Bom, muito se fala da fertilidade da mulher, mas não tanto da fertilidade do homem.
É comum se pensar "ele já tem filhos, então é fértil!" ou então "uma vez ele fez exame e estava tudo normal!", mas infelizmente, a fertilidade do homem é bem sensível, e pode ser afetada até por hábitos de vida, infecções (que, geralmente, não apresenta nenhum sintoma), estresse, …
Então, é muito importante que o homem também procure o médico (no caso um urologista), quando o casal quer engravidar, e faça um espermograma. Mas mesmo estando tudo bem, existem algumas dicas que podem dar uma forcinha aos espermatozóides, olhem só:
- O homem também podem tomar ácido fólico diariamente, ele ajuda a manter os espermatozóides saudáveis. Outras vitaminas como vitamina E, C, Selenium e Zinco também podem ajudar, o médico urologista pode indicar um multivitamínico.
- Tomar sol por 10 a 15 minutos no dia pode ajudar a melhorar a qualidade dos espermatozóide. Essa pesquisa foi feita na Austrália, a exposição ao sol, melhora os níveis de vitamina D, o que auxilia a melhorar a qualidade dos espermatozóides.
- Evitar roupas muito apertadas, banho muito quentes e uso de computador no colo, também são cuidados que deve-se ter, pois o aquecimento da região dos testículos pode diminuir a produção de espermatozóides.
- Manter hábitos saudáveis. Melhorar a alimentação, uma alimentação saudável ajuda em tudo, inclusive a melhorar a fertilidade. Tente diminuir o consumo de gordura e açúcar, consumir mais frutas, verduras e cereais. Fazer atividade física, ajuda na produção hormonal, mas nada de exagero, pois o exagero pode atrapalhar na produção hormonal, o que também afeta a fertilidade.
- Manter relações regulares, em média 3 vezes por semana, ajuda a melhorar a produção de espermatozóides.
São dicas básicas que podem dar uma forcinha, mas nada substitui a avaliação médica, ;)
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Nenhum comentário
Postar um comentário
Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.