Muitos dizem que é bobagem esse papo de que grávida tem desejos, outros dizem que se não for atendido o bebê vai nascer com cara da comido do desejo, mas afinal por que grávidas tem desejos?!
Para tentar responder essa pergunta resolvi pesquisar e mais uma vez descobri que as alterações hormonais são as maiores culpadas, claro que também pode haver influência emocional e carência de atenção, que nessa fase é comum e aceitável. Então aquele desejo de comer mortadela com sorvete ou tijolo com feijão, pode não ser tão absurdo assim, hehehehe!
Os hormônios prolactina e progesterona são os maiores responsáveis pela alteração do apetite e a mudança do PH da boca, levando a gestante comer alimentos que antes não gostava, deixar de lado comigas que adorava ou mesmo querer comer coisas exóticas.
Normalmente, no último mês de gestação, a mãe não absorve proteínas, cálcio, fósforo e ferro pelo tubo gastrintestinal em quantidade suficiente para nutrir o feto. Por isso, desde o início da gravidez, o corpo da mãe vinha armazenando esses nutrientes para serem utilizadas nos últimos meses. Parte dessa reserva fica na placenta e o restante nos depósitos de reserva normais da mãe.
Já a questão da carência e insegurança que a grávida sente nessa época da gestação, o que a faz querer e precisar de atenção, principalmente do seu companheiro. A sensibilidade está à flor da pele, a mulher se sente feia e gorda, precisando do carinho de quem está a sua volta. E essa sensibilidade provoca o desejo estranho da gestante e põe “à prova” a atenção do companheiro que tem que se desdobrar para realizar o desejo da amada. Assim, a futura mamãe se sente mais segura já que seu companheiro fez de tudo para satisfazê-la.
Outro motivo que pode causar desejos na grávida é que comer libera substâncias no organismo que dão prazer e melhoram o humor, algo que na gravidez sobre muitas alterações.
A dica então é sempre que possível tentar satisfazer o desejo, mas é cuidado para não engordar demais! O ideal é engordar até 12kg na gravidez, para não afetar a saúde da mamãe nem do bebê. Mas caso o desejo não seja satisfeito, não tem problema! O bebê não nascerá com a aparência do alimento desejado ou com alguma característica que lembre. O desejo não satisfeito não afetará a saúde do bebê que está se formando.
Então é isso gente, agora acho que deu pra entender porque os desejo acontecem e que não é nenhuma loucura, hehehe!
Alê
Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Se gostou do post compartilhe o link, mas se for copiar peço que coloque a fonte com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar outras pessoas. Obrigada, Alê
Alê
Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Se gostou do post compartilhe o link, mas se for copiar peço que coloque a fonte com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar outras pessoas. Obrigada, Alê
Fontes de pesquisa: http://guiadobebe.uol.com.br/desejos-alimentares-de-uma-mulher-gravida/,http://brasil.babycenter.com/pregnancy/alimentacao/desejos-explicacao/ ehttp://vocecomsaude.wordpress.com/2011/04/26/porque-mulheres-gravidas-tem-desejos-estranhos/
Já curtiu nossa página no Facebook?! Passa lá é http://www.facebook.com/DaFertilidadeAMaternidade
Já curtiu nossa página no Facebook?! Passa lá é http://www.facebook.com/DaFertilidadeAMaternidade
Visitem meu blog http://ligeralmentegravida.blogspot.com.br/
ResponderExcluirAmeei o blog akiie
Obs: se possivel keria estar no "ESSES EU INDICO"
Oi querida, teu blog ficou lindo.
ResponderExcluirPara entrar no "Esses eu Indico" basta vc incluir o banner do meu blog, tem aqui na coluna da direita em "Link-Me!", e me enviar um banner do teu para o e-mail anunesbf@gmail.com.br, vou ficar aguardando.
bj,
Alê
Durante minhas gestações não tive desejos, mas meu marido sim, ahahahah
ResponderExcluir