Útero: como entender o exame de ultrassom?!

Meninas, como é uma dúvida bem comum e tem pouco conteúdo à respeito, que seja mais 'entendível' por quem não é médico, resolvi esclarecer um pouco mais.

No ultrassom (US) é descrito a posição do útero, endométrio, miométrio e o volume, principalmente, com uns termos difíceis de entender e que, muitas vezes, deixam a gente preocupada até que o médico esclareça. Então vamos a alguns termos:

Útero em AVF significa Útero em Ântero-Verso Flexão (ou ântero verso fletido): essa é na verdade uma posição bastante comum do útero, é a posição correta/normal. Nesta posição o fundo do útero que é voltado para cima fica levemente inclinado e flexionado para a frente, em direção a parte externa do abdomen. A mulher com esse tipo de posicionamento uterino pode engravidar sem nenhum problema!
Útero em MV ou MVF significa médio versão ou Médio Verso Flexão: útero está numa posição média, que também é uma posição considerada normal, mas não é uma posição tão comum.

Útero em RV ou RVF significa Retroversão ou Retroversoflexão: útero retrovertido, também é uma posição normal, comum, mas neste caso o útero está em uma posição virada para trás, popularmente conhecida como "invertida", mas não é um termo correto, apenas é a posição inversa ao AVF, que é inclinado para frente. Com isso é possível engravidar sem problemas, mas posições sexuais inversas, como na posição de quatro, podem favorer mais a chegada dos espermatozóides até as trompas.

Útero de contornos regulares e textura miometrial heterogênea: o miométrio é na verdade o útero, pois ele é um tipo de músculo que forma o útero. Contornos regulares e textura heterogênia indicam que está normal. Quando há irregularidade é preciso que o médico analise, pode ser um mioma, um pólipo, ...

Nódulo miomatoso: é a indicação de um mioma, que é um tumor benigno de fibras musculares lisas. Pode causar dificuldades para engravidar, dependendo do tamanho, posição e se causa alterações hormonais, por isso a importância do médico analisar.

Endométrio homogênio e trilaminar: camada interna que reveste útero, estar homogênio é o ideal. O endométrio ao longo do ciclo é formado por 3 camadas, trilaminar, o correto para fase ovulatório e pós-ovulatória/pré-menstrual. No início do ciclo ele está fino, em média 3mm, e vai engrossando durante o ciclo, formando as camadas, sendo que no período ovulatório o ideal é atingir 7mm e no período pós-ovulação/pré-menstruação ficar entre 7 e 15mm em média.

Líquido em Fundo de Saco de Douglas: O fundo do Saco de Douglas fica atrás do útero, é a parte mais baixa da cavidade abdominal feminina e normalmente só tem importância pela possibilidade de acumular líquido nessa região. Quando está livre (sem nada) é normal, eventualmente uma pequena quantidade de líquido dependendo do período do ciclo menstrual, na pós-ovulação, por exemplo, também é normal, somente quando houver grande quantidade de líquido ou massa nessa região é que é considerado anormal.

volume uterino depende da idade da paciente, número de filhos e histórico médico, como valores médios para diferentes idades e quantidades de gestaçao temos:
Mulheres sem filho:
10 a 19 anos = 41,3 cm3
20 a 40 anos = 52,1 cm3


Mulheres com 1 filho:
10 a 19 anos = 51,6 cm3
20 a 40 anos = 64,5 cm3


Mulheres com 2 filhos:
10 a 19 anos = 62,6 cm3
20 a 40 anos = 69,0 cm3

Conforme o período do ciclo também podem haver alterações, podendo aumentar muito o volume na fase pré-menstrual. Essa média é de início de ciclo, mas em caso de dúvida é sempre bom ver com o médico, lembrando que esses valores são só uma média, não um valor exato.

Bom, acho que é isso, se tiverem mais alguma dúvida é só comentar abaixo.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.:  Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

120 comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, só o tamanho do útero não tem como interpretar, é preciso conhecer teu quadro, histórico médico e em que período o exame foi feito.

      Excluir
  2. Ola meu nome é Tamires tenho 21 anos e utero avf medindo 26.1 volume e microcistos nos dois ovarios estou tomando depo provera 150 quero engravidar daqui uns 5 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires, a princípio em relação ao útero não terá nenhum problema, os microcistos que talvez precise tratar pra engravidar, mas não é regra, tem mulheres que engravidam sem tratamento.

      Excluir
  3. Ola td bem!
    Fiz uma usg por conta de dores... Como deu normal resolvir fazer a consulta,o resultado foi MVF ja tenho 30 anos e pela primeira vez uma médica diz q Meu útero era virado... O exame deu normal, porém na consulta ela médicou antibióticos pra mim e meu esposo,
    Ainda nao iniciei os medicamentos,mas estou sentindo muito desconforto.
    Não deveria constar resultado do exame alguma inflamação?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri, se não consta no laudo ela deve ter analisado pelas imagens do exame e exame ginecológico, mas se vc tem dúvidas procura outra opinião. Mas não fica sem tratar e logo, uma infecção pélvica pode ter seqüelas para fertilidade. Abraço

      Excluir
  4. Sou sarah roberta estou com meu utero a.v.f. volume 123,0 cm3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah, teu medico precisa avaliar, conforme teu histórico e quadro médico para avaliar corretamente.

