Quer engravidar, cuidado para ansiedade não atrapalhar!

Depois de tomar a decisão de engravidar, não há casal que não fique ansioso. E, como a gestação pode não acontecer nos primeiros meses de tentativa, a tendência é que essa sensação vá se agravando. Porém, uma coisa é certa: tanta tensão só vai atrapalhar os planos de aumentar a família.

“Quando a ansiedade se torna excessiva, a falta de equilíbrio emocional pode interferir nos níveis hormonais, tornando ainda mais difícil a concepção”, afirmou a psicóloga Luciana Leis, especializada no atendimento a casais que enfrentam problemas de fertilidade. “O estresse também pode afetar a relação do casal e a libido, levando, inclusive, a uma diminuição na frequência das relações sexuais, com prejuízos óbvios”, disse a ginecologista Maria Clara Amaral.

Então, para diminuir o nervosismo, e ainda aumentar suas chances de engravidar, confira as orientações de três especialistas na área de reprodução humana.
1) Espere, sem desesperar
“É considerado normal um casal saudável, de até 35 anos e que mantenha relações desprotegidas frequentemente, demorar até um ano para engravidar. Ele terá, em média, 20% de chance de conseguir uma gestação a cada mês”, afirma Maria Clara. Portanto, se está tentando há apenas alguns meses, não há nenhum motivo para se preocupar. Segundo a especialista, 84% dos casais nessas circunstâncias conseguirão engravidar espontaneamente no primeiro ano. A partir do segundo ano, o acompanhamento médico pode ser bem-vindo.

Para as mulheres acima dos 35, o período de espera deve ser um pouco mais curto, já que a fertilidade declina com a idade. “Nesse caso, o ideal é esperar só até seis meses antes de buscar um tratamento”, disse Rodrigo Pagani, andrologista e professor do curso de pós-graduação em Infertilidade Humana do Instituto de Ciências da Saúde (ICS).

2) Aproveite o período fértil
A mulher ovula uma única vez a cada mês, durante o período fértil. Então, o ideal é que o casal que deseja engravidar mantenha relações em dias alternados durante esse período. “Alternar os dias é uma boa estratégia para melhorar a qualidade do sêmen. Como o óvulo sobrevive 24 horas e os espermatozóides, 72 ou mais, ainda que a ovulação ocorra um dia antes da relação sexual ou um dia após, a fecundação será possível. Além disso, as relações sexuais em dias alternados diminuem o estresse e a perda da espontaneidade entre o casal”, disse Amaral.

Para calcular o período fértil, determina-se o primeiro dia do ciclo como o primeiro dia da menstruação. Em um ciclo de 28 dias, a ovulação tende a ocorrer ao redor do 14º dia do ciclo. “Como regra, contam-se 14 dias a partir do primeiro dia do ciclo. O período fértil começa três dias antes do 14º dia e termina três dias após o 14º. Ou seja, a ovulação pode ocorrer desde o 11º dia do ciclo até o 17º”, afirma a ginecologista.

3) Controle a ansiedade
Conversar com um médico pode ajudar. “Na consulta, o casal terá a oportunidade de esclarecer dúvidas e acabar com certos mitos no que diz respeito à infertilidade”, disse Amaral. Adotar um hobby também é uma boa pedida. “A grande armadilha é mudar a vida e a rotina e passar a viver só em função da gravidez, centralizando todas as atenções nesse sonho. Buscar alguma atividade que lhe dê prazer, e que não esteja relacionada ao bebê, é uma medida para baixar o nervosismo”, afirma a psicóloga Luciana.

Ela sugere, ainda, a troca de experiências com outros casais, com o marido, e até mesmo com um profissional da área de psicologia, como medidas eficientes para aliviar a tensão tão comum no período. “É importante não guardar só para si os sentimentos. Falar sobre eles e compartilhar vivências vai fazer muito bem”, disse. Outra dica dos especialistas é apostar em atividades relaxantes, como a ioga e a meditação.

4) Adote hábitos mais saudáveis
“Tudo que é bom para o coração também é bom para a reprodução. Portanto, praticar exercícios físicos, manter uma alimentação equilibrada, não beber e não fumar são medidas indispensáveis para aumentar as chances de engravidar”, afirma o andrologista Rodrigo Pagani. O tabagismo, em especial, tem influência comprovada sobre a fertilidade de homens e mulheres. “O consumo excessivo de álcool também pode piorar a qualidade do sêmen”, disse o especialista.

5) Fique de olho na balança
Tanto o peso excessivo quanto a deficiência de gordura no organismo podem ter impacto sobre a fertilidade. “Mulheres obesas, assim como as anoréxicas ou as que praticam esportes e têm pouca massa gorda, podem demorar mais para conceber. Isso porque é comum apresentarem ciclos menstruais irregulares e desordens ovulatórias”, afirma Maria Clara. O homem que está acima do peso também pode sofrer com a diminuição na quantidade e na qualidade dos seus espermatozoides. A conquista do peso ideal ajuda, ainda, a melhorar a resposta caso o paciente precise se submeter a algum tratamento específico para a infertilidade. E ainda previne complicações durante a gravidez.

