Hormônio FSH: Fertilidade e Reserva Ovariana, muito importante entender!!

Após os 30 anos é importante a mulher fazer o exame de FSH (Hormônio Folículo Estimulante), exame de sangue, mais ultrassom (us) para verificar sua taxa ovariana, ou seja, com o FSH pode-se medir a capacidade fértil de uma mulher, ou seja, qual o seu estoque de óvulos para gerar um filho.

O resultado obtido do FSH indica com maior precisão essa reserva desde que associado ao ultra-som abdominal para verificação das dimensões anatômicas do ovário. Alcança uma margem de segurança, quando combinados os dois exames, de 80%.

Com o resultado do FSH pode-se avaliar que quanto menor o valor do FSH, maior a reserva ovariana. Se o FSH estiver abaixo de 15, há garantia de óvulos para uma futura fecundação. Se for acima de 15 e abaixo de 25, está normal considerando uma gravidez a curto e médio prazos. Mas, se superar 25, a reserva é praticamente inexistente. E, neste caso, a paciente terá que utilizar óvulo de uma doadora.

Aqui um artigo bem completo que explica sobre à avaliação da reserva ovariana:


"
Toda a mulher já nasce com o estoque de óvulos definidos para sua vida fértil, chamado reserva ovariana ou potencial de fertilidade feminina.
Por isso, quando vc decide engravidar é imprescindível fazer uma avaliação da sua reserva ovariana, mesmo que vc ainda seja jovem. Se vc já tem mais de 35 anos essa avaliação é ainda mais necessária.

Mas como Avalia-se a reserva ovariana?
A 1a avaliação deve ser a dosagem de LH, FSH e Estradiol no 3o dia do ciclo da mulher. Havendo alguma alteração devem ser feitos exames mais detalhados, como ultrassom, Inibida-B e Hormônio Anti-mulleriano.
  • FSH maior do que 10 mlU/ml e estradiol maior que 35 pg/ml, geralmente sugerem uma má respondedora aos estímulos hormonais ("Poor Responder").
  • FSH menor do que 10 mlU/ml e estradiol menor do que 35 pg/ml geralmente sugerem uma boa respondedora aos estímulos hormonais ("Good responder").
  • Inibina-B: é um hormônio fabricado pelas células dos ovários e indica a quantidade de óvulos disponíveis para serem fertilizados. Quando estiver com concentração abaixo do normal, significa que existe uma diminuição deste número e a capacidade de engravidar está também, teoricamente, menor.
  • Hormônio anti-mulleriano(AMH): É um hormônio fabricado por células do ovário(folículos) e dá uma idéia do número de óvulos existentes nos ovários capazes de serem fertilizados no presente e, para o futuro, a possível longevidade reprodutiva.
  • ULTRA-SONOGRAFIA: avalia o tamanho, o volume dos ovários e a presença de folículos iniciais (ou folículos primordiais). Ovários pequenos e sem estes folículos significa uma Baixa Reserva Ovariana. 
Algumas perguntas e respostas sobre a fertilida após os 35 anos:

1) Existe limite de idade para ter filhos para o homem e para a mulher? R: Existe, e nesse ponto o homem é privilegiado em relação à mulher. Embora o homem possa ter uma queda da fertilidade após os 45 e 50 anos, isso não o torna infértil, podendo ter filhos até os 70, 80 ou mais. Já a mulher, tem o seu relógio biológico com limites bem definidos. Dificilmente uma mulher consegue engravidar com os seus próprios óvulos após os 50 anos.

2) Qual o limite de idade para a mulher?
R: Para entender esse limite é importante conhecer como funciona o sistema reprodutor da mulher. Um bebê do sexo feminino ao nascer, tem 2 milhões de óvulos nos seus ovários. Ao chegar à puberdade, na primeira menstruação, esse número diminui para 300 a 400 mil óvulos. Esse número de óvulos disponíveis é chamado de Reserva Ovariana que corresponde ao "estoque" de óvulos capazes de serem fertilizados. A cada ciclo menstrual natural, 1000 óvulos são estimulados espontâneamente, mas somente um deles chega à ovulação. Os outros 999 são perdidos, caem da cavidade abdominal e são absorvidos. Portanto, a cada mês são retirados do estoque ou Reserva Ovariana 1000 óvulos. Conseqüentemente, a cada ano 12 mil, e após 25 anos já foram perdidos 300 mil. Portanto, após os 35 anos de idade começa haver uma redução importante dos melhores óvulos e após os 40 sobram muito menos. Geralmente, após essa idade os que restaram são os de pior qualidade e mais difíceis de serem fertilizados e gerarem uma gravidez. Assim, o limite máximo da gravidez pode ser considerado 45 anos e em alguns casos muito excepcionais pode chegar até os 50 anos.

3) Mesmo que uma mulher menstrue normalmente aos 48 anos, a Reserva Ovariana estará prejudicada?
R: Sem dúvida nenhuma. É muito comum mulheres contestarem o argumento descrito na questão anterior por apresentarem menstruações regulares e concluírem com isso que podem ficar grávidas naturalmente. Não existe uma relação direta e obrigatória, entre a menstruação e a Reserva Ovariana.

4) A Reserva Ovariana pode ser avaliada? R: Sim. Pode-se ter uma boa idéia por meio de exames. Os mais importantes são:

a) FSH, LH e Estradiol: são exames de sangue hormonais e devem ser avaliados entre o 3o e 5o dia do ciclo menstrual.
b) Inibina-B e Hormônios Antimulleriano: são bons marcadores, mas são difíceis de serem dosados no Brasil.
c) Ultra-sonografia: realizado também entre o 3o e 5o dia do ciclo menstrual, dá uma idéia da Reserva Ovariana pelo número de pequenos folículos primordiais vistos pelo ultra-som. Quanto mais folículos primordiais presentes, maior será a Reserva Ovariana.