      Excluir
  5. Oie meu nome e Isabella tenho 23 sou casada a 7 anos e não consigo engravida, minha ultrassonografia endovaginal deu esse resultado.
    Útero em (AVF), de volume e textura usuais, medindo 7,5× 2,8cm, nos maiores diâmetro e de volume V= 28cm 3.
    Endométrio medindo 0,6 cm, de espessura.
    Ovário direito mede: 3,0× 1,5× 3,0 cm, nos maiores diâmetro e de volume V=7,0 cm.
    Ovário esquerdo mede: 2,9 × 1,4 × 2,7 cm, nos maiores diâmetro e de volume V= 5,7 cm.
    Conclusão útero e ovários de volume e textura usaais.
    Me ajude me explicando alguma coisa sobre esse resultado!!! ����������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabella, é preciso levar para o teu médico avaliar, mas pelo que vc transcreveu parece normal. Como vc quer engravidar, acho importante perguntar ao teu médico sobre a avaliação da ovulação, pois no resultado não há nenhum indicativo que vc ovulou ou estava para ovular.
      Alê

      Excluir
  6. Olá meu utero e mv tenho cisto no meu ovario direito e 41 cm tenho 1filha ja poderei engravidar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosenilda, tu médico precisa avaliar o cisto, se ele indica ovulação ou pode estar atrapalhando uma ovulação.

      Excluir
  7. Olá meu nome é Cleide sem filhos tive três aborto retido ,de 2009 até 2014, duas biópsias com diagnósticos de mola hitatiforme ja iniciado tratamento
    fechado um ano, foram 4 curetas, nestes período após utimo aborto não óvulo mais útero ante verso flexão volume 40,4cm , recente fiz exame de mutação do fator v de Leiden e resultado foi Heterozigoto ainda vou ao hematoligista p avaliar ..realizado duas histeroscopia (com complicação de perfuração uterina em uma) cirugica netes últimos 4 meses motivo que tive que repeti ainda fiz reposição hormonal e não ovulei.pois é visualizado imagem heterogenia, após a última histeroscopia neste início do mês de fevereiro 2016, ainda vizualizado medindo 1,12 cm no endométrio e isso que mim preocupa além ter diagnóstico de endométrio que parou de funcionar ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleide, teu caso é bem complexo para analisar, o melhor é procurar o médico que te acompanha para que ele avalie. O endométrio pode ter parado de funcionar por alterações hormonais.
      Que dê tudo certo,
      Alê

      Excluir
  8. O meu útero é avp nada 70 e 72 não tenho filho é normal esse tamanho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, é preciso que teu médico avalie, pois conhece teu quadro médico e em que período o exame foi feito.

      Excluir
  9. Oi boa noite!!
    Fiz uma ultra dia 03/03e deu útero aumentado de volume:130,6cc,e o normal é 69,4cc.
    Alguém poderia me responder se estou grávida??? To à espera do positivo,fiz o beta dia 04/03 mas deu negativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina, pelo volume do útero não dá pra identificar uma gravidez, pois o volume também aumenta antes da menstruação. O melhor é fazer uma Beta HCG quantitativo e passar no médico.

      Excluir
  10. Olá, meu nome é Brenda tenho 26 anos, em novembro de 2015 fui fazer uma ecografia transvaginal para saber com quanto tempo estava de gravidez, lá descobri que já havia perdido o resultado do exame deu: bexiga com paredes delgafas e conteúdo anecóico, útero em anteroversão com miométrio regular e 29 cm.endométrio regular de 5,6 mm. Ovários aumentados, normalmente situados com textura micropolicistica direito 10,4 esquerdo 6,8 ausência de líquido livre ou coleções na pequena pelve. Me ajude a interpretar, tenho algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi é importante levar para o médico, ele deve pedir outros exames para avaliar sua perda. O útero ainda está bem espesso, e os ovários com vários cistos, mas é preciso uma avaliação do médico pra identificar e diagnosticar.

      Excluir
  11. Oi tenho 24 anos fiz um tranvaginal e a médica falo que ta normal, so que ainda sinto dor o meu primeiro exame preventivo de hormonal predicado pelo processo inflamatório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, o melhor é falar com a sua médica sobre isso, ela deve avaliar e indicar tratamento, se for o caso. bj, Alê

      Excluir
  12. Útero em retroversao, contornos regulares medindo 63x45x37mm, nos diâmetro LxTxAP respectivamente textura sônica miometrial homogênea tenho 32anos e uma filha, posso ter filhos normalmente de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, só por essas informações não tem como tirar esta conclusão. É preciso avaliar vários outros fatores, como hormônios, ovários, etc. Sugiro que vc converse com seu médico para que ele peça uma avaliação pré-gestacional.

