Os principais sintomas da estenose são: cólicas, menstruação dolorosa, sangramentos anormais, falta de menstruação (amenorréia), espessamento anormal do endométrio, inchaço abdominal e infertilidade. Uma mulher com estenose cervical também pode sentir nódulos na região pélvica.
A estenose cervical pode causar endometriose, por dificultar ou impedir a saída da menstruação pelo canal do cólo.
O diagnóstico da estenose é feito com pelo médico com exame de Papanicolau, citologia cervical, e biópsia endometrial. Outra forma de confirmar o diagnóstico é a obtenção de imagens do colo do útero ou retirar amostras de tecido e analisá-las sob um microscópio.
Nem sempre é preciso tratar a estenose, depende da severidade e dos sintomas. O tratamento é feito através da inserção de um instrumento, chamados dilatadores, para alargar o cólo, podendo ser colocado um stent(alargador) cervical ou tubos por um período até que a dilatação do canal se mantenha por si só.
Blog Da Fertilidade à Maternidade
Fontes de pesquisa: http://www.abgrj.org.br/sys/images/stories/pdf/aparecida_monteiro_tratamento_hsil_complicacoes_estenose_trocando_ideias_xiii.pdf http://mintarticles.com/read/womens-health-articles/cervical-stenosis,12040/Portuguese/
Já curtiu nossa página no Facebook?! Passa lá é http://www.facebook.com/DaFertilidadeAMaternidade
Nenhum comentário
Postar um comentário
Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.