5) Se houver alteração nesses exames citados na questão anterior significa que a mulher não conseguirá engravidar?
R: Não obrigatoriamente. Significa que haverá dificuldades e que quanto mais esperar por um tratamento efetivo, pior serão os resultados.

6) Além das possíveis dificuldades em engravidar após os 35 anos, existem outros riscos?
R: Após os 35 anos, aumenta também a chance de malformações e de abortamentos. Entre os 35 e 40, esse aumento não é tão importante. Após os 40 anos fica mais evidente e após os 45 passa a ser muito maior. É importante que o casal tenha consciência desse fato principalmente próximo aos 45 anos para que não cometam enganos e se arrependam posteriormente. Conheça a tabela abaixo.

Riscos de anomalias cromossômicas em recém-nascidos de acordo com a idade materna
Idade Materna
(anos)
Riscos de Sindrome de DownRiscos Total de Anomalias Cromossômicas
201/16671/526
251/12501/476
301/9521/385
351/3781/192
401/1061/66
411/821/53
421/631/42
431/491/33
441/381/26
451/301/21
461/231/16
471/181/13
481/141/10
491/111/8
Tabela original da Maternal Fetal Medicine: Pratice and Principles, Creasy and Resnick, eds. W.B. Saunders, Philadelphia, PA. 1994:71. Reproduzida com permissão do Editor.

Riscos de aborto conforme o aumento da idade materna
idade (anos)aborto espontâneo (%)
15-199,9
20-249,5
25-2912,5
30-3415,7
35-3917,7
40-4433,8
45 ou mais53,2

Tabela original da Reproductivwe Potential in the Older Woman De P. R. Gindoff e R. Jewlewicz. Fertility and Sterility. 46:989, 1986. Reproduzida com permissão do Editor.

7) Quanto tempo uma mulher deve esperar para engravidar naturalmente após os 35 anos?
R: O quadro abaixo resume o tempo de espera sugerido para o início da pesquisa das eventuais causas que impedem a gravidez.
Faixa de idadeTempo de espera para a gravidez natural
35 a 38 anos6 meses
39 a 40 anos4 meses
40 a 43 anos3 meses
44 a 45 anos2 meses

Queda da Taxa de Fertilidade de acordo com a idade da paciente (valores e estatísticas que se aplicam às mulheres de uma maneira geral, podendo haver grandes variações de mulher para mulher).

8) Após o tempo de espera sugerido na pergunta anterior, qual deve ser o procedimento do casal? 
R: Deverá procurar um especialista em Reprodução Humana ou pelo menos um ginecologista que tenha noções importantes sobre os fatos aqui relatados. Muitas vezes, ginecologistas sem experiência em infertilidade pedem que o casal espere o momento da gravidez sem prazo pré-determinado. Isso pode atrasar a pesquisa e o tratamento. Nessa fase da vida da mulher, a atitude tomada deve ser objetiva pois, quanto maior a idade da mulher, menor será a chance de gestação. Lembre-se:
IdadeTaxa de Fertilidade
até 25 anos
25 a 30 anos(-)4
30 a 34 anos(-)15
35 a 40 anos(-)40
Mais de 40(-)95

Queda da Taxa de Fertilidade de acordo com a idade da paciente (valores e estatísticas que se aplicam às mulheres de uma maneira geral, podendo haver grandes variações de mulher para mulher).

9) Como deve ser a pesquisa e o tratamento?
Deve ser da maneira mais objetiva possível. Além do casal receber orientações sobre a alimentação adequada e procurar corrigir os maus hábitos como por exemplo, o cigarro; os exames investigativos deverão ser feitos todos de uma única vez. Evita-se assim, idas e vindas e perda de tempo. Os tratamentos deverão ser indicados de acordo com os resultados encontrados. Caso não haja exames alterados, a espera pela gestação espontânea deverá ter um prazo estabelecido. Esse prazo poderá ter duração pequena proporcional também à ansiedade do casal. Muitos não agüentam esperar demais pela a ação da natureza. Depois do prazo de espera encerrado o tratamento deverá ser a Reprodução Assistida: Coito Programado, Inseminação Artificial ou Fertilização In Vitro. A escolha de um dos tratamentos ou a decisão de passar de um para o outro deverá ser discutida com o profissional médico. Cada caso deve ser individualizado, mas sem dúvidas e, mais uma vez, sem perda de tempo.

Fontes de pesquisa: IPGO, http://www.gravidafeliz.com.br"

bjs,
Alê

Fontes: e-family, Site de Endocrinologia e respostas da amiga Rose_RJ

2 comentários

  1. Tenho 29 anos e um ciclo de 26 dias.

    Fiz o exame no 5 dia do ciclo

    O Fsh deu 9,67
    O LH deu 5,37
    O estradiol 34,99

    Pelo que eu vi, estou no limite.
    Isso significa que não tenho uma boa ovulação?

    Por isso talvez não consiga engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Talita, acho que não. Como o teu ciclo é um pouco menor, o melhor seria fazer esses exames no 2o dia do ciclo, pra ter uma avaliação melhor, pode ter dado no limite por isso, então não quer dizer que vc tenha algum problema de ovulação. Talvez teu médico peça para repetir, principalmente se vc está tentando engravidar, mas com outros exames e conhecendo teu histórico, ele vai poder avaliar corretamente.

      bj,
      Alê

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.