10 Coisas que deveríamos fazer na gravidez!

Hoje queria dar 10 dicas para as gravidinhas, percebo muitos comentários do tipo ‘ah, se soubesse disso antes’, então achei legal fazer uma lista de 10 coisas que acho importante procurar fazer ainda na gestação, vamos lá:

1- Não se acanhe de perguntar ao seu médico! Nessa fase vc vai ter n dúvidas, e ninguém melhor para responder essas dúvidas do que o seu médico. Então, não tenha receios, faça uma listinha, se vc achar preciso, mas leve suas dúvidas para a consulta pré-natal. Se nesse momento vc está pensando 'meu médico não tem paciência para isso, ou não me explica', então tá na hora de conversar melhor com ele sobre isso ou mesmo pensar em trocar de médico, afinal se vc não pode contar com ele para sanar suas dúvidas com quem vai contar?!


2- Aprenda a lidar com seus medos! Na gestação a gente passa por uma fase cheia de medos e inseguranças, medo de perder, medo de ter algum problema, medo do parto, medo de não conseguir dar conta ou ser uma boa mãe,... enfim, o que acho que é importante nessa fase é aprender a lidar com esses sentimentos, sem deixá-los tomar conta de vc. Vejo muitas gravidinhas deixando de aproveitar essa fase tão linda, porque fica enchendo a cabeça com isso.

3- Passa muito rápido, aproveite! A gestação passa muito rápido, aproveite essa fase, curta muito sua bariga e cada semana de gestação, depois vc vai morrer de saudades do seu barrigão, acredite! :)

4- Não se influencie por histórias e conselhos! Na gestação a gente ouve de tudo, ‘a prima da minha amiga, teve um parto assim ou assado!’, ‘Vc não pode acostumar o bebê no cólo!’, …, cada gestação é única, cada parto é única e a mãe é você, então esteja preparada para ouvir de tudo, mas absorva só o que realmente é importante, principalmente quando o assunto é parto, vc vai ouvir histórias terríveis e lindas, até aí tudo bem, mas procure não se influenciar por elas, nem alimentar medos e inseguranças. Se vc tem dúvida ou receio sobre algum assunto, pergunte ao seu médico e futuramente ao pediatra do bebê, eles devem ser seus melhores conselheiros, ;)

5- Converse com seu marido sobre tudo! A chegada do bebê tende a mudar muito a vida do casal e o relacionamento, a melhor dica é que vocês se comuniquem, conversem e estejam preparados como casal. Conversem sobre seus medos, sobre o que muda, sobre as dificuldades, sobre a maternidade e a paternidade, quanto vocês estiverem em sintonia, melhor e mais tranqüila será essa fase tão linda que se aproxima.

6- Se hidrate! Muita água e hidratação da pele desde o início da gestação, mesmo antes da barriga começar a crescer, além de ser bom para saúde vai ajudar a evitar estrias.

7- Se informe sobre a depressão pós-parto(DPP)! Esse item é um que precisava ter feito na minha gestação, não que vá acontecer com você, mas é importante entender o que se sente, como é, para, se for o caso, buscar ajuda. Eu sempre achei que podia resolver sozinha, que era uma fase, só que infelizmente não foi e se eu tivesse me informado mais a respeito, com certeza teria buscado ajuda antes e não teria agravado tanto meu quadro de DPP.

8- Aproveite mais momentos a dois! Vem por aí uma fase de grande adaptação com a chegada do bebê, é bem difícil não ser mãe em tempo integral, principalmente nos 1os meses. Então procurem aproveitar um pouco e curtir mais momentos para vcs dois!

9- Registre sua gravidez! Como eu disse acima, essa fase passa muito rápido e vale muito registrar cada momento, desde aquela 1a sem barriga nenhuma, até aquele barrigão de 9 meses. E sem essa de ‘estou gorda’, mulher grávida é linda! Depois seu filho(a) vai adorar ver e rever as fotos dele(a) na barriga da mamãe e vc tb vai poder matar um pouquinho das saudades do barrigão :)

10- Planeje seu pós-parto! Pense como serão os 1os dias e meses com o bebê em casa. Quem vai ajudar você nos 1os tempos?! Sim, é bem importante ter alguém que ajude e auxilie vc, principalmente nos 1os dias, por mais que vc ache que vai dar conta, ter alguém que possa fazer uma refeição, correr para comprar uma coisa num supermercado, arrumar alguma coisa na casa ou mesmo ficar uns minutos com o bebê para vc poder tomar um banho, pode parecer pouco, mas ajuda tanto, que vc não faz ideia. Aliás, se tiver um outro filho, está na minha lista de prioridades contratar uma pessoa para me ajudar nos 1os meses, nem que seja meio-turno, porque por mais que se tenha o marido ou alguém que ajuda esporadicamente, ter alguém com quem contar sempre, a meu ver é um investimento bem feito.

Espero que sejam úteis essas dicas para vocês :)

Um outro texto que acho que é interessante ler também: O que a Maternidade me Ensinou! 

Alê Nunes

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

3 comentários

  1. Adorei Alê e TODAS as dicas são perfeitas! A de planejar o pós parto então! Foi uma das que mais me pegou!
    Achei que daria conta de tudo sozinha e realmente não há condições!
    Abraços!
    Estou compartilhando lá na Página!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Ale, acompanho o seu blog desde quando era uma tentante. Agora estou gravida de 6s 4d e fiz a primeira USG, com o seguinte resultado:
    Saco gestacional: 17,00 mm x Ant. Post.: 14,00 mm x Transv.: 15,00 mm
    Vesicula vitelina: presente e normal
    Embriao: presente, CCN medindo 7,40 mm, com movimentos nao visualizados
    Batimentos cardiacos fetais: 74BPM
    Gostaria muito da sua opiniao, Ale. A medica me disse que está tudo normal, mas achei os batimentos do bebê baixo. Estou muito ansiosa. A proximas USG so com 12 sem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tb acho que está normal, é que ainda está muito recente, mas sempre bom ver com teu obstetra.
      E parabénsss, muito bom saber que tem mais uma gravidinha por aqui :)

      bjs,
      Alê

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.