Mamografia na gravidez: Pode ou não pode?


A gravidez é um momento único na vida de uma mulher e se torna uma fase onde os cuidados com a saúde devem ser redobrados, por esse motivo os exames pré-natais são fundamentais durante o período de gestação e devem ser feitos regularmente. 
O exame de mamografia é recomendado anualmente para as mulheres a partir dos 35 anos. É uma técnica que tem como objetivo diagnosticar nódulos ou um possível câncer de mama. Quando o assunto é durante a gestação, muitas mulheres ainda têm dúvidas se podem ou não realizar a mamografia. Neste post, vamos explicar um pouco sobre o assunto.

Mamografia na gestação
Caso haja suspeita do câncer de mama durante a gestação, é recomendado que a mulher não realize o exame de mamografia, pois o mesmo contém certa carga de radiação que podem prejudicar na formação do feto, como por exemplo, a agenesia (ausência do osso que liga o joelho a bacia). 
O exame de ultrassom é o mais recomendado diante da suspeita da doença, este, não expõe o bebê à radiação, além de não prejudicar na formação do feto. De acordo com especialistas, a mamografia só deve ser feita durante uma suspeita concreta de câncer, ou seja, quando as evidencias apontarem a existência da doença. Nesse caso, o abdômen da gestante é protegido por uma manta de chumbo, para que assim seja evitado qualquer tipo de danos na formação da criança.
Outra história a ser desvendada é a amamentação. Algumas mulheres tem medo que a mamografia prejudique o fornecimento de leite e isso simplesmente não existe. 

Cuidados básicos
Outros exames como o raio-X, também devem ser evitados. Mas, contrariando os boatos, se forem seguidos os padrões de segurança, não há risco nem para o bebê e nem para a mamãe. Não há problema realizar uma ou outra radiografia durante a gravidez.
Mesmo não existindo riscos, é recomendável que esses procedimentos sejam evitados durante o primeiro mês de gravidez, pois é neste período que está ocorrendo à formação do bebê. Só existe risco para o feto de a carga de radiação for muito elevada, ou seja, 20 ou mais radiografias, número jamais solicitado por um médico, a não ser em casos extremos.
As radiografias odontológicas também não causam danos. Os parelhos produzem uma quantidade mínima de radiação. Mesmo assim, é indicado o uso do colete de chumbo.

E, por fim, a maior dica é Antes de se submeter a qualquer exame ou tratamento, consulte seu médico. Só ele poderá orienta-la corretamente.

17 comentários

  1. Oi Ale,

    Sempre é bom prevenir não faço ainda mamografia , mais o raio x eu evitava de fazer na gravidez.

    Mari
    vamosmamaes.blogspot. com.br



    ResponderExcluir
  2. Sim. Concordo! Qto menos radiação melhor!!!🙌🏻beijos

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssimo! Muitas pessoas não sabem desse custo/benefício. Possuem muito medo da irradiação! Grata por esclarecer!

    ResponderExcluir
  4. Nossa.. Não sabia disso! Todo cuidado é pouco com o bebê.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post .... Temos que nos cuidar porém tbm precisamos saber o que podemos ou não né

    Bjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães

    ResponderExcluir
  6. Muito bom mesmo!! A mamografia é tão importante pra nós, pena que ainda existam tantas mulheres que não a fazem!

    ResponderExcluir
  7. Muito importante esse post.. Parabéns bj

    ResponderExcluir
  8. Muita informação boa! Acredito que muitas mães e gravidinhas vão gostar de ler esse post!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Excelente informação! Parabéns! É muito bom saber!

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre faço mamografia, de 6 em 6 meses,e não sabia disso!

    ResponderExcluir
  11. Nunca fiz mamografia e estou entrando na idade... :(

    ResponderExcluir
  12. Post bem esclarecedor. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não faço mamografia, adorei os esclarecimentos! Parabéns

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante
    Blog maternidade sem frescura

    ResponderExcluir
  15. Como eu não passei pela situação de precisar fazer mamografia durante a gestação, aliás nem estava na época de fazer o exame na minha rotina, nunca tinha pensado no assunto. Muito bom o post. É sempre legal trazer assuntos e esclarecimentos.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.