Gripe favorece a otite

Por Cida de Oliveira

O bebê continua a recusar o peito ou a mamadeira. Além disso, apresenta secreção nasal, que pode vir acompanhada de diarréia ou vômito. O choro intenso e contínuo, no entanto, não deixa dúvida: é otite. Essa infecção do ouvido, mais comum em crianças desmamadas precocemente, é provocada por vírus ou bactérias que entram pelo nariz ou pela garganta até alcançar o ouvido. Pronto. Está deflagrado o problema. Antibióticos são prescritos quando a otite é bacteriana, a mais corriqueira entre os pequenos. Nos casos mais graves, o pediatra pode fazer uma lavagem do ouvido interno. “Como a gripe favorece o aparecimento dessas infecções, vacinar as crianças com menos de 2 anos é a melhor forma de preveni-las”, recomenda a pediatra Isabella Ballalai, de São Paulo.

Nunca alimente a criança deitada

Nessa posição, quando o bebê não tem as costas apoiadas pela mãe, o leite, em vez de descer pelo esôfago, pode ficar parado na garganta e chegar ao ouvido médio. De quebra, isso contribui para o acúmulo de secreções – um prato cheio para as bactérias responsáveis pela otite.

Fonte: Bebe.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.