Sabemos que as atividades físicas são benéficas para o ser humano e trazem melhorias na qualidade de vida. Não é diferente durante o período em que as mulheres estão grávidas.
Claro que os exercícios físicos para uma gestante devem seguir a risca a orientação médica e de um profissional da área.
Deve-se levar em conta a vida da gestante antes da gravidez, se tinha uma vida ativa ou se era sedentária. No primeiro caso, a futura mamãe pode continuar seus exercícios porém de maneira mais leve; no segundo, o médico deve também indicar atividades, mas não será hora da gestante querer ganhar condicionamento físico, em ambos os casos as atividades de impacto e de carregamento de peso pesado não devem fazer parte da lista dos exercícios.
O obstetra saberá indicar quais são os melhores exercícios de acordo com a gravidez. A avaliação médica respeitará as limitações de cada gestante, o principal motivo é evitar problemas para a mamãe e para o bebê, como parto prematuro, por exemplo. A cada consulta médica a grávida deve sempre relatar como os exercícios estão sendo tolerados.
5 exercícios benéficos para as gestantes
A Yoga funciona como um preparo físico para as gestantes que vão passar por um parto normal, isso porque a ginástica favorece o alongamento, com movimentos de abertura de quadril, trabalhando a respiração e o emocional. As posições e movimentos devem ser sempre confortáveis e nunca exceder os limites físicos da futura mamãe.
Natação: ótima opção porque não tem impacto e é indicada para as gestantes que precisam controlar o peso ou que têm problemas de dores de coluna. Praticar duas vezes por semana resulta em sonos mais tranquilos.
A hidroginástica também é uma opção válida e assim como a natação tem baixo impacto.
Entre os benefícios, previne o inchaço gestacional e auxilia no controle da pressão arterial.
A musculação apesar de ser uma atividade que tem como principal meta o carregamento de peso, pode ser indicada para gestantes. A diferença é que serão usados pesos leves e máquinas que exigem grandes esforços físicos devem ficar fora da lista. A musculação ajuda a evitar a flacidez, melhora a postura e aumenta a autoestima da gestante.
Caminhadas: sempre indicada para as gestantes, mesmo aquelas que não estão habituadas à prática de exercícios. Podem ser realizadas à beira-mar, em parques ou perto de casa, não importa, o importante é manter o ritmo de pelo menos 3 vezes por semana, caminhadas de 20 a 30 minutos. Como resultado a gestante terá o controle do peso, melhora a circulação sanguínea e também a postura.
Sempre antes e depois da prática dos exercícios é necessário fazer o alongamento. Qualquer sinal de dor ou incômodo durante qualquer uma dessas atividades a grávida deve comunicar imediatamente ao médico obstetra.
Gravidez é saúde e deve ser vivida com plenitude e satisfação. Antes de tudo é importante ter tempo para si mesma e investir na saúde e no bem-estar.
Escrito por Vanessa Queiroz, colaboradora do site Plano de Saúde
Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Bem interessante essa postagem ;)
ResponderExcluirmom
http://aguardandodestino.blogspot.com.br/