O que são Sinéquias Uterinas?! E como elas podem prejudicar a fertilidade!

Sinéquias uterinas são "cicatrizes" (aderências) que ocorrem dentro do útero, após algum procedimento cirúrgico (como curetagem), processos infecciosos uterinos ou até radioterapia. Geralmente, ocorrem após uma curetagem pós-abortamento, uma retirada de mioma ou pólipo uterino, ou após uma endometrite (infecção do endométrio, a camada interna do útero).

O principal sintoma é a alteração da menstruação, podendo causar sangramentos intensos ou diminuição ou falta de menstruação, chamada amenorréia, cólicas no período menstrual, infertilidade e abortos. 

A infertilidade ocorre devido à alteração do endométrio, o que dificulta à implantação do embrião no útero.

O diagnóstico é feito por ultrassom, histerossalpingografia, mas a confirmação, ou seja, a certeza só com uma histeroscopia cirúrgica. O tratamento tb acontece via histeroscopia, fazendo a retirada das sinéquias, e/ou, conforme a avaliação médica, podendo ainda ser indicado tratamento hormonal, dependendo do caso.


É importante depois do tratamento um bom acompanhamento médico, principalmente se a mulher deseja engravidar após o tratamento.

Fontes: http://blog.danieldiogenes.med.br/2011/04/o-que-sao-sinequias-uterinas.htmlhttp://www.videohisteroscopia.net/site/home.php?funcao=sinequias


Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com 
link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.