      Excluir
  13. Oii me chamo Monica tenho 20 anos e o sonho de ser mae... fiz uma trasvaginal hj(05/04/16) e deu q o meu utero em Avf contorno regular e de volume normal
    Mediu aproximadamente em seus maiores eixos:L:80.0 mm AP:38.1 mm e T:46.7 mm volume de 64.0cc
    E o ovario regulares, de localizacao topografica habitual, volumes aumentados e de ecotexturas preservadas
    O ovario direito mediu 45.0×35.8×20.7mm volume 17.4cc
    E o esquerdo 60.4×34.2×23.7 volume 25.6
    E eu parei de tomar remedio tem 1 ano e 4 meses.. pode me explicar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica, a interpretação do exame é complexa, é preciso conhecer o histórico, quadro médico, que dia do ciclo foi feito e tem coisas que só analisando imagens. Dependendo do período do ciclo que vc fez aparentemente está norma, só não tem nenhum indício que vc ovulou, o que é fundamental acontecer para que tenha chances de engravidar.
      Te aconselho levar para o teu médico analisar, junto com os demais exames que vc já deve ter feito, ele vai avaliar corretamente.
      bj,
      Alê

      Excluir
  14. Oi boa noite fiz uma transvaginal cujo resultado foi útero antervertido,apresentando morfologia e contorno preservado 7,6x5,1x5,4cm volume 112,3cm3.miométrio com ecogenicidade heterogênea nódulo corporal anteriores sugestivo de mioma intramural . Endométrio centrado e homogêneo. Tudo isso é caso cirúrgico tenho me sentindo com um barrigão e com algumas dores na barriga meu nome é Daniele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele, pelo exame existe um mioma na parte superior do útero, intramural, o tratamento cirúrgico vai depender do tamanho e da avaliação médica, sintomas, às vezes o médico faz um acompanhamento, pode indicar uma medicação, outros tipos de procedimentos. Abraço, Alê

      Excluir
  15. Não tenho filhos e o volume do útero tá 54,8 cm(cubicos)
    Fundo do saco livre e o vários micropolicisticos o q quer dizer isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luna, me parece normal, mas é importante a avaliação do teu médico que conhece teu quadro histórico e em que fase do ciclo o exame foi feito. Há indicação de ovários microcísticos, se vc quer engravidar talvez seja preciso tratar.

      Excluir
  16. Olá, quando era adolescente fiz US abdominal cujo resultado foi útero AVF volume normal e ovários aumentados com característica micropolicistica. Hoje fiz uma US intravaginal que deu tudo normal porém útero em RVF. Gostaria de saber se o útero pode mudar de posição e o que provoca isso. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pelo que já li, pode acontecer uma mudança pois depende tb da pressão interna dos demais órgãos, mas claro, o melhor é levar os exames para que teu médico avalie.

      Excluir
  17. A dois anos fui dectada com pólipo, era bem pequeno com 12mm, então o médico não me receitou nada,apenas observar ele, ja fiz 3 transvaginal depois de saber do pólipo, só que depois de passar 8 meses sem ir no medico tive muitas colicas e sangramento aumentado,e fui fazer uma trasv eo dr me disse que agora tenho 2 polipos na cavidade uterina, o maior com 0.8cm, ele esta grande demais?
    Na trans deu utero Avf de contornos regulares, miométrio homogêneo, e endométrio centrado de 2mm de espessura, volume uterino de 102cm3, trnho 35 anos e três filhos, queria saber se o volume esta normal??? Meu nome é Vanessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Vanessa, pelo teu relato o pólipo diminuiu de tamanho, passou de 12mm para 8mm, mas surgiu um 2o, como vc está tendo sintomas talvez o médico indique um tratamento, como a retirada cirúrgica. O útero, está um pouco aumentado, mas pelo teu histórico e pelo período do ciclo pode ser normal. O melhor é levar o exame para o teu médico avaliar e te dar um diagnóstico correto.

      Excluir
    2. Obg pelas respostas, me tirou muita dúvida, essa trans foi feita 3 dias antes da mestruação.

      Excluir
  18. Olá
    tenho um mioma medindo 19mm (parede anterior,subserosa) e o outro com 61mm (parede posterior, intramural com contato íntimo com o endométrio)
    Gostaria de saber se posso engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josilene, se eles não estão causando alterações hormonais, não devem impedir que vc engravide, mas é importante o médico avaliar e depois acompanhar se eles não vão aumentar.

      Excluir
  19. Olá me chamo jessica tenho 24 anos,fiz a ultra vaginal dia 31/05 e o utero medindo 53×25×40mm com volume de 29,9 cm3
    O miometrio apresenta ecotextura homogenea e eco endometrial centrado e normoecoide,medindo 2mm de espessura. Queria saber se é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, depende, período do teu ciclo, se vc toma alguma medicação, histórico, ..., mas é normal para o início do ciclo.

      Excluir
  20. Fiz uma transvaginal e lá Tavares assim. Útero, posição :AVF-localização central, formato :globoso, contornos regulares , textura heterogênea. volume 31.37cm (cúbicos )
    Endometrio :perfil irregular (falta continuidade na região do canal cervical ) com cerca de 0.80mm .
    O que isso quer dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, teu médico terá que avaliar melhor as imagens e conhecer teu quadro, em que período do ciclo foi feito o exame, enfim é preciso mais informações pra avaliar.

