Por que grávida tem desejo?!


Muitos dizem que é bobagem esse papo de que grávida tem desejos, outros dizem que se não for atendido o bebê vai nascer com cara da comido do desejo, mas afinal por que grávidas tem desejos?!

Para tentar responder essa pergunta resolvi pesquisar e mais uma vez descobri que as alterações hormonais são as maiores culpadas, claro que também pode haver influência emocional e carência de atenção, que nessa fase é comum e aceitável. Então aquele desejo de comer mortadela com sorvete ou tijolo com feijão, pode não ser tão absurdo assim, hehehehe!

Os hormônios prolactina e progesterona são os maiores responsáveis pela alteração do apetite e a mudança do PH da boca, levando a gestante comer alimentos que antes não gostava, deixar de lado comigas que adorava ou mesmo querer comer coisas exóticas.
Ainda há divergência entre os especialista, alguns relatam que carências nutricionais levam o cérebro da gestante a procurar alimentos que contenham os nutrientes que possam estar em falta no organismo da mulher e que o bebê que está se formando pode precisar durante o desenvolvimento. Por isso das misturas estranhas protagonizadas pelas gestantes. Nessa linha também, diz-se que, nos 3 1os meses de gravidez que o organismo da mulher faz grandes reservas de elementos nutricionais necessários ao bom desenvolvimento do feto. É no último trimestre que o feto atinge o seu maior crescimento, onde o seu peso praticamente dobra nos últimos dois meses de gravidez. 

Normalmente, no último mês de gestação, a mãe não absorve proteínas, cálcio, fósforo e ferro pelo tubo gastrintestinal em quantidade suficiente para nutrir o feto. Por isso, desde o início da gravidez, o corpo da mãe vinha armazenando esses nutrientes para serem utilizadas nos últimos meses. Parte dessa reserva fica na placenta e o restante nos depósitos de reserva normais da mãe.

Já a questão da carência e insegurança que a grávida sente nessa época da gestação, o que a faz querer e precisar de atenção, principalmente do seu companheiro. A sensibilidade está à flor da pele, a mulher se sente feia e gorda, precisando do carinho de quem está a sua volta. E essa sensibilidade provoca o desejo estranho da gestante e põe “à prova” a atenção do companheiro que tem que se desdobrar para realizar o desejo da amada. Assim, a futura mamãe se sente mais segura já que seu companheiro fez de tudo para satisfazê-la.

Outro motivo que pode causar desejos na grávida é que comer libera substâncias no organismo que dão prazer e melhoram o humor, algo que na gravidez sobre muitas alterações.

A dica então é sempre que possível tentar satisfazer o desejo, mas é cuidado para não engordar demais! O ideal é engordar até 12kg na gravidez, para não afetar a saúde da mamãe nem do bebê. Mas caso o desejo não seja satisfeito, não tem problema! O bebê não nascerá com a aparência do alimento desejado ou com alguma característica que lembre. O desejo não satisfeito não afetará a saúde do bebê que está se formando.

Então é isso gente, agora acho que deu pra entender porque os desejo acontecem e que não é nenhuma loucura, hehehe!

Alê
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Se gostou do post compartilhe o link, mas se for copiar peço que coloque a fonte com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar outras pessoas. Obrigada, Alê

3 comentários

  1. Visitem meu blog http://ligeralmentegravida.blogspot.com.br/


    Ameei o blog akiie


    Obs: se possivel keria estar no "ESSES EU INDICO"

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, teu blog ficou lindo.

    Para entrar no "Esses eu Indico" basta vc incluir o banner do meu blog, tem aqui na coluna da direita em "Link-Me!", e me enviar um banner do teu para o e-mail anunesbf@gmail.com.br, vou ficar aguardando.

    bj,
    Alê

    ResponderExcluir
  3. Durante minhas gestações não tive desejos, mas meu marido sim, ahahahah

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.