Dúvidas sobre o resultado do teste de gravidez?! Por que esperar o atraso menstrual para fazer um teste de gravidez?!

Já ouviu falar sobre teste de gravidez falso positivo? E falso negativo? E gravidez química? Sabe por que é indicado aguardar o atraso da menstruação para fazer um exame de gravidez?

Pois é amiga, se você está lendo esse post, com certeza, já passou ou passa por uma situação de suspeita de gravidez e pode até hoje ainda não ter esclarecido alguma das muitas dúvidas que povoam nossa cabeça nestas horas.

É muito comum receber dúvidas sobre o resultado de testes de gravidez, como os que vamos falar a seguir:

O que é um resultado de teste de gravidez Falso Negativo?

Falso negativo, nada mais seria que o exame de gravidez marcar negativo, mas depois de algum tempo se descobrir a gravidez. Eu sinceramente não gosto deste termo, porque em 99,99% dos casos, o problema foi que o teste/exame foi feito cedo demais, antes do atraso, ou antes da fixação do óvulo fecundado ao útero (nidação), que é quando a produção do hormônio da gravidez começa a se elevar e aparecer no sangue em quantidade suficiente. 
O que é um resultado de teste de gravidez Falso Positivo?

Falso positivo, é a situação em que o exame dá um resultado positivo, mas depois não se confirmar a gravidez. Na grande maioria dos casos isso acontece porque o teste de farmácia não foi feito corretamente ou está com defeito(fica manchado) ou pela famosa linha de evaporação (como a temperatura da urina é maior pode causar uma reação química, que dura alguns segundos, podendo mostrar uma 2a linha muito fraca, quase invisível, por isso é importante aguardar os 5 minutos indicados na bula para ter certeza do resultado, pois se for isso ela vai desaparecer.

Outra causa bem comum é uma gravidez química, vc estava grávida, mas perdeu em seguida, porque houve fecundação, mas o óvulo fecundado não conseguiu se fixar ao útero. Por isso, pode acontecer o "falso positivo", ou seja, o teste de farmácia positivo e o beta negativo e a chegada da menstruação. 

Estudos mostram que em 80% das vezes a menstruação da mulher contém restos do início de uma gravidez que, por N motivos não evoluiu, assustador, não é?! Mas é esse o principal motivo pelo qual os médico indicam para sempre se fazer o exame de gravidez após o atraso menstrual.

Existe ainda a possibilidade disso acontecer, quando se usa alguma medicação composta por HCG, como medicações usadas em tratamentos de reprodução humana (choriomom, choragon, etc.), ou ainda por alguma doença, que cause a produção irregular deste hormônio.

Enfim, tenho certeza de que deve haver exceções (sempre há), mas elas são bem raras podendo acontecer em menos de 1% dos casos. Ah, o beta HCG também não é infalível, então se mesmo assim você ainda tem dúvidas, espere mais alguns dias, de 3 a 7, repita o exame e procure o médico.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

17 comentários

  1. Isso já aconteceu comigo, essa árdua dúvida já pairou sobre minha cabeça, mas fiz o teste e com algumas indicações inclusive do blog solucionei minha dúvida.

    www.lomaramirez.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei as informações!
    Eu fiz meu teste de farmácia super cedo (com 3 semanas) e deu positivo. Confirmei já com o de sangue! Nunca pensei na possibilidade do falso positivo! Ainda bem que deu tudo certo!

    ResponderExcluir
  3. ola fazem 15 dias que tive relação desprotegida e foi no periodo fértil gostaria de saber se eu fizer o exame de farmácia já me trará alguma resposta..

    ResponderExcluir
  4. Olá. Eu peguei o resultado do meu exame hoje e não consegui entender. Fiz várias buscar pela Internet mas ainda continuo com dúvidas. Meu exame de sangue beta de 0,100. Isso é positivo ou negativo? 0,100 é o mesmo que 100? Se alguém souber me esclarecer ficarei grata. (Saf)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, depende da unidade de medida, no exame deve ter tb os valores de referência, que diz de tanto a tando negativo, tanto a tanto positivo, dá uma olhada no exame pra entender.

      Excluir
  5. Ótimo post! Eu esperei um atraso de 15 dias para fazer o exame pq meu ciclo não é regulado.

    ResponderExcluir
  6. Por aqui, uma vez fiz antes do atraso e deu negativo, aí dias depois já com atraso, fiz novamente e deu positivo.

    ResponderExcluir
  7. Eu ja tive falso positivo, mas só agora entendo que foi isso.. hehe
    super esclarecedor o post
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  8. Nas minhas duas vezes só fiz quando senti algo estranho, pois não era regulada. No primeiro foram os seios que doiam e no segundo o enjoo. Mas tem um teste de gravidez agora que detecta com duas semanas.
    Segundo os medicos esses testes de farmácias são tão precisos que nem precisa o de sangue para confirmar. No meu caso só fiz mesmo os de farmácia.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não fui correndo fazer o teste, porque a ansiedade por atrapalhar muito...rs
    Esperei um tempo, achei que estava atrasada como de costume, e por fim, fui direto para o exame de sangue.
    Nunca fiz o de farmácia, mas com essas possibilidades que você citou, o grande problema pode ser a frustração... Mas toda mulher deseja saber logo, porque filhos são uma benção...
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  10. Eu sabia que podita ter o falso negativo, mas não sabia do falso positivo. Sempre ouvi falar que se deu positivo não tinha como estar errado. Sempre aprendo muito por aqui.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  11. E quantos e quantos testes eu fiz até chegar ao positivo. Foram 9 meses de luta. Bj

    ResponderExcluir
  12. Parei com anticoncepcional a 1 mês e 4 dias, minha menstruação sempre foi regulada, faz 2 dias que está atrasada.
    Cai na besteira de fazer teste antes dela atrasar e hoje fiz mais um e os 2 deu negativos. Será que tenho chance de estar gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim, mas tb pode ser hormonal, é comum atrasos logo após parar o anticoncepcional. Eu esperaria mais uns 5 a 7 dias para refazer o teste.

      Excluir
  13. olá, meu primeiro exame de beta hcg, com 2 dias de atraso deu 50,4, repeti o exame depois de umas 40 horas e subiu para 110,7 está normal

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.