Cuidados com a pele na gravidez!

Gravidez é um período para cuidados especiais, de atenção redobrada com a alimentação, de planejar como arrumar a casa para a chegada do novo membro da família. No meio de tantas preocupações, cuidados com a saúde da mulher não podem ser deixados de lado. Durante a gravidez a pele fica mais sensível, portanto é importante usar produtos recomendados para peles delicadas e sempre ler a fórmula porque alguns produtos podem acabar causando irritação.
Imagem: Pixabay
As dicas a seguir irão ajudar-lhe a entender quais os cuidados que você deve ter durante e, em alguns casos, até depois do parto para garantir que mamãe e bebê estejam protegidos e saudáveis.
Filtro solar
Procure não se expor ao sol durante a gravidez, sempre use filtro solar de alto fator de proteção no rosto, reaplicando-o de duas em duas horas, para evitar o melasma, além de optar por cremes com antioxidantes com vitamina C e E. No corpo, aposte em cremes e óleos essenciais como o de argan, óleo de oliva, macadamia, semente de uva e aplique bem com atenção à barriga, seios, coxas, flancos, coxas e glúteos. 

Estrias
A principal dica para prevenir estrias é evitar de ganhar peso rapidamente. Para 
manter o peso recomendado, de 9 a 12 kg em uma gestação, é recomendável fazer algum tipo de exercício físico apropriado para gestantes - hidroginástica, yoga e pilates são boas opções. Manter a pele hidratada também é importante. O uso de cremes e óleos para estrias deve continuar após o nascimento do bebê, por cerca de dois ou três meses. Como nem todo creme antiestrias é indicado para grávidas, converse com seu médico antes de escolher os produtos. 

Celulite
Como a celulite pode estar ligada à produção de hormônios femininos, há mais 
chances de que apareça durante a gravidez. Para evitar que isso aconteça, além da manutenção de uma rotina de exercícios físicos que tonifique os músculos, e uma dieta balanceada sem ganho excessivo de peso, é recomendado trocar as frituras, refrigerantes e alimentos gordurosos por alimentos ricos em fibras para manter o bom funcionamento do intestino, e beber muitos líquidos. Após o parto você também pode procurar um dermatologista para discutir os benefícios de tratamentos durante e após a amamentação.

Limpeza de pele
Embora não haja contraindicações, a limpeza de pele deve ser feita com cuidados. Devido ao aumento dos hormônios femininos, a pele da gestante normalmente mancha com mais facilidade.  Porém, algumas substâncias não são adequadas para os bebês, por isso deve-se evitar o uso de produtos esfoliantes contendo ácido salicílico e despigmentantes. O filtro solar deve ser aplicado logo após a limpeza de pele. 

Com essas dicas, cuidar da pele durante a gravidez pode se tornar tão simples como arrumar a casa, não é? Se você tiver outras sugestões que gostaria de compartilhar com as leitoras e futuras mamães, poste nos comentários.

Ana Didonet, escrito especialmente para o Da Fertilidade à Maternidade"

Sempre importante ressaltar que, antes de usar qualquer produto, o melhor é pedir a orientação do seu obstetra, ;)

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

12 comentários

  1. Eu não passei nada na minha gravidez, eu tive a sorte de n ter ficado com estrias, porém, todo cuidado é pouco.

    ResponderExcluir
  2. Verdade tem que prevenir na gravidez para as estrias não aparecer.. Bju Mari

    ResponderExcluir
  3. A fase da gravidez é a que mais devemos tomar cuidado com a pele, senti nas minhas duas gestações uma necessidade maior do uso de hidratantes e filtros solares.
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  4. Eu tive muito medo de manchar a pele na gravidez e usei muito filtro solar, evitei sol e muita água, mas infelizmente não consegui controlar o peso oque causou estrias. Adorei as dicas ��
    Mamaesacchi.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Eu peguei muito sol na minha gravidez,não me protegi e cuido até hoje dos melasmas. Passo ácido. O efeito Eh maravilhoso mas não posso pegar nem um sol senão volta tudo....beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas! Minha pele ficou péssima com a gravidez de Arthur! 😔

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas ... Aqui usei bastante óleo de amêndoas principalmente na barriga, filtro solar e cuidei do peso para não ganhar muito

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  8. Temos que cuidar bastante da pele. Amei as dicas!!
    Mesmo cuidando... Tive estrias :( fazer o que né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Ale,

    Tinha o maior cuidado com a minha pele na gravidez e ainda tenho.
    Não deixo de cuidar de jeito nenhum

    Bjs

    Mari

    ResponderExcluir
  10. Meu corpo mudou demais, mas o que mais senti foram as estrias e cabelo!
    Rsrs

    ResponderExcluir
  11. Ótimas suas dicas confesso que não fiz muita limpeza da pele na gravidez.

    ResponderExcluir
  12. Aqui passei na barriga óleo de amêndoas para evitar estrias, além de controlar o peso com alimentação saudável

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.