Novos tratamentos melhoram a fertilidade!

Cada vez mais a medicina avança e descobre novos tratamentos, especificamente em relação à fertilidade, selecionei algumas das novidades que vem sendo descobertas para publicar aqui.

Ah, sempre importante lembrar, que não estou indicando nenhuma medicação ou complementação. Se você achar que alguns desses itens pode ajudar você, fale com seu médico, ;)

Então vamos lá...

Coenzima Q10 (CoQ10)
Pode ajudar a fertilidade da mulher e do homem. Estudos da Sociedade Americana de Reprodução Humana, demonstraram que suplementos dietéticos ricos em Coenzima Q10, além da complementação em comprimidos, podem melhorar o funcionamento das mitocôndrias, a produção de energia, a maturação dos óvulos e a formação de embriões melhores e com maior chance de implantação. Já para o homem ela age aumentando a qualidade do sêmen.

A Coenzima Q10 na alimentação, pode ser encontrada em produtos de origem animal(carnes, aves e pescados, como sardinha, cavalinha e arenque). Óleos vegetais como óleo de soja, canola, girassol, e oleaginosas são boas fontes de CoQ10 também.

DHEA (Dehidroepiandrosterona) 
É um hormônio normal no organismo da mulher, é fabricado no ovário e nas glândulas supra-renais, mas diminui progressivamente com a idade. É essencial para a fabricação do hormônio estrógeno da mulher. Quando esse hormônio apresenta concentrações abaixo do normal, reflete em outros hormônios femininos que também estarão em concentração menor, prejudicando a reprodução. Diversos estudos científicos têm demonstrado os benefícios do uso em mulheres mais velhas com dificuldade de engravidar e menopausa precoce.

Na menopausa precoce, ou falência ovariana precoce, o hormônio FSH está acima do limite ideal (maior do que 10) o que significa que o ovário não produz mais óvulos de boa qualidade. A ingestão do hormônio DHEA em um período de, pelo menos, 2 meses, tem demonstrado aumentar as chances de gravidez. Entretanto, este tratamento ainda necessita de mais estudos que comprovem as reais vantagens no aumento do sucesso nos tratamentos de fertilização.

Inositol
O Inositol é um vitamina do complexo B, que traz muitos benefícios ao cérebro, como no tratamento de depressão, melhora a saúde dos cabelos, reduz o colesterol, regula os hormônios e o metabolismo, melhora a qualidade dos óvulos.

Recentes estudos têm demonstrado que a qualidade dos óvulos e dos embriões, depende não só da formação genética e cromossômica, mas também do ambiente onde os óvulos se desenvolvem (fluído folicular que envolve os oócitos antes da ovulação) e o inositol faz parte deste ambiente. Concluindo-se que, a presença de altos níveis da enzima MYO-INOSITOL, no fluido folicular está relacionada com boa qualidade dos óvulos e sua suplementação nos tratamentos melhoram a divisão celular e os resultados de gravidez.

Mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) costumam ter deficiência da enzima que produz o inositol no corpo, sendo que a suplementação de myo-inositol tem mostrado ótimos resultados, tanto na regulação do ciclo menstrual (normalmente alterado nas mulheres com SOP) como na fertilidade.

Encontrado em alimentos como grãos, nozes, feijão e frutas, mas também é produzido pelo organismo. Não é encontrada em farmácias comuns no Brasil, mas pode ser manipulada. Nos Estados Unidos é vendida com o nome de Pregnitude, na Itália como Inofolic e na Espanha como Ovusitol.

Restaura a função ovariana induzindo a ovulação.
100% seguro na gravidez.
Reduz a chance de hiperestimulação ovariana.
Reduz a quantidade de FSH necessária para estimulação ovariana.
Reduz o número de dias de estimulação.
Melhora a qualidade dos óvulos.
Melhora a qualidade dos embriões.
Na SOP
Reduz a resistência à insulina.
Reduz o hiperandrogenismo.
Restaura o equilíbrio hormonal.
Reduz o hirsutismo e acne.
Restaura o equilíbrio metabólico.

