Tentando Engravidar?! 20 Dicas que podem ajudar!

Quando a gente quer engravidar acho que a gente começa a tentar de tudo um pouco, dicas, receitas, simpatias, etc. Mas o que tenho visto é que, a maioria dos casais, nem sabe por onde começar, poucos se preparam e se informam, o que, algumas vezes, pode fazer com a gravidez demore mais. Então, aqui vão algumas dicas que podem dar uma forcinha:


1- Escolha um bom médico. A meu ver, um bom ginecologista, ao saber que vocês querem engravidar, vai pedir exames pré-gestacionais (principalmente hormonais), vai indicar ácido fólico e se mostrar atencioso e profissional, orientando e esclarecendo dúvidas. Outro detalhe, que acho importante, é o médico ser pró-ativo, não ficar achando que está tudo normal sempre, não investigar nada e achar que é só esperar.


2- Tome ácido fólico. O ácido fólico é uma vitamina fundamental para prevenir problemas de má formações fetais. É indicado iniciar pelo menos 3 meses antes de começar as tentativas, e seguir tomando diariamente até o 3o mês de gestação, ou conforme indicação do obstetra, mas se você não sabia e só iniciou quando decidiu começar as tentativas já é um ótimo começo.


3- Faça exames pré-gestacionais, que são hormonais (prolactina, progesterona, LH, FSH, estradiol, tireóide - TSH, T3 e T4), HIV, toxoplasmose, clamídia, papanicolau, hepatite, hemograma e ultrassom transvaginal.


4- A melhor aliada de quem está tentando engravidar é a INFORMAÇÃO. Então informe-se, conheça como funciona seu ciclo, ovulação, leia, atualize-se e tire suas dúvidas com o seu médico.

5- Nem sempre o que é bom para uma amiga será bom e funcionará para você, então acima de tudo confie no que diz seu médico, mas se estiver insegura com ele, procure uma 2a opnião.


6- NUNCA tome qualquer medicação sem prescrição e acompanhamento médico, pois como disse no item 5, o que pode resolver para uma amiga, pode te prejudicar, cada caso é um caso e deve ser avaliado em suas particularidades. Não haja por pura ansiedade, não existe remédio para engravidar, existem sim medicações indicadas para cada tipo de problema de fertilidade, se você toma uma medicação e não tem o problema, pode é gerar um problema para você, não arrisque sua fertilidade!


7- Após 1 ano de tentativas, com todos os exames normais, inclusive o espermograma do seu marido, chegou a hora de procurar um especialista. Claro que, em alguns casos de problemas constatados e idade da mulher(>35 anos), é mais prudente que o prazo seja menor, por volta de 6 meses de tentativas.


8- O espermograma deve ser analisado por um urologista, andrologista ou especialista em fertilidade, lembrando que o ginecologista não é especializado nessa área e nem sempre sabe interpretar esse exame corretamente. Apesar da relutância de muitos maridos, o ideal seria que ao decidirem ter um bebê ele também procura-se um médico e fizesse o espermograma.


9- Procure alguma atividade para ajudar a controlar a ansiedade, pois nessa fase ela pode atrapalhar. Uma yoga, dança, academia, massagem, caminhada, trabalhos manuais, conversa com amigos, algo que te faça bem e que te distraia, te relaxe.


10- O principal e o mais difícil, com certeza, não se apegue a sintomas! Nessa fase infelizmente nossa cabeça 'joga contra', quanto mais ansiosas e atentas ficamos mais percebemos sensações que não percebíamos antes. Até porque se está em uma fase de mudanças hormonais, que são as causadoras dessas sensações e que mesmo quando não estamos grávidas elas podem acontecer. Então por mais difícil que seja, procure não se apegar demais a eles e aguarde o atraso menstrual.


11 - Procure manter treinos regulares durante todo o ciclo, pelo menos 3 x por semana, não só no período fértil. Mas acho que o mais correto ainda é namorar quando você e seu marido tem vontade, afinal esse bebezinho tem que ser feito com muito amor, não por obrigação.


12- Converse com seu marido sobre o assunto, coloque seus medos, suas angústias, pois muitas vezes ele não entende o que você passa e o que você sente. A decisão de ter um bebê é do casal, então nada mais justo que ele participe e divida com você tudo isso.


13- Fortaleça seu casamento, essa fase de tentativas é muito desgastante e muitas vezes pode atrapalhar seu relacionamento, então procure conversar muito com seu marido, façam coisas que vocês gostam juntos, namorem, não faça do período fértil um regime militar. Outro ponto importante, que mesmo pessoas me dizendo antes eu não levei muito a sério e hoje sei que é a maior verdade, depois que o bebê nasce a vida da gente muda completamente, seu foco muda diretamente para o bebê, pelo menos por alguns meses. E nessa fase é muito cansativo, você não tem tempo pra você e para seu marido, então se prepare para essa mudança, pois o marido sente muito essa fase e você também.


