Dicas de uma mãe de 1a viagem!

Oi amigas, resolvi criar esse post para ir incluindo algumas dicas minhas, principalmente para mamães de 1a viagem. Então aos poucos vou atualizando, se ler hoje, volte outro dia, pois deve ter mais dicas. Ah, vale lembrar, as dicas aqui são experiência minhas ou de pessoas que eu conheço, na dúvida sempre bom falar com o pediatra do seu filho.

Então vamos lá:

Intestino Preso e Cólicas

Uma coisa que ajuda muito, receita do pediatra da minha filha, é o chá de ameixa, coloca-se 5 ameixas pretas em 500ml de água, ferve por uns 5 minutos, depois deixe esfriar. Quanto mais escuro ficar melhor, côe e ofereça para o bebê uns 30ml 3x ao dia. Se vc dá leite artificial (fórmula), utilize o chá de ameixa ao invés da água para preparar. Mas claro, sempre bom ver com o pediatra do seu bebê se ele concorda que vc ofereça o chá.

Para cólicas e gases tb pode-se fazer uma massagem assim, coloque o bebê no seu cólo com os pézinhos na direção da sua barriga, aí vá empurrando as perninhas contra o abdomen, não precisa força, faça várias vezes. Bolsa de água quente na barriguinha também pode ajudar a aliviar, mas muito cuidado com a temperatura, de preferência enrole em uma toalha, deixando só a 'quenturinha'. O luftal tb ajuda, mas tem que ver com o pediatra a dosagem correta para o seu bb.

Se o bb já se alimenta, mamão, laranja, abacate e aveia são alimentos que ajudam as funções intestinais.

Assaduras
Bepantol, foi o que sempre usei na minha filha para prevenir e tratar assaduras, recomendo. A cada troca de fraldas, além da pomada, polvilhar com ámido de milho para tirar a umidade completamente. Na água do banho polvilhar um pouco de ámido na água ajuda a tratar as assaduras e também brotoejas.

Quando o bebê está assado, procure trocar as fraldinhas com mais freqüência, principalmente se o bebê fizer cocô.

Febre
Considere que o bebê está com febre a partir de 37.8°C, essa foi a orientação que recebi do pediatra. Ministrar o antitérmico conforme as indicações do pediatra e se a febre persistir dê um banho morno no bebê e procure o médico.


Diarréia
O importante é oferecer bastante líquido para que o bb fique hidratado. Soro caseiro ou soro pronto, como o Predialite, tb são ótimos. Procure controlar a alimentação, trocar o leite, por leite de soja, como Ades ou Soy. E ligue para o pediatra.


Tosse, nariz congestionado e secreção
Deixe o chuveiro no quente (quente mesmo) e feche a porta até encher bem de vapor, levê o bebê até lá e fique lá dentro por uns 5 minutos, para ele respirar aquele vapor. Isso vai fazer soltar toda a secreção, assim é possível limpar mesmo as vias aéreas e o bebê vai conseguir respirar melhor. É indicado fazer antes das mamadas e de colocar o bebê para dormir.

Inalação com soro fisiológico ajuda a aliviar e a soltar a secreção. 

Passar Vick (aquele que nossas mães e avós passavam no peito para gente dormir, quando estávamos gripados) na sola dos pezinhos do bebê, colocar uma meia e deixa ele bem aquecido, tb alivia bastante. De qualquer forma é sempre importante ligar para o pediatra.

Cortador/tesourinha de Unhas
Tenha cuidado, pois algumas marcas, apesar de ser para bebês, são bem afiadas e podem cortar o bebê, então 1o teste em vc. Já me indicaram cortar as unhas com o bebê dormindo, acho que até poucos meses funciona, mas maiorzinho o melhor é ensinar.

Brotoejas
Colocar amido de milho no banho, ajuda a tratar e a aliviar a coceira. Além disso procure deixar o bebê mais 'fresquinho', com roupas leves e banhos mais frequentes.

Casquinhas na cabeça (crosta láctea)
  1. Massageie a cabeça da criança suavemente com os dedos ou uma escova macia para soltar as escamas e melhorar a circulação no couro cabeludo
  2. Lave a cabeça do bebê com cuidado e diariamente usando um sabonete neutro até que as escamas desapareçam. Quando isso acontecer, você pode diminuir as lavagens de cabelo para duas vezes por semana
  3. Lembre-se de retirar o sabonete por completo com água em abundância
  4. Escove o cabelo da criança com uma escova macia e limpa após cada lavagem e diversas vezes durante o dia
  5. Se as escamas não se soltarem facilmente, passe um pouco de óleo mineral no couro cabeludo e enrole um pano quente e úmido na cabeça da criança por até uma hora antes de dar o banho. Depois disso, lave o cabelo como indicado anteriormente. É importante lembrar que os bebês perdem muito calor através do couro cabeludo. Se você usar um pano quente e úmido com o óleo mineral, verifique-o com frequência para não deixar o pano esfriar. O pano frio e úmido pode baixar drasticamente a temperatura do bebê
  6. Se as escamas continuarem a ser um problema ou motivo de preocupação ou se a criança parecer desconfortável ou coçar o couro cabeludo, entre em contato com seu médico. Ele pode receitar uma pomada ou creme para aplicar no couro cabeludo várias vezes ao dia
    Fonte:http://saude.ig.com.br/minhasaude/enciclopedia/dermatite-seborreica/ref1238131516940.html 
Alê
Blog Da Fertilidade à Maternidade

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.