Histerossalpingografia: um exame importante para avaliação da fertilidade!

Um exame com um nome estranho e que causa medo em muitas mulheres, mas é muito importante para avaliação das trompas (tubas uterinas) e, conseqüentemente da fertilidade da mulher.

A histerossalpingografia nada mais é do que um exame de raio-x com contraste (iodado ou não) da cavidade do útero e das trompas. O que pode ser diagnosticado com esse exame são problemas tubários (obstrução, oclusão, aderências, enovelamento, ...) e sobre a anatomia do útero, como a presença de mal-formações (útero bicorno, unicorno, septado etc.), presença de pólipos ou miomas e sinéquias uterinas. 

E quando é indicado fazer a histerrossalpingografia? É indicada, geralmente, após um ano de tentativas de gravidez, principalmente em casos de infertilidade sem causa aparente, ou se houver algum histórico ou indício de problemas inflamatórios nas trompas, gravidez ectópica, endometriose, cirurgias e DST's. Alguns médicos também solicitam antes de tratamentos de fertilidade mais simples, como indução de ovulação.

A histerossalpingografia é realizada em hospitais ou clínicas que realizam exames de imagem especializados, e deve ser realizada em uma fase específica do ciclo menstrual, antes da ovulação e depois da menstruação, ou seja, entre os dias 6 e 12 do ciclo menstrual. Antes da realização, a clínica irá passar uma preparação, pois deve ser feita uma limpeza do intestino, com o auxílio de laxantes no dia anterior ao da realização do exame. Isso serve para retirar os gases e fezes da região pélvica, para melhorar a qualidade das imagens e a sua interpretação. A clínica ou o médico pode indicar tb anti-inflamatórios ou anti-espasmódicos 30 minutos antes de realizar o exame, para prevenir a ocorrência de dores durante sua realização e medicação antialérgica, caso necessário.

O exame é rápido, entre 10 e 15 min, e o procedimento, explicando de uma forma bem simples, é assim: o médico 'pinça' (prende) o cólo do útero e depois injeta o contraste, por um catéter bem fino, e vai tirando várias radiografias, para captar a passagem por cada região.

Quanto ao resultado, alguns termos que são usados e o significado:



cotte positivo: indica que houve a passagem do contraste.
cotte negativo: não houve passagem do contraste, ou seja, há alguma obstrução.
opacitação: a opacitação é quando a área (trompa, útero) não fica transparente no raio-x, ou seja, indica que o contraste passou naquele ponto, então se há não opacitação, indica alguma obstrução.
- aderência: quando a trompa está presa, ou seja, a trompa não consegue se movimentar para captar o óvulo no ovário.
- enovelada: quando a trompa está 'enrolada', ou seja, irregular, o que pode impedir que a trompa se movimente para captar o óvulo.

Minha Experiência Pessoal

Eu fiz esse exame 2 vezes e, ao contrário do que imaginava, fui morrendo de medo, achei tranqüilo. Tem mulheres que relatam muita dor, mas eu só senti como uma cólica forte e um pouquinho de ardência, completamente suportável. Mas claro, tudo depende se há algum problema e da sensibilidade a dor de cada pessoa. Quando há alguma obstrução é preciso forçar mais a passagem do contraste o que pode gerar dor.

Alguns locais oferecem opção de fazer esse exame com sedação, um tipo de anestesia, que pode ser uma alternativa a quem tem muita sensibilidade a dor. O que verifiquei é que, nesse caso, a anestesia é paga particular, não é coberta por plano de saúde. No meu 2o exame, ano passado (2014), eu acabei decidindo encarar sem sedação de novo, mas, para minha surpresa, mesmo assim, foi aplicado um anestésico local no cólo do útero, e com isso, foi quase completamente indolor, senti um desconforto mínimo e quando o médico disse que já havia finalizado nem acreditei.

A dica que recebi do médico, é tentar ficar relaxada, pois quanto mais contraída, mais difícil do contraste passar e conseqüentemente mais dor, então tente soltar as pernas e o abdomen. E realmente funcionou para mim, acho até que foi essa a 'dica de ouro' para mim.

Ah, leve um absorvente tb, pois fica saindo um pouco de contraste depois.


Sobre o contraste, existem muitas dúvidas para quem tem alergia ao iodo, então é importante saber que existem 2 tipos de contraste, o IÔNICO, que só pode ser utilizado por quem não tem alergia ou contra indicações, e o NÃO IÔNICO, que é usado no caso de alergias, mas é mais caro o que pode tornar seu exame um pouco mais caro, e pode ser necessária a presença de um anestesista.

E uma última dica, como tem data certa para fazer o exame e é um exame complexo, ligue o mais breve possível para agendar, pois nem sempre se consegue marcar para realizar no mesmo ciclo, no meu caso, consegui para o mês seguinte, mas tinha clínicas que tinha que esperar 3 a 4 meses para conseguir realizar.