      Excluir
  21. Ola meu nome e carolina quero muito engravida de novo minha mestruaçao ta atrasada ja tem 12 dias de atraso fiz uma trasvaginal ultero em avf de forma e contornos em regulares volume normal medindo 71 mmx 54 mmx 38 mm de diametro longitudinal anterior posterior e trasverso volume 78 5 cm eco miometrial com textura hermogenica colo uterino anotomico eco. Endometrial centrado medindo 5 0 mm de aspecto trilaminar ovario direito. De forma e contorno. Regulares volume normal medindo 37 mm. X 23 20 mm de diametros volume 9 2 cm ovario esquerdo de forma e contorno regulares volume normal medindo. 31 mm x 23 mm x 16 mm de diamentros volume 6 5 cm. Fundo de saco. De douglas ocupado. Por liquido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, se eu entendi bem tua transcrição do exame, teu endométrio está com 5mm, o que seria fino ainda para uma gravidez. Mas o melhor é levar o exame o quanto antes para teu médico avaliar.

      Excluir
  22. Oi me chamo Paloma. ..
    Amanha faço 21 anos. E o volume do meu utero eh : 62.3cm (cubico).
    Meu utero eh Anterversoflexão de textura solida homogênia, com miometrio homogenio e cavidade endometrial bem limitada.
    Terei algum problema para engravidar no futruo?.. Ps:nao tenho filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma, é preciso mais que esse resultado para o teu médico avaliar e responder a tua dúvida. Da transcrição do teu exame, a única coisa que acho que vale conversar com teu médico é sobre a cavidade endometrial bem limitada, não sei se tem algum problema, pois é preciso conhecer teu ciclo e quadro para avaliar.

      Excluir
  23. O QUE PODE SER ?FINA CAMADA LIQUIDA ANECOICA LOCALIZADA EM CANAL ENDOCERVICAL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é preciso que o médico avalie o teu exame. é complicado avaliar sem saber mais detalhes.

      Excluir
  24. Fiz 2 testes de farmácia e os dois deu positivo, estou de 6 semanas, fui fazer o transvaginal e não deu para ver nada, o médico apenas disse q o útero está dilatado e há presença de líquido oq pode ser gravidez, e ele disse se é q eu estou grávida, fiquei na dúvida agora. Meu DUM foi 27/10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliete, pode acontecer de dar uma diferença entre o cálculo e o tempo real de gestação, o que pode fazer como que nas 1as semanas aconteça isso no ultrassom. Acho importante vc fazer um beta quantitativo e repetir a ultra duas semanas depois dessa. bj, Alê

      Excluir
  25. Olá bom dia.pode me ajudar por favor, pois só vou passar no medico em março
    Fiz uma ultra transvaginal dia 20/11 e meu ciclo já havia terminado a mas de uma semana.
    Bexiga vazia sem alterações
    Útero AVF centrado , performe contorno regulares.
    Com ecotextura sólida homogênea
    Dimensões 8,0×4,1×5,7cm volume 99,8cm
    Eco endometrial regular 7,3 mm
    Ovário direto volume 7,1cm
    Ovário esquerdo volume 4,3cm
    Tenho muitos desconforto abdominal e dores nas costas .pé da barriga inchada, meu ciclo está normal atualmente. Estou preocupada o que venha ser? Obrigada bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pelo laudo que vc colocou, me parece normal, mas o médico vai avaliar as imagens e talvez te peça outros exames para tentar identificar os desconfortos.

      Excluir
  26. Meu nome è Camila tenho 3 partos.
    fiz uma ultra hj pois estou com dor no pé da barriga deu que meu ultrei está medindo 105,2 vc
    Cerca de 20 ml de líquido anecoico livre
    Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milly, é importante levar para o teu médico avaliar, pois ele conhece teu quadro e histórico, só pelas medidas não é possível entender.

      Excluir
  27. Geane tenho 40 anos meu útero vol.92.2cm3 posso engravidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geane, pelo tamanho do útero não é possível avaliar, converse com teu médico para fazer exame de avaliação de fertilidade.

      Excluir
  28. oi meu nome e cristina fiz uma ultrason mais nao estendo nada meu utero esta grande
    (medidas uterinas 75 x 37 x 47 mm. volume de 67,8 cm ) tenho medo sera q vou ter que tirar ele
    ainda nao tenho filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi, é preciso conhecer mais do teu histórico médico e o período do ciclo que o exame foi feito para fazer alguma avaliação. Muito difícil ser preciso retirar, se vc não tem um problema sério já diagnosticado. O melhor é levar ao teu médico, que vai poder fazer o diagnóstico correto.

      Excluir
  29. Olá sou Janaina tenho 43 anos e meu exame deu de volume uterino de 258,1cm3. Medidas do útero.107x59x73mm
    A conclusão.
    Alterações inespecificas do volume e ecotextura miometria(miomatose insistente?)Gostaria de saber o que quer dizer? Estou com mioma? aguardo a resposta,Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaína, pelo que vc descreve há indício de mioma, teu médico vai precisar avaliar as imagens para diagnosticar corretamente.

      Excluir
  30. Olá meu nome é daiana fiz um transvaginal e os resultados foram
    Ultero em médio verso flexao medidas uterinas 9,0×4,7×5,9cm(vol:132,1cm3)
    Ovário direito 3,8×2,4×2,6cm(vol:12,3cm3)
    Ovário esquerdo 3,7×2,3×2,7cm(vol:11,9cm3)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é preciso que o médico avalie teu exame, conhecendo teu histórico e teu quadro atual para fazer alguma avaliação.