14- Procure não comentar com outras pessoas que você está tentando engravidar, pois aí começam as perguntas do tipo "e aí? Nada do bebê? Quando vem esse bebê? Já tá enjoando? Vai demorar muito?...", que por mais boa intenção que a família e amigos tenham, acaba sendo uma cobrança, uma pressão para quem está tentando, pois infelizmente nem sempre é rápido como se imagina.


15- O melhor momento para contar para todo mundo que se está grávida, é após as 12 semanas, mas quase impossível agüentar, né?! Então espero pelo menos até ouvir o coraçãozinho bater. No início, ou seja, até as 6 semanas melhor contar só para os famíliares mais próximos. Sei q não é fácil, mas entre o positivo e ouvir o coraçãozinho são muitos fatores delicados, por isso quando se ouve o 'tum-tum-tum' significa que grande parte do caminho está vencida, aí é fazer um bom pré-natal e curtir a barriguinha.


16- Mulheres sem problema de ovulação não ovulam todos os ciclos do ano, em média são 8 a 10x ao ano, então é normal ter ciclos anovulatório (sem ovulação). Mas é importante fazer os exames hormonais para ter certeza que está tudo bem.


17- Cuide da sua saúde física e emocional! Alimente-se bem, procure estar bem consigo mesma, cuide de você. Tenha um(a) confidente, alguém em que você possa confiar e que possa dividir tudo que você está passando, algúem que te dê apoio e te entenda. Uma amiga, mesmo que virtual, que passa pelas mesma dificuldades é uma ótima candidata, pois entende tudo que você passa e sente.


18- Menstruar regularmente não quer dizer ovulação! É muito importante fazer um tipo de controle de ovulação ou um exame de progesterona na 2a fase do ciclo, após o 21o dia, para certificar-se que está ovulando certinho, muitas vezes por falta de ovulação que demora-se para engravidar.


19- Se você tomava anticoncepcional é normal ficar desregulada por alguns ciclos e ficar sem ovular, por isso é tão importante a consulta ao médico e os exames pré-gestacionais.


20- Um casal saudável pode demorar até 1 ano para conseguir engravidar, então tenha calma, mesmo estando tudo bem pode demorar um pouco.


Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade


P.S.: Se gostou do post compartilhe o link, mas se for copiar coloque a fonte com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

6 comentários

  1. Alê minha querida! passei pra desejar um ano de 2014 maravilhoso e cheio de realizações e saúde! bjos mil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, tb desejo um 2014 de muitas e muitas felicidades e tudo de bom para vc e sua família!
      bjsssss, bjssss

      Excluir
  2. Nossa Alê! Muito obrigada pelos esclarecimentos! Estou tão "noiada" com o que fazer e o que não fazer, tão preocupada se estou ovulando ou não que essa informação toda que voce coloca me aliviou muuuuuito! Faz 4 meses parei o anticoncepcional, mas até agora nada. Estamos tentando desde então, mas meu ciclo está bem inconstante... Não sabia que uma pessoa só ovula 8 ou 10 vezes ao ano! kkkk Que bom saber isso! Pensei que tivesse algo errado comigo, pois mês passado não ovulei.
    Vou deixar a vida me levar e continuar prestando atenção ao meu corpo. Relaxar acho que vai ajudar bastante! Obrigada mais uma vez e um ótimo ano novo pra vc! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, que bom que te ajudou, com certeza relaxar um pouco pode ajudar, :)
      Um ótimo ano novo para vc e sua família, que ele te traga a realização desse sonho tão especial!
      Abraços

      Excluir
  3. Nossa quanta informação!!! tentando a 2 anos descobrimos que meu marido tinha varicocele, hoje faz 11 dias que operou...se tudo continuar como está, indo tão bem...creio que em breve terei meu tão sonhado positivo. Bjus!!
    Grata pelas informações, muito úteis.

    ResponderExcluir
  4. Meninas ,eu tenho dificuldades pra engravidar ,tomei acido fólico por apenas 1 mês eu acho ,então meu sonho é ter um esperado positivo ,minha menstruação mês passado veio pouca i ela costumava vir quinem uma bica ,então estranhei ,pedi a deus pra me revelar si eu estava gravida sim ou não ,então demorou umas semanas i ele me revelou ontem ! Eu sonhava que estava no medico ai então eu desmaiava então o medico falava pro meu marido que eu estava gravida * então meninas ,preciso de algumas dicas ,eu preciso engravidar ! Eu quero muito ter um bb ,ahhh lembrando ,minha menstruação vem dia 28 desse mês ,si não vir eu juro que venho falar com vocês !
    2bjjus (Ketlyn)

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.