Vitamina D
Algumas publicações têm demonstrado que quando a vitamina D estiver abaixo dos níveis normais, existe influência negativa na capacidade reprodutiva das mulheres. Isso pode ser avaliado por um exame de sangue, sendo que, quando a dosagem de 250H vitamina D é inferior a 30, deve complementado por medicamentos orais. Tanto o exame como o tratamento são simples e baratos.


A importância da vitamina D é conhecida principalmente no metabolismo ósseo e em outras reações metabólicas, mas, ultimamente, tem sido envolvida em outros processos biológicos do organismo inclusive no crescimento e desenvolvimento celular, auto imunidade, resistência insulina (recentemente foi publicado que a sua influência na síndrome dos ovários policísticos), doenças cardiovasculares e mais recentemente na fertilidade. Publicações científicas analisaram grandes populações e observaram que 67% da população geral apresenta taxas inferiores à necessidade de Vitamina D e necessitam de tratamento, independente de desejarem ou não a gestação.

Etinil Estradiol 
É um hormônio natural que pode ajudar mulheres com mais idade, próximas a menopausa ou com falência ovariana precoce, aumentando as chances de gravidez. Estas mulheres que tem o hormônio FSH em níveis elevados (maior que 10) e não respondem à indução da ovulação, podem ser beneficiadas com este hormônio. A dosagem do FSH no 3º dia do ciclo menstrual no sangue da mulher é a avaliação mais objetiva e simples para se conhecer a capacidade do ovário em produzir óvulos de boa qualidade. O ideal é que o seu nível esteja abaixo de 10. Quando estiver acima deste nível, as chances de gravidez serão muito pequenas. Nestes casos, o ovário responde muito pouco ou nem responde aos estímulos hormonais.
Recentes publicações demonstraram que, os pacientes nas condições descritas anteriormente, que receberam o medicamento etnilestradiol (diferente de estradiol) tiveram o FSH diminuído para níveis inferiores a 10 e que por isso aumentaram a sua chance de gravidez. O etinilestradiol ajuda a restaurar os receptores de FSH, que antes não tinham, apesar de estarem em um nível bastante alto. O etinil estradiol tem a vantagem de não interferir nas dosagens do estradiol natural do organismo. Com este tratamento, os autores conseguiram taxas de gravidez de 25% com os próprios óvulos, em mulheres que já tinham indicações de tratamento com óvulos doados. Esta medicação não está disponível em farmácias comuns, mas pode ser adquirida com orientação médica em farmácias de manipulação.

Multivitamínicos
Suplementos multivitamínicos que contêm vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento saudável da placenta e manutenção do embrião no útero, como ácido fólico, zinco, selênio, vitaminas A, B, C e E, entre outros, podem ajudas muito à fertilidade. Esses nutrientes podem ser encontrados nos alimentos, mas dificilmente são ingeridos em taxas consideradas ideais. Estudos científicos em reprodução humana, constataram que 60% das mulheres que ingeriram regularmente os comprimidos com multinutrientes, ficaram grávidas através de fertilização in vitro, contra 18% daquelas que fizeram suplementação apenas com ácido fólico. Publicado na revista científica Reproductive Biomedicine, o estudo também concluiu que a ingestão dos comprimidos com vitaminas e minerais diminui o número de tentativas para engravidar e reduz o número de abortos até o 3o mês de gestação, considerado o período mais crítico.

Bom meninas, é isso, mas lembrem-se, converse com o seu médico ou nutricionista, não se automedique, mesmo com vitaminas.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

Fontes: http://www.dietadafertilidade.com.br/o-envelhecimento-ovariano.htmlhttp://www.ipgo.com.br/novos-tratamentos-melhoram-a-fertilidade-da-mulher/http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/noticias/Pilula-pode-dobrar-as-chances-de-engravidar--diz-estudo.shtmlhttp://www.ipgo.com.br/inositol-ou-mio-inositol-ja-utilizado-pelo-ipgo/


P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.