      Excluir
  31. Ola, tenho 20 anos e nunca tive filhos. Na minha transvaginal deu que tinha um útero rvf, e media 71,0 cm (cúbicos). Isso e grave? Vou poder engravidar algum dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é preciso conhecer teu histórico melhor e o dia do ciclo que o exame foi feito, a medida apenas não quer dizer muita coisa, o melhor é levar para o teu médico avaliar corretamente.

      Excluir
  32. Oi, meu nome é Simone, fiz uma ultra dia 13/11 deu utero avf miométrio homogêneo com vol 61,0 ml endométrio trilaminar com 0,52 cm ovário dir com vol 10,4 ml e o esq com vol de 9,56 ml ambos com inúmeros foliculos, conclusão ovários polilicisticos, fiz tratamento e refiz o ultra dia 09/03 nesse o utero está em avf miométrio com vol 103 ml, endométrio isoecogênico com 41cm, ovário dir com vol 6,73 ml e ovário esq com 3,32 ml com ausencia da patologia anterior, fiquei com dúvida por conta do aumento de vol do miométrio, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, teu médico vai precisar avaliar as imagens para pode diagnosticar corretamente, pode indicar uma hiperplasia, adenomiose, mioma, ...

      Excluir
  33. Boa noite.
    Meu útero está em AVF medindo 34 cm3.
    E tenho 1 filho esta normal a medida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece que sim, mas é importante teu médico avaliar, ele conhece teu histórico, quadro e dia que o exame foi feito.

      Excluir
  34. Oie meu nome e Natalia e fiz uma Transvaginal dia 06/03/2018 e constou uma pequena quantidade de liquido(12ml) meu Útero e tbm AvfAvf,contornos regulares,limites precisos e ecotextura homogênea medindo 6,7cmX3,4cmX4,6cm volume total 55,0cm
    Miometrio HomogêneoHomogêneo
    Endométrio Ecogenico medindo 10mm
    Ovário direito ecotextura habitual,tamanho forma normais medindo 3,1cmX2,9cmX1,8cm volume 9,0cm3
    Ovário esquerdo Ecotextura habitual tamanho e forma normais medindo 3,6cmX2,7cmX1,5cm volume 7,9cm3
    Colo do Útero fechado
    Ai constou esse saco posterior de 12ml
    Oq pode ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme o dia do ciclo isso é normal, o melhor é levar para o médico avaliar.

      Excluir
  35. Bom dia .. fiz uma ultrassonografia transvaginal estou com duvidas no resultado e meu medico esta marcado apenas pra maio .
    Resultado: Útero em anteversoflexao de contornos , morfologia e dimensões normais. Ecotextura miometrial homogênea . Sem nodulos
    Utero: 6,7×3,3×4,7cm (L×AP×T) com volume global de:53,6cm3.
    Eco endometrial homogêneo ,de contornos regulares,medindo 0,7cm de espessura .
    Ovarios de topografia,contornos e ecotextura normais , medindo,
    Ovario direito:2,7×2,0×1,4cm , com volume de 4cm3.
    Ovario esquerdo: 2,7×1,8×1,4cm com volume de 3,7cm3.
    Fundo de saco posterior livre .

    Tomei dois tipos de anticoncepcional na intençao de regular minha menstruação mais estou na quinta dose do segundo tipo e minha menstruação tem mes que vem e tem mes que não passo 20 ou mais dias menstruada
    Minha barriga enchou a 2 meses e nao desincha sinto fadigas e minha ultima menstruaçao foi dia 18/02/18 fiquei 15 dias menstruada sem pausas fluxo intensos
    Estou preocupada c9m minha barriga pois dependendo da posiçao que me deito ou que me viro sinto como se algo precionace com muita força minha barriga do lado direito , sinto queimaçoes todo os dias depois desses dois meses de enchasso
    Pode me dizer oque é e se meu ultrassom transvaginal está normal ? Posso pensar na hipótese de estar gravida ?
    Obs; tenhos 17 anos "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o ultrassom me parece normal, acho que o médico vai te pedir outros exames para avaliar os hormônios, acho que só com o ultrassom vai ser complicado diagnosticar.

      Excluir
  36. Meu nome é Thais tenho 17 anos meu utero e retrovertido com vol de 56.6cc tenho um cisto no ovario esquerdo. Sera que consigo engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, acredito que sim, mas é importante uma avaliação com o ginecologista para ter uma avaliação correta.

      Excluir
  37. Ola tenho 25 anos e a 9 anos eu sou casada e nunca engravidei, o meu útero e AVF de volume V= 28 cm. Endométrio medindo 0,6 cm, de espessura.e normal e porque eu não engravido? Me ajude a atender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabella, é preciso uma investigação mais detalhada, mais exames, só com essas informações não tem como avaliar. Dá uma olhadinha nesse outro post acho que pode te ajudar "Estou tentando engravidar, mas até agora nada, não sei o motivo! O que eu faço?!".

      Excluir
  38. Olá tenho 16 anos e meu útero esta com um volume de 65,24cm cúbicos e normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, conforme o período do ciclo e teu histórico médico sim, o melhor é levar para o teu médico, que vai ter todas as informações para avaliar corretamente.

