Papo de Mãe: Mãe também Cansa!

Pois é, para muitos, mãe é polvo, é multitarefas, tem uma energia que não acaba e faz tudo. Muitas vezes faz mesmo, mas mãe cansa, mãe se exauri, a diferença é que ela não demonstra e não pede ajuda.

Ontem sai do trabalho, busquei a Gi, cheguei em casa arrumei algumas coisas, dei atenção para Gi, lavei roupa, fiz um post para o Instagram e respondi algumas dúvidas aqui do Blog, assisti 2 horas de aula (estou fazendo uma especialização on line), arrumei mais umas coisinhas da casa, enquanto ouvia o som da tv e quando, finalmente, fui dormir tive a impressão que meu cérebro tinha se desconectado. Me senti completamente exausta, tenho vindo nesse ritmo a algum tempo, quando finalmente me deitei tive vontade de chorar, não sei, não tinha motivo nos meus pensamentos, parece que foi uma resposta do meu corpo para me fazer parar, foi alguns instantes até eu simplesmente apagar e acordar pela manhã com o despertador.

Hoje acordei melhor, mas confesso que essa reação me colocou para pensar, repensar o que posso fazer diferente. Mas quantas mulheres não estão nas suas casas neste momento, passando por essa sensação de exaustão extrema? Quantas não estão, assim como eu, vivendo suas rotinas 'loucas', sem perceber e sem se dar conta que talvez seja preciso parar para respirar, pedir ajuda, reorganizar sua rotina ou mesmo tirar uns minutos para cuidar de si. Um banho demorado? Quanto tempo faz que vc não toma?!

Por que é tão difícil nos darmos contas que não precisamos ser 'super', não precisamos ser perfeitas, não precisamos fazer tudo, estar em todos os lugares em todos os momentos?

Então amiga, se vc está aqui lendo esse meu relato e se identificando, independente da idade do seu filho(s) ou mesmo se vc ainda não os tens, mas se sente nesta pressão, PÁRA! Respira! Repensa! Não tenha medo de pedir ajuda, de falar como está se sentindo com seu marido, sua mãe, uma amiga. Ás vezes, a gente acha que as pessoas percebem por conta própria e não ajudam porque não querem ou não podem, mas são poucos que tem essa percepção, ou mesmo porque a gente acha que tem que dar conta de tudo e pedir ajuda seria dar um atestado de fraqueza ou incompetência. Não amiga, não é! Pedir ajuda é ser humana, abrir possibilidades de dividir essa carga, tornar a vida mais leve, a saúde mais forte e a maternidade mais doce!

Tentar ser a mãe perfeita, acabou me levando à depressão, e o que eu mais ouvi quando as pessoas descobriram foi "Por que vc não falou nada?! Por que não me pediu ajuda?!". Realmente, pedir ajudar não é fácil, mas é preciso e pode ser à solução.

Muitas vezes a ajuda que precisamos não é nem física, é o apoio, sentir que tem alguém que está ali, alguém que vc pode contar, que te dê um cólo, te dê um abraço. 

Então, vamos tentar fazer diferente?

bj no coração,
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê

3 comentários

  1. Siiim, como faz falta as vezes se desligar de tudo e apenas ser você!
    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI Alê, ótimo post. Eu canso sim e demonstro, falo que estou cansada, aviso que vou pifar, peço ajuda. Não tem como fazer tudo, dar conta de tudo e estar sempre na melhor disposição. É muita coisa.
    Ótimo post.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre peço ajuda... aprendi porque antes me.esfolava, ficava cansada e descontada neles...
    Ótimo post
    Lele

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.