Sinéquias uterinas são "cicatrizes" (aderências) que ocorrem dentro do útero, após algum procedimento cirúrgico (como curetagem), processos infecciosos uterinos ou até radioterapia. Geralmente, ocorrem após uma curetagem pós-abortamento, uma retirada de mioma ou pólipo uterino, ou após uma endometrite (infecção do endométrio, a camada interna do útero).
O principal sintoma é a alteração da menstruação, podendo causar sangramentos intensos ou diminuição ou falta de menstruação, chamada amenorréia, cólicas no período menstrual, infertilidade e abortos.
A infertilidade ocorre devido à alteração do endométrio, o que dificulta à implantação do embrião no útero.
O diagnóstico é feito por ultrassom, histerossalpingografia, mas a confirmação, ou seja, a certeza só com uma histeroscopia cirúrgica. O tratamento tb acontece via histeroscopia, fazendo a retirada das sinéquias, e/ou, conforme a avaliação médica, podendo ainda ser indicado tratamento hormonal, dependendo do caso.
É importante depois do tratamento um bom acompanhamento médico, principalmente se a mulher deseja engravidar após o tratamento.
Fontes: http://blog.danieldiogenes.med.br/2011/04/o-que-sao-sinequias-uterinas.html, http://www.videohisteroscopia.net/site/home.php?funcao=sinequias
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com
link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Nenhum comentário
Postar um comentário
Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.