      Excluir
  39. Olá, me chamo Amanda, queria saber O que significa isso:Útero: Em posição RVF forma gloriosa, contornos regulares e bem definidos.O miométrio apresenta ecotextura normal. Volume:55,3vc
    O eco endometrial é irregular medindo 10 mm de espessura.
    Conclusão: endométrio irregular.
    Sugiro realização de B-HCG e controle eco gráfico em 90 dias. O que significa isso,pode me explicar bem claro, porque sou meio lenta. Bjs obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, pelo que vc descreveu existe uma irregularidade na camada interna do útero, não sei em que período do ciclo vc está e mais detalhes sobre a tua situação, mas pode indicar uma suspeita de gravidez, ou alguma outra alteração que precisa ser acompanhada pelo médico. O melhor é levar para o teu médico avaliar, pois ele conhece todo o teu quadro e pode ver as imagens para te esclarecer corretamente.
      bjs,
      Alê

      Excluir
  40. Ultra transvaginal

    Textura miometrial hipoecóica . O que significa?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pelo que pesquisei é quando a imagem não é nítida, se mostra escura no exame. É importante levar para o teu médico analisar as imagens para avaliar.

      Excluir
  41. Olá, tudo bem sou taleesa tenho 20 anos, tenho útero em AVF, APRESENTANDO,MORFOLOGIA E CONTORNOS PRESERVADOS, MEDINDO 7,2x 5,3x 4,5cm, com volume aproximado de 90,5cm³ o que pode significar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taleesa, td bem. Qnto a tua dúvida, tem que saber mais informações pra tentar entender o significado, pois durante o ciclo o útero vai aumentando, é como um balão, e diminui qndo a menstruação desce. Então é preciso conhecer o teu quadro e em q fase do ciclo foi feito, só pelo tamanho não tem como avaliar.

      Excluir
  42. Olá!tudo bem estou com mais de 1 mes vom a mestruacao atrasada e fiz o beta uma vez e deu negativo,estava sentindo quase todos os sitomas de uma gravidez entao a moca do laboratorio pediu para que eu repetisse o exame novamente mais preferi fazer uma travaginal e o meu resultado foi esse..utero em avf de contorno regulares medindo 7,7×2,6×3,6 vol 36,5 miometrio com ecotextura bem delimetado medindo 0,8 cm.colo uterino de forma e textuea normais.ovario direito medindo 3,0×1,7 com ecotextura habitual.ovario esquerdo medindo 2,3×1,7 com ecotextura habitual e fundo de saco posterior livre .posso esta gravida ow com algum problema pq ate agora minha mestruacao nao desceu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, acho que as chances de gravidez são baixas, mais provável ser hormonal, mas o melhor é fazer um beta hcg quantitativo, pois o ultrassom só marca após 6 semanas de gravidez.

      Excluir
  43. Fiz uma transvaginal e deu uterú em avf, medindo 7'3×4×6,×3,3cm volm =59,4cmde volume normais e textura homogênea Endométrio medindo 0,7cm homogenio. Ovário direito medindo 2,9×2,8×2,6cm vol 11,6cm observando se múltiplas diminutas imagens císticas de distribuição periférica inferindo ovario de aspecto polimicrocistico ovário esquerdo medindo 2,9×2,8×2,0cm vol=9,0cm de forma volume e textura normais. Ausência de liquido livre em fundo de saco posterior . ausência de sinais de gestação acima de 04/05 semanas .será que vou poder engravidar tenho já tenho filho e já tento a mais de um ano e nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim, talvez precise tratar os microcistos, mas não impedem uma gravidez.

      Excluir
  44. Olá tenho 21 anos e já tenho um filho na minha transvaginal deu útero em avf contornos regulares textura homogênea medindo 7,70cmx4,05cm 5,02cm com volume aproximado de 81cm3.
    Endométrio delgado medindo 0,88cm.
    Ovário direito é para uterino de aspecto característico 3,99x1,52x1,52cm com volume aproximado de 4cm3.
    Ovário esquerdo é para uterino de aspecto característico 3,60x1,82x1,82cm com volume aproximado de 6cm3.FSD líquido. Hipótese diagnóstica: D.I.P quero saber se esse resultado significa gravidez ou visto pq sinto dores e minha consulta esta um pouco longe alguém poderia me informar oq significa esse resultado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi D.I.P. significa Doença Inflamatória Pélvica, o laudo indica que vc pode ter alguma inflamação, é importante levar para o médico avaliar o quanto antes, neste outro post tem mais informações Doença Inflamatória Pélvica (DIP)

      Excluir
  45. Olá! Meu nome é Edna e tenho 26 anos, fiz à pouco tempo uma Ultrassonografia e o laudo diagnosticou Miométrio homogêneo, apresenebtando três cistos justa endometriais na região istimica cervical medindo:3,7mm 3,9mm e 5,5mm. Gostaria de saber o que isso significa? Se é alguma coisa grave que possa gerar infertilidade?Porfavor me ajudem! Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna, é preciso teu médico avaliar o exame pra fazer um diagnóstico, pode ser indicação de pólipos, o que pode causar alguma dificuldade para engravidar, mas só o médico mesmo pra confirmar.