6) Consulte seu médico regularmente
Problemas de rotina, e que não costumam chamar tanto a atenção de homens e mulheres, podem estar atrapalhando a concepção e devem ser investigados o quanto antes. Um simples corrimento, por exemplo, pode levar até a obstrução das trompas. “Se ele for originado por doenças sexualmente transmissíveis, como as causadas pela clamídia e/ou pelo gonoco, há grandes riscos. Esses microorganismos podem ascender pelo trato genital, acometendo as trompas de falópio. E só um ginecologista terá condições de diagnosticar qual é o tipo de corrimento que está afetando a mulher, indicando seu impacto na fertilidade”, disse a ginecologista.

Outras patologias ginecológicas podem diminuir muito as chances de engravidar. “Os pólipos uterinos e os miomas, que acometem o interior da cavidade uterina, podem atrapalhar a implantação embrionária. Já a endometriose pode influenciar em diversos aspectos, piorando a qualidade e a quantidade dos óvulos, alterando o transporte tubário e até provocando a obstrução tubária”, afirma a médica.

No caso dos homens, infecções urológicas também podem influenciar a produção de espermatozoides. Daí a importância de agendar consultas de rotina, mesmo sem apresentar nenhum sintoma desagradável. No consultório, o casal também poderá solicitar mais alguns exames que ajudam a avaliar a fertilidade, especialmente se já suspeitam de algum problema. Fazer essa investigação logo no início pode ser uma medida para aliviar a ansiedade. 

“Normalmente, pedimos exames hormonais para o casal, espermograma para o homem, ultrassonografia e histerossalpingografia – um raio X contrastado da cavidade uterina – para a mulher”, afirma o andrologista. Assim, se houver necessidade, o casal começará a se tratar precocemente e evitará uma série de tentativas frustradas.

Fonte: Terra

11 comentários

  1. Oi Alê! Muito bom esse post porque hoje em dia muitas mulheres são acometidas por ansiedade e stress. Eu gostaria de saber se vc tem informações sobre a Polimenorréia(ciclo igual ou inferior a 21 dias). Se essa condição pode dificultar para quem deseja engravidar. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda, sim, ciclos menos que 24 dias pedem uma boa avaliação hormonal, pois pode indicar falata de ovulação.
    Vc já fez exames hormonais pra confirmar se ovula regularmente?

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Estou nessa fase de ansiedade!!!Tentei no meu período fértil de julho e agora estou esperando esta semana para ver se essa menstruação não vem! É a primeira vez que tentamos e já sinto que terei que manter a calma, estou com alguns sintomas mas de TPM... Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Nadja, a ansiedade atrapalha muito querida, procure já ir controlando, pois pode demorar um pouco pra vc conseguir. As chances de um casal saudável são de 20% ao mês, ou seja, pode levar até 1 ano pra conseguir.

    Algumas dicas que podem te ajudar http://anunes.e-familyblog.com/note/6116

    bj,
    Alê

    ResponderExcluir
  5. olá... tenho 30 anos meu marido tem 36 estamos tentando ter um filho a uns 7 meses tem ciclos regulares de 28 dias temos relações no período fértil mas até agora nada... gostaria de obter um esclarecimento maior... bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Julia, escrevi um artigo hoje que acho que pode te ajudar, dá uma lidinha e vê o que vc acha é http://anunes.e-familyblog.com/note/30218/

    bj,
    Alê

    ResponderExcluir
  7. ultrassom com ausência de folículo e diminuição do tamanho dos ovários são indícios de não estar havendo ovulação?
    obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Parabéns pelo blog! Eu o achei bem esclarecedor...
    Tenho uma dúvida, será q vc pode me ajudar?
    Tive um aborto (com poucas semanas) retido há um ano (engravidei já no primeiro mês de tentativa)... Passados 6 meses, comecei a tentar engravidar de novo, agora, já faz mais de 6 meses e nada... Minha ginecologista me pediu um ultrassom de pelve e percebi q os tamanhos dos ovários estão pequenos demais (1,6 X 1,4 X 1,4 e 1,7 X 1,7 X 1,6), (útero: 7,9 X 3,6 X 2,9)... Será q vc pode me dizer algo???? Já chorei muito estes dias e minha médica está afastada e não posso saber o q acontece comigo... Já fiz exames de sangue mas demorarão alguns dias ainda... Será q não estou ovulando mais? Tenho quase 40 anos...
    No ultrassom não há presença de folículo...
    Me ajude, por favor!
    Agradeço muito...

    ResponderExcluir
  9. Oi Cristiane, sim, dependendo do período do ciclo que vc fez indica que não há sinal de ovulação.

    bj

    ResponderExcluir
  10. Olá tenho 23 anos e meu marido 37anos estou tentando engravidar faz alguns meses, minha menstruação anda um pouco desregulada. Esse mês ela desceu no dia 12/10 , mas hj 21/10 começou a sair o muco cervical tenho possibilidade de engravidar?
    By: Erlane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erlane, se vc tiver ovulando sim, o muco elástico é sempre um bom indício de ovulação. Aqui tem algumas dicas que podem te ajudar bastante, dá uma olhada, http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/2009/07/quero-engravidar-e-agora-por-onde.html

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.