses”, afirma o ginecologista Joji Ueno, diretor da Clínica Gera.

Fora isso, qualquer falha nessa engrenagem não deve ser considerada normal e, é preciso passar por uma cuidadosa investigação clínica. "O ciclo menstrual é o espelho da produção dos hormônios sexuais femininos. Portanto, uma irregularidade acentuada e constante do fluxo pode refletir defeitos no processo de ovulação", alerta o médico.

Estima-se que 15% dos casos de infertilidade estejam relacionados ao desequilíbrio hormonal. Mas não é só por causa da possível dificuldade de engravidar que este problema deve ser analisado. Alterações na freqüência da menstruação também costumam indicar a presença de tumores no ovário ou de miomas no útero, por exemplo. “Nestes casos são necessários procedimentos cirúrgicos para fazer tudo voltar ao normal e evitar outras complicações”, diz Joji Ueno, que também é Professor Doutor em Ginecologia – Medicina Reprodutiva, pela Faculdade de Medicina da USP.

Diagnosticando o problema
© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.