      Excluir
  46. Olá,meu nome é Gisele e tenho 35 anos e 2 filhos de parto cesariano,fiz uma Ultrassom Transvaginal e consta útero com anteversoflexão com dimensões normais medindo 7,5x4,3x4,5 cm, com volume de 76,0 cm(normal até 140,0 cm para a paridade).Apresenta contornos regulares e ecotextura miometrial fina e difusamente heterogênea, sem configurar nódulo.Endométrio regular,homogêneo, com espessura de 0,9 cm.Ovário direito com contornos regulares, medindo 1,7x1,6x1,4 cm, com volume de 2,0 cm (normal até 9,0 cm).O parênquima tem ecotextura homogênea.Ovário esquerdo com contornos regulares, medindo 3,0x2,2x2,3 cm , com volume de 7,9 cm. (normal até 9,0 cm).O parênquima tem ecotextura homogênea.Ausência de líquido livre na cavidade pélvica.
    CONCLUSÃO:
    ALTERAÇÃO ECOTEXTURAL UTERINA DIFUSA- ACHADO INESPECÍFICO
    RESTANTE DO EXAME SEM ANORMALIDADES DETECTÁVEIS PELO MÉTODO.
    O QUE SIGNIFICA ESSA ALTERAÇÃO NA CONCLUSÃO DO EXAME...MINHA CONSULTA ESTÁ DISTANTE E ESTOU ANGUSTIADA PRA SABER O QUE É ISSO? ME AJUDE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Giselle, o médico vai ter que analisar o exame para te dar um diagnóstico, acho que pode indicar uma adenomiose, que é um tipo de endometriose na musculatura uterina, já que não indicação de nódulo, que poderia ser um mioma ou pólipo. Mas é só uma dedução, o diagnóstico só o teu médico vai poder fazer. bj, Alê

      Excluir
  47. oi eu mim chamo rose campos fiz a minha transvarginal ai deu que meu utero ta em anteversoflexao e mede (105,9cm³) meu ovario direito mede (v=8,4cm³) e o meu ovario esquerdo mede(v=3,9 cm³)fiz laqueadura a quase nove anos isso ta normal?

    ResponderExcluir
  48. Bexiga de forma e dimensões normais,parede regular e conteúdo anecóico.
    Útero em retroversoflexão,de configuração e dimensões anatômicas, contornos regulares e textura miometral homogênea, medindo 6,7 cm de comprimento, 3,5 cm de espessura e 5,8 cm de largura.
    Eco endometrial centrado e regular.
    Ovários de forma, dimensões e ecotextura normais, medindo 3,6 x 3,3 cm e 2,7 x 2,6 cm, respectivamente o direito e o esquerdo.
    Ausência de alterações morfo-estruturais apreciáveis na topografia anexial direita e esquerda.
    Vagina e fundo de saco posterior sem alterações.
    Intenso meteorismo intestinal.

    Isso foi ium pélvica abdominal que fiz hoje, será que você pode me ajudar. Obg ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Sara, me parece normal, o útero está na chamada posição invertida, mas tb é considerada uma posição normal. A observação sobre o intestino, indica, pelo que pesquisei que está com um acúmulo de gases, o que pode estar causando algum desconforto abdominal. Mas só teu médico vai poder avaliar corretamente. Espero ter te ajudado, bj, Alê

      Excluir
  49. Boa noite fiz uma eco trasvaginal pélvica e nap deu pra ver o saco gestacional.minha ultima menstruação Foi dia 09 de outubro 2018 o medico dissi que deve se porque ta bem no comecinho .estou com medo de não der pra ver fiz o beta hCG e deu 176,6.e diz que presença de liquido livre em fundo posterior .oq sera gente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pelo valor do exame ainda está muito no comecinho mesmo para visualizar no ultrassom. Faz um novo exame de sangue se o valor está subindo é só ter mais um pouco de paciência e logo o bebezinho vai aparecer na ultra. bj, Alê

      Excluir
  50. Me ajudem estou com resultado da minha ultra sonografia preciso tirar umas dúvidas.Utero de aspecto em avf,medindo em seus diâmetros longitudinal.antero-posterior e transverso,respectivamente,87×44×52mm(volume de 103cm³)de contornos regulares.apresentando textura homogênea.Endometrio mede 07mm,com cavidade uterina com focos hiperecogenicos e puntiformes.ovario direito mede 34×25×33mm (volume 14.5cm³)apresentando imagem hipoecoica.medindo 17mm,sugestiva de custo hemorrágico.ovario esquerdo mede30×20×23mm(volume 7.1cm³,com custo simples,medindo 16mm.ausencia de líquido em cavidade pelvpél.por favor aguardo resposta boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o exame precisa ser avaliado pelo médico para ter um diagnóstico, aparentemente há algumas alterações no útero e um cisto hemorrágico em um dos ovários.

      Excluir
  51. Olá se chamo adriele tenho 17 anos e com 15 anos fiz um ultrassonografia pélvica Mas não tinha ocorrido ainda a minha primeira menstruação ainda e o volume do meu ultero deu 17,40cm3 e a minha dúvida e que agora eu já mostrou normal Des do ano passado e gostaria de saber se tem a capacidade dele se desenvolver sou junta a dois anos ja e gostaria muinto e ter um filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriele, é preciso levar o exame ao médico para que ele avalie, pelo que entendi vc fez o exame antes da 1a menstruação, então possivelmente o médico vai pedir um novo exame.

