Papo de Treinante: Será que tudo que se ouve sobre fertilidade é correto?!

Quando o assunto é fertilidade, as dúvidas são muitas e surgem muitas afirmações que nem sempre são corretas. Então nesse post tentei listar algumas das mais comuns explicando um pouco melhor.

Parei de tomar pílula anticoncepcional, vou engravidar na primeira tentativa!
Nem sempre, é bem comum a gente se encher de expectativas achando que logo na 1a tentativa já vai conseguir, claro que pode acontecer, mas não é muito comum.

Mulher que toma muito tempo pílula anticoncepcional demora a engravidar!
O uso de anticoncepcionais por muito tempo não atrapalha a gravidez! O que pode acontecer é que com a interrupção do uso, a mulher pode descobrir outro problema que antes não era perceptível, como uma disfunção hormonal. Estudos mostram que o uso contínuo, de certa forma ajuda a manter a fertilidade, já que diminui os riscos de endometriose, cancêr de útero e ovário.

Mulheres com ovários policísticos não podem engravidar!
Os ovários policísticos podem dificultar ou impedir à ovulação, mas nada que o tratamento adequado não possa resolver. Então uma mulher com ovários policísticos pode engravidar sim.

Meu marido já tem filho(s) então ele não tem problema de fertilidade!
Isso é um grande engano, pois a fertilidade do homem é bem sensível e pode ser afetada por vários fatores, como alterações hormonais, hábitos de vida, infecções, ... Então é muito importante que o homem também se submeta a um espermograma para avaliação da fertilidade, mesmo já tendo filho(s).

Cigarro, bebidas alcóolicas, drogas e maus hábitos de vida podem prejudicar a fertilidade!
Sim, verdade! Eles podem causar baixa de fertilidade, principalmente ao homem, além de trazer riscos a uma gestação.

Relações sexuais nos dias da ovulação resultam sempre em gestação!
Infelizmente não, mesmo se o casal tiver relações sexuais todos os dias, durante um mês, apenas 20% a 30% das mulheres irão engravidar.

Alimentos afrodisíacos aumentam a fertilidade!
Infelizmente não é bem assim, a libido não tem relação direta com a capacidade de gerar um bebê. Então, ainda que o casal pratique atividade sexual com regularidade, pode ser que não consiga engravidar facilmente.

Tratamentos de fertilidade sempre geram gêmeos!
Não, a taxa de múltiplos em tratamento de fertilidade acontece em cerca de 20% dos casos.

É preciso ter dois ovários e duas trompas para engravidar!
Não, é possível engravidar com apenas um ovário e uma trompa, desde que estejam saudáveis e com um bom funcionamento.

Mulher com útero invertido tem mais dificuldade para engravidar!
O útero invertido não dificulta uma gravidez, e nem impede sua evolução, pois isso não é uma anomalia uterina. A única ressalva é manter relação em posições que favoreçam a navegação dos espermatozóides, por exemplo, posição de quatro.

Se eu menstruo regularmente eu ovulo!
Não obrigatoriamente, vc pode estar menstruando e não estar ovulando, por isso é importante confirmar a ovulação com exