Aprenda a fazer a massagem Shantala em seu bebê!

Vida de mãe de criança pequena definitivamente não é fácil! Na correria do dia a dia, entre tantas tarefas como lavar roupa de bebê, trocar fraldas e dar banho no filhote, às vezes falta tempo para fazer tudo o que a gente gostaria, não é verdade?

Mas você já ouviu falar da Shantala, uma técnica de massagem indiana que relaxa o bebê e ajuda a aliviar cólicas? Ela pode ser praticada em crianças a partir de um mês de idade e leva em torno de 10 a 20 minutinhos. E apesar de ser superfácil de fazer, a lista de benefícios da shantala é simplesmente enorme.
Imagem: saia.neogaia

Além de aliviar cólicas e outras indisposições, ela também deixa a criança mais tranquila e menos chorosa, melhora a respiração, auxilia na digestão, ajuda no desenvolvimento da musculatura e proporciona um sono mais tranquilo. Sem falar que os bebês simplesmente adoram receber esse tipo de massagem!

Se animou? Então, aprenda a seguir como fazer a massagem shantala em seu bebê. Confira o passo a passo:
  1. Antes de começar, aqueça as suas mãos lavando-as com água morna ou esfregando-as com óleo de amêndoas. Sente-se no chão com as pernas esticadas e as costas apoiadas na parede, colocando o bebê no seu colo. E lembre-se de repetir cada movimento um mínimo de três e um máximo de dez vezes!


  1. Comece colocando as suas mãos espalmadas no centro do peito da criança e primeiro deslize-as até as axilas e depois até os ombros. Depois, fazendo um movimento em X, deslize uma mão do peito até o ombro direito e outra até o esquerdo. Com as mãos em formato de concha, escorregue também as suas mãos das costelas do pequeno descendo até o quadril.

  2. Agora trabalhe os bracinhos e mãos do neném. Segure o braço do neném com a mão, como se fosse um bracelete, e deslize a mão do ombro em direção ao punho. Depois abra a mão do pequeno com o seu polegar e massageie indo da palma para os dedinhos. Por fim, segure cada um dos dedos e faça massagem na ponta de todos.
Imagem: currystrumpet

  1. Na hora de massagear as pernas da criança, levante-as e comece fazendo o mesmo movimento que fez nos braços, massageando da virilha até os tornozelos. Em seguida, use as suas duas mãos para fazer movimentos de vai-e-vem, girando uma para cada lado em toda a extensão da perna – em especial nos tornozelos para ativar a circulação. A seguir massageie a palma e os dedinhos do pé do bebê. Conclua colocando o pequeno em posição de lótus, com as pernas levantadas e cruzadas, e empurre-as em direção à barriga, tomando o cuidado de alternar as perninhas.

  2. Depois vire o filhote de costas e deixe-o perpendicular às suas pernas, com a cabeça voltada para o seu lado direito. E faça movimentos de vai-e-vem para frente a para trás nas costinhas do pequeno com as suas mãos espalmadas, indo da nuca até o bumbum e subindo novamente. Em seguida, mantenha a mão esquerda no bumbum da criança e deslize a outra mão com o polegar aberto subindo até a nuca.

  1. Por fim, volte o neném à posição inicial no seu colo e finalize fazendo a shantala na área da cabeça. Coloque os seus dedos no centro da testa do filhote e contorne cada olho, fazendo um semicírculo. Depois volte para o centro da testa e faça movimentos circulares indo em direção às bochechas do pequeno. Finalize fazendo semicírculos até o queixo. 
E aí, gostou do artigo? Você acha que vale a pena separar uns minutinhos no dia a dia entre tarefas como lavar roupa de bebê e trocar fraldas para fazer a shantala no seu filhote? Compartilhe suas opiniões e experiências nos comentários.

Cecília Gibson, escrito especialmente para o Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

4 comentários

  1. Ai que delícia, fiz muito nos meus pimpolhos! Tenho saudades das carinhas relaxadas deles quando fazia!
    Seu blog tá liiiiiiindo Ale! Amei!
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ah que delícia de massagem, momento lindo para mãe e filho. Não sabia de todos esses benefícios, acho sim que vale super a pena fazer.

    ResponderExcluir
  3. Eu amava fazer na pisquila!!! É um momento tão gostoso, de tanto amor!!!! Da até vontade de voltar no tempo!!!

    Beijos Mila (@mundodamae)

    ResponderExcluir
  4. Que saudades do Pedro pequeno e como ele amava as massagem 💆 até hoje tem dias que faço nele... Ele adora beijo

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.