      Excluir
  52. Olá sou kerem bremgartner, tenho 21 anos sou casada, eu fiz uma ultrassonografia pélvica transvaginal, e no meu ovário direito deu localização: para-choque uterina
    Contorno: regulares
    Textura: micropolicístico.
    Dimensões longitudinal: 4,0cm³
    X ântero posterior: 2,0 cm³
    X transverso: 2,3cm³.
    Volume: 9,5cm³.
    Ovario esquerdo.
    Localização: para-uterina
    Contornos: regulares
    Textura: micropolicístico
    Dimensões longitudinal: 4,1cm³
    X ântero posterior: 2,3cm³
    Xtransverso:2,3cm³
    Volume:11,7cm³
    Fundo de saco de douglas: livre.
    Vc pode me ajudar a entender esse resultado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kerem, é preciso uma avaliação pelo médico, os ovários indicam microcistos, a posição do ovário direito o médico vai precisar analisar as imagens para avaliar se há alguma alteração.

      Excluir
  53. Olá sou a Rosalina. Fiz enxame transvaginal e deu que estou cm cisto hemorragico. E um pouco de líquido livre no saco posterior.queria saber se isto que esta atrapalhando a em gravida. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Rosalina, o teu médico vai precisar avaliar melhor, pode atrapalhar principalmente se está causando alguma alteração hormonal e se vc não tem ovulado regularmente.

      Excluir
  54. Bom dia. Queria que me tirasse uma duvida. Tenho 19 anos,a uns 3 anos atrás fiz uma ultrassom onde meu útero tinha volume:54 cc.O ovário esquerdo tinha vol:10 e o direito vol: 9,5. comecei tomar o selene ,tomo ele a quase 3 anos. recentemente tive relação sexual e saiu mto sangue,foi onde resolvi fazer uam ultravaginal,onde o ovário esquerdo passou para 14,6 cm³ e o direito passou para 11,7cm³. meu utero deu volume 103,3 cm³ os contornos regulares e o miométrio apresenta textura levemente heterogênea. o Diagnostico do exame doi uteromegalia discreta associada a leve heterogeneidade ecotextural do miométrio e ovários com aspecto polimicrocistico. o que significa tudo isso? aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, teu médico vai ter que avaliar para diagnosticar certo, mas não sei se vc tem menstruado, talvez seja alguma reação ao uso do anticoncepcional, a um tempo atrás aconteceu comigo e tive que trocar para outro.

      Excluir
  55. Boa noite!
    Meu nome é Thais tenho 30anos e hoje fiz uma transvaginal e meu endometrio está com 0.5cm3, útero está com 25,55cm3, ovário direito com 9.64 e ovário esquerdo com 5,67
    Com um Folículo dominante medindo 1,01x0,98cm
    Uso aplicativo para aconpanhar meu ciclo e estou no 19 dia do ciclo, meu ciclo geralmente é de 35 mas as vezes chega a 40 dias será que ainda vou ovular?
    Pelo aplicativo estaria no período fértil já
    Estou confusa
    Se alguém puder me ajudar agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, o folículo tá um pouquinho pequeno pro período, mas ele ainda pode crescer, teria que chegar pelo menos a 1.8 cm para ovulação, então pode demorar mais uns dias 3 a 4 dias para ovulação acontecer, então já dá para considerar como período fértil do dia 19 até o dia 25/26.
      Espero ter ajudado!
      bj,
      Alê

      Excluir
    2. Alê obrigada pela ajuda

      Excluir
  56. Boa noite, fiz minha ultra mês passado e acusou utero rvf, com contorno regulares e texturas heterogênea. Acusou varizes no utero e cisto anecoico no ovario esquerdo. Fiquei dois meses e pouco sangrando mto até saia coágulos.. sinto dores que incomoda mto. Tenho 33 anos é já tenho dois filhos porém vejo que os remédios não estão fazendo efeito, será caso cirúrgico?? Dsd já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, teu médico vai precisar avaliar para poder definir isso. Espero que dê tudo se resolva logo!

      Excluir
  57. O que é um útero avc....forma elíptica

    ResponderExcluir
  58. *útero* apresenta-se em AVF, apresentado miométrio de textura homogênea, medindo 85,8 x 58,4 x 55mm, volume estimado 121,20 cm³. *Ovários* ovário direito visibilizado, medindo 31 x 18 x 27,6 mm, volume de 7,99 cm³ ovário esquerdo visibilizado, medindo 30 x 20 x 21 mm , volume de 6,89 cm3 ausência de líquido livre em fundo de saco de Douglas *conclusão* - útero de volume aumentado para paridade (nulipara) -ovarios sem alterações ecográficas. O quer dizer esses resultados do meu exame ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, para o médico te responder isso, ela vai avaliar teu histórico médico, o período do ciclo que foi feito o exame, tua idade e características físicas. Então para ter uma resposta correta o melhor é levar para o teu médico avaliar.
      bj

      Excluir
  59. Bom dia , eu fiz utravaginal meu utero posição intermediária 70,5x49x28 mm (LxtxAp)contorno regulares textura heterogêneo. Endrometrial regular com fina lâmina ...

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.