Ovários Policísticos: responsável por até 40% de todos os casos de infertilidade e 90% das irregularidades menstruais!

Muito comum na vida das mulheres, a síndrome dos ovários policísticos pode cursas com inúmera alterações no dia a dia, trazendo repercussões para todo o corpo das pacientes e atingindo sua saúde em geral. Hoje, aqui no blog Da Fertilidade a Maternidade, eu, Dr. Bruno Jacob irei falar um pouco sobre S.O.P.

SOPs

Alguns dados importantes!

Afeta 10% das mulheres em idade reprodutiva, responsável por até 40% de todos os casos de infertilidade e 90% das irregularidades menstruais.

Exatamente, quase metade de todas as mulheres que não conseguem engravidar acabam descobrindo que tem ovários policísticos nos exames para buscar a causa da infertilidade!

Sintomas!


Toda síndrome é um conjunto de sintomas, no caso da SOP temos:

  • Irregularidade menstrual
  • Infertilidade
  • Obesidade
  • Acne
  • Hirsutismo: Aumento de pêlos em regiões incomuns para as mulheres
  • Acontose nigricans: Escurecimento da pele em área de dobra (como a axila)
  • Hipertensão arterial
*Esses sintomas ocorrem por dois motivos principais, aumento da resistência a insulina e aumento dos hormônios masculinos na mulher.

O diagnóstico!


Basicamente clínico, ou seja, depende dos sintomas, dosagens hormonais e ultrassom (que acusará a presença de cistos no ovário).


Os exames hormonais são basicamente a dosagem de estrógeno, progesterona, testosterona livre e um hormônio chamado S-DHEA, que é produzido pelas supra-renais e convertido em testosterona, esse hormônio, vem como a testosterona, estará em níveis elevados em paciente portadora de SOP.

Por que dificulta a gestação?

A síndrome do ovário policístico é caracterizada por grandes alterações hormonais, ou seja, alguns estão baixos e outros estão alto! Esses níveis alterados podem interferir na ovulação, causando a chamada anovulação, e a paciente tem assim infertilidade.

O tratamento!


Deve ser de acordo com os sintomas e consiste em manter o IMC baixo, controlar a glicemia, a pressão e a irregularidade menstrual.

O controle deve ser bem feito, e o acompanhamento com ultrassom e dosagem hormonal, pois essa síndrome pode trazer repercussões clinicas muito sérias como:

  • Diabetes
  • Colesterol alto
  • Doenças do coração
  • Hipertensão severa
  • Risco para câncer de ovário e mama
Se houver desejo de gestação a paciente poderá ser tratada com indutores de ovulação (medicações hormonais), e em alguns casos fertilização in vitro.

Lembre-se, se o controle for bem feito e bem acompanhado você terá mais facilidade para engravidar, além de uma vida muito mais saudável!

Consulte um médico!


Por Dr. Bruno Jacob 
CRM167047
Formado pela Faculdade de Medicina São Camilo, residência em Ginecologia e Obstetrícia! Foi presidente da Liga Acadêmica da Saúde da Mulher!
Atende em consultório e grandes maternidades de São Paulo.
Atualmente possui um projeto nas redes sociais para levar informação às mulheres, conheça:
www.facebook.com/drbrunojacob
www.instagram.com/drbrunojacob

Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

3 comentários

  1. Informações que agregam um maior conhecimento sobre nosso corpo, e melhor ainda informações mais completas sobre a SOP! Ótima matéria!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post cheio de informações. Eu, por exemplo, não sabia das consequências do ovário policístico.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da explicação..muito obrigada mim ajudou bastante.. bjs...

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.