Fase Pós-ovulação (Fase Lútea): O que é, quando acontece, porque é importante para a fertilidade e para a gravidez

Bom, vou escrever um pouco sobre a fase lútea, também chamada de fase secretora ou progesterônica, é a fase do ciclo menstrual que se inicia após a ovulação, com a formação do corpo lúteo, até pouco antes da menstruação. É quando o útero está preparado para receber um possível óvulo fecundado.

Esta fase dura entre 12 a 14 dias e tem um período fixo para cada mulher, ou seja, uma mulher que tem uma fase lútea de 14 dias, terá todos os ciclos este mesmo período, desde de que os hormônios estejam regulados.


Nesta fase o endométrio se espessa gradativamente, criando 3 camadas (trilaminar) e ficando entre 7mm, período da ovulação, a 18mm, período pré-menstrual. Este espessamento acontece devido à produção de estrogênio e progesterona, secretados pelo corpo lúteo (como uma cicatriz que é gerada com a ovulação - folículo rompido).
O corpo lúteo é como uma "cicatriz" que é gerada com a ovulação, ou seja, ele é o folículo rompido para a saída do óvulo do ovário.  Então, se ele estiver presente no ovário direito, significa que vc ovulou do lado direito. Para ter um corpo lúteo, vc tem que ter ovulado. Então, se ele estiver no ovário direito, significa que vc ovulou no lado direito. É o corpo lúteo também, quem produz a progesterona, que causa um aumento na sua temperatura basal. 

Se vc engravidar, o corpo lúteo vai ficar vivo produzindo progesterona até a formação da placenta alimentando o embrião. A produção da progesterona, que causa um aumento na sua temperatura basal e o espessamento do endométrio para receber o óvulo fecundado.

Mas se a mulher não engravidar, após esta fase o corpo lúteo morre, parando de secretar hormônios e isso que causa a vinda da menstruação. Caso a mulher engravide, e haja uma boa implantação ao útero, o corpo lúteo permanece vivo secretando progesterona até a formação da placenta, que acontece entre 12 e 13 semanas. 

Quando uma mulher tem uma fase lútea menor que 12 dias, isto pode indicar um problema para uma possível gravidez, pois indica que o útero pode não estar preparado para receber um óvulo fecundado. O endométrio pode não engrossar como deveria, ficando abaixo de 7mm na fase de ovulação, não formando as 3 camadas necessárias para que a nidação, fixação do óvulo fecundado ao útero, aconteça. O corpo lúteo pode não estar secretando a quantidade de hormônios suficientes para que a gravidez aconteça e evolua bem.

Os principais sintomas que podem indicar uma deficiência na fase lútea são: corrimentos escuros que acontecem mais que 3 dias antes da menstruação, abortos, ciclos irregulares e ciclos curtos (<24dias).

A melhor forma de diagnosticar problemas de fase lútea é a dosagem hormonal, fazendo um exame de progesterona cerca de 3 a 5 dias pós-ovulação, geralmente entre o 21o e o 23o dia do ciclo. Fazer ultrassom um ultrassom para avalair o endométrio também é importante.

O tratamento indicado são reguladores hormonais e/ou complementação de progesterona na fase pós-ovulação, geralmente com uso de Utrogestan. Que podem ser associados a tratamentos com indutores de ovulação.

A deficiência de fase lútea atinge cerca de 20% das mulheres, mas muitas só descobrem o problema depois de um ou mais abortos espontâneos, sendo a causa de abortos de repetição entre 23 a 60% dos casos. Por isso é tão importante a avaliação pré-gestacional, com exames e avaliação médica logo que se decide tentar engravidar.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.