Alterações Hormonais do Ciclo da Mulher

O ciclo menstrual é regulado pela complexa interacção das hormonas pituitárias (hormona luteinizante e hormona foliculoestimulante) com as hormonas sexuais ováricas (estradiol e progesterona).

O ciclo menstrual começa com a fase folicular. Os baixos níveis de estradiol (um estrogénio) e de progesterona no início desta fase fazem com que o revestimento uterino (endométrio) degenere e se desprenda na menstruação, que marca o primeiro dia do ciclo menstrual. Durante a primeira metade desta fase, o nível de hôrmonio foliculoestimulante (FSH) aumenta ligeiramente e estimula o desenvolvimento de alguns folículos, cada um dos quais contendo um óvulo. Só um folículo continua a desenvolver-se. Durante a última parte desta fase, o nível de estradiol segregado pelos ovários aumenta e estimula o espessamento do endométrio.



Um aumento nos níveis de hôrmonio luteinizante (LH) e foliculoestimulante(FSH) assinala o início da fase ovulatória. A libertação do óvulo (ovulação) ocorre normalmente entre 16 e 32 horas depois do aumento no nível hormonal. O nível de estradiol chega ao seu ponto máximo e o nível de progesterona começa a subir.

Durante a fase luteínica, os níveis de hôrmonio luteinizante e de hôrmonio foliculoestimulante descem. O folículo rebentado fecha-se depois de soltar o óvulo e forma o corpo amarelo (=corpo lúteo), que secreta progesterona.

A progesterona e o estradiol provocam o espessamento do endométrio. Se o óvulo não for fertilizado, o corpo lúteo degenera e deixa de produzir progesterona, o nível de estradiol desce e começa um novo ciclo menstrual.

O gráfico abaixo ilustra o comportamento hormonal durante o ciclo da mulher:


5 comentários

  1. olá mocinha depois de todos os exames pré gestação estarem ótimos acabei de virar uma treinante oficial, hoje conheci seu blog adorei e irei seguir
    bjinhus e venha conhecer meu cantinho tbm

    ResponderExcluir
  2. Esse Super Cantinho é 100% informativo...
    Ótimo Fim de Semana Alê e Giovanna♥
    Bitocas♥

    ResponderExcluir
  3. Olá passando pra dar Um OiZINHOO pra vcss

    Bjosss

    E bom fds pra vcs *_*

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda, que legal querida, espero que o meu blog te ajude.

    Vou lá visitar o teu tb.

    bjss,
    Alê

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani! Oi Taiza!

    Que bom que vcs estão sempre por aqui, adorooo!

    Mil bjos e um ótimo final de semana!

    Alê

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.