Método Dunstan: Identificando as necessidades do bebê através do choro

Aprenda a identificar o que seu bebê precisa pelo choro.



O método Dunstan (DUNSTAN BABY LANGUAGE) foi criado por Priscilla Dunstan com o intuito de introduzir mães e pais a uma nova prática, capacitando-os a ouvir a linguagem do seu bebê recém-nascido, em meio ao choro, e saber como acalmá-lo rapidamente, respondendo exatamente ao que ele precisa.

A autora do método é uma pessoa que possui uma audição apurada, ao ter os primeiros contatos com o seu filho Tom percebeu que ele se comunicava, por meio do choro, através de cinco sons diferentes para suprir suas necessidades diárias. Até então, Priscilla achava que essa linguagem era única, algo relacionado entre ela e o seu bebê, contudo ao ir até um supermercado notou que outra criança também emitia os mesmos sons. A partir dessa descoberta ela iniciou sua pesquisa, com mais de mil bebês ao redor do mundo, e desenvolveu seu método para auxiliar pais e mães no primeiro trimestre da chegada do recém-nascido.
O choro do bebê é algo que preocupa as mães e pais, pois quando se prolonga por muito tempo acaba trazendo ao casal sensações de stress, falta de competência, baixa alto-estima e em certas situações até mesmo desencadeia estágios de depressão e desentendimento. A dificuldade de interpretar os sinais emitidos pelo bebê faz com que os pais se sintam perdidos, pois por mais que tentem não conseguem dar ao seu(a) filho(a) o que ele necessita. Assim, utilizando o método Dunstan tem o potencial de reduzir essas ações negativas devido ao choro prolongado do bebê.
O método Dunstan está focado na comunicação do bebê na fase do pré-choro. Por essa razão é a ferramenta ideal para entender e reagir de forma correta e eficaz às necessidades do bebê antes que o choro se transforme em histeria. Abaixo os cinco sons produzidos pelo bebê juntamente com as necessidades que cada um representa:

Método Dunstan: Identificando as necessidades do bebê através do choro
Para melhor compreensão dos sons, segue um vídeo com a fisioterapeuta Rafaela Rosa (representante do Dunstan Baby Language no Brasil), em entrevista concedida ao site UOL MAIS, onde ela demonstra os cinco tipos de choros classificados no Método Dunstan (Dunstan Baby Language):

Quando as mães e os pais conseguem aplicar o método e atender ao que a criança precisa, uma aliança parental pode ser ainda mais estimulada. Se utilizado de forma correta é possível que os pais continuem com o Dunstan Baby Language mesmo depois do primeiro trimestre, já que eles estarão condicionados a responder pelo chamado da criança e esta continuará a emitir os mesmos sons para suprir suas necessidades mais básicas. 

Em breve postarei mais dicas e atividades estimulantes!


Quer ficar por dentro acesse 
www.facebook.com/PriscilaOliveiraPsicopedagogaInfantil

Priscila Oliveira
Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Especializada em Estimulação de zero aos três anos pela Little Genius e UNIAPAE e colunista do Blog Da Fertilidade à Maternidade.

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

18 comentários

  1. Ótimo post, principalmente para ajudar as mamães de primeira viagem !!!

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei não, eu amei! Sensacional essa metodologia! É uma fase tão difícil e não existe manual, né?! Vou procurar conhecer mais o método!
    Bj
    Juliana Carreras
    www.mamaerobo.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nunca tinha ouvido falar
    Achei ótimo o método
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  4. Olha isso. Que interessante. Nunca tinha ouvido falar nesse método. Super legal conhecer! Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber disso, nunca tinha ouvido falar. Vou prestar atenção na minha bebê. Bjs
    http://decidisermamae.blogspot.com.br/2016/05/desmame-precoce.html

    ResponderExcluir
  6. Isso é algo que toda mãe de primeira viagem deveria saber, muito útil assim sofreríamos menos.
    @nossasaogemeos.

    ResponderExcluir
  7. Que legal! Isso ajuda muito qdo somos maes de primeira viagem!!
    Deia Tomaz
    @lancheiradojoao

    ResponderExcluir
  8. OI Alê, realmente o chorinho dos nossos bebês nos deixam desesperadas para entender o que está acontecendo logo. Como tempo nós conseguimos identificar direitinho cada chorinho, mas é ótimo ter um método que dê dicas para que esse processo de entendimento seja mais rápido.
    Adorei o post.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  9. Nossa nunca tinha ouvido sobre esse método e adorei conhecer. Bju

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post Ale com certeza vai ajudar muitas mamães.
    Bjs
    Mari
    Vamos Mamães

    ResponderExcluir
  11. Achei muito interessante Ale!
    Mas fiquei pensando que não é tão simples identificar pq os sons são parecidos...embora a gente vai aprendendo a conhecer né. Pena eu ter conhecimento disso antes.

    ResponderExcluir
  12. Que interessante! Queria saber disso quando meu primeiro filho nasceu, eu ficava louca com os choros dele e não conseguia saber o por que...

    ResponderExcluir
  13. Tentei usar o método, mas nunca consegui. @caroleassinhazinhas

    ResponderExcluir
  14. E é desse jeitinho mesmo!!!! Seria tão mais fácil ter conhecido esse método quando pisquila nasceu!! Mas para o próximo muita coisa será diferente hahaha

    Beijos Mila (@mundodamae )

    ResponderExcluir
  15. Oi! Lindo o seu blog! Amei! E como o assunto é maternidade, convido você a conhecer e curtir a nossa página no Face! As Saias Justas da Maternidade é uma página que criamos, (umas amigas e eu, uma em cada canto do Brasil). É como uma sala de bate papo sobre as alegrias, dificuldades, desafios e descobertas da maternidade.
    Segue o link:
    https://m.facebook.com/As-Saias-Justas-da-Maternidade-1768746733359606/
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Otima materia, perfeito para nos ajudar no momento de desespero, né? rs.
    Beijos.
    Michele.
    www.pequetuxo.com.br

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.