Enfim, vale a pena enfrentar o medo, pois esse exame ajuda a verificar obstruções e problemas nas trompas e tem muitas meninas que engravidam logo depois, 2 a 6 meses depois, pois ele revitaliza e limpa todo o útero e as trompas, inclusive já resolvendo pequenas obstruções.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

24 comentários

  1. Foi o exame que mais me custou fazer. Doeu-me imenso!

    ResponderExcluir
  2. Oi eu fiz o exame hoje no Hospital Oswaldo Cruz em SP com o medico Dr Flavio Madureira Padula e sua assistente Milena muito amorosa, foi super tranquilo o medico é ótimo atencioso foi cuidadoso e me tranquilizou, senti uma leve cólica menstrual quando injeta o liquido, eu estava com medo devido aos comentários da internet, se preciso for faria de novo é como se fosse papanicolau, mas só faça se for com medico, e tome Buscopan 2 horas antes do exame, posso dizer que não dói nada

    ResponderExcluir
  3. Olá eu fiz este exame também doeu um pouco pq na primeira vez o contraste não passou mais aí o medico aplicou novamente foi quando realmente eu senti uma dor (suportável mais incomoda bastante )a assistente do médico falou q doeu pq as trompas estavam obstruídas mais que no final desobistruiram,saiu sangue bem pouquinho ,e ardeu tambem mais depois de uns 20 minutos eu já estava normal ,e muito feliz por ter conseguido fazer ...mais enfim estou anciosa pois eu fiz o exame e depois de dois dias eu fiz o exame de controle de ovulação a qual mostrou q eu ia ovular pois havia um folículo então eu e meu marido praticamos bastante....já faz ano e um mês q não tomo anticoncepcionale estou anciosa pra ter meu tão sonhado positivo quem sabe este mês eu já consigo já que as trompas foram desobstruídas ?? Torcem por mim eu creio q Deus é fiel pra cumprir o q ele me prometeu a mostra ta prevista pra descer dia 22 espero q não venha kkkbjs meninas voltarei pra contar se consegui...

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas, vou fazer a minha histero no 7° dia do ciclo, porém vou estar no último dia da menstruação quando quase não sai mais nada, será que tem algum problema em fazer o exame? Interfere no resultado? Por favor me ajudem pois estou desesperada e não queria desmarcar pq é muito difícil conseguir agenda... obrigada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz o exame ontem, graças a Deus deu certo, doeu, mas nada insuportável, agora vou esperar o resultado,tenho fé que vai valer a pena!!;) ah...queria saber agora com quantos dias após eu posso treinar? Obrigada

      Excluir
  5. Oi
    meu nome é Carla meu exame deu corte negativo oque isso quer dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, indica q não houve passagem do contraste, podendo indicar obstrução das trompas.

      Excluir
  6. O meu tb deu cotte negativo. Fiquei ainsiosa vou ao médico amanhã. Ok indica obstrução nas trompas mas qual será o próximo passo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, o médico pode indicar um procedimento cirúrgico para tentar desobstruir outras vezes indicar um especialista em reprodução, para talvez, já encaminhar à fertilização.

      Excluir
  7. Vou fazer esse exame no final do mês, não me ofereceram a opção com anestesia...como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, nem todas as clínicas oferecem, geralmente só os hospitais, e é cobrado a parte, particular. Te aconselho a ligar para ver se onde vc marcou oferecem.

      Excluir
    2. Por favor me ajudem quero mtto ter um positivo.

      Excluir
  8. Olá meninas boa noite eu fiz minha histero,mais não estou mtto feliz com o resultado pois ainda não levei ao meu GO no caso na minha deu na impressão prova de corte negativa bilateralmente. Alguém saber por favor oq significa quem puder me ajuda ficarei mtto grata,bjz a todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, o cotte negativo, indica que o contraste não conseguiu passar nas trompas, o seja, tem alguma obstrução. O médico vai ter que avaliar melhor as imagens, para avaliar qual o tratamento seria indicado. bj, Alê

      Excluir
  9. O meu exame deu cotte positivo como assim

    ResponderExcluir
  10. Porque você fez o exame duas fezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, porque comecei a tentar engravidar novamente e tive que investigar novamente, foram alguns anos entre um exame e outro, acho que 7 a 8 anos.

      Excluir
  11. Boa noite meninas, fiz minha histero e doeu pacas rsrs mas o resultado deu cotte precoce já procurei aqui no Google mas ndo tem exato o que significa, alguém sabe me informar? Tenho retorno só daqui um mês no meu médico Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No exame não fala se é cotte positivo ou negativo? O cotte é a passagem do contraste, só que deve ser indicado se houve (positivo) ou não houve (negativo) passagem. Se não fala nada, teu médico vai olhar as imagens para avaliar.

      Excluir
  12. O meu tb deu isso..ai da não marquei meu retorno com o Go..vc ja passou com o seu??? O que ele falou??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, o que mais diz no laudo do exame? aí talvez consiga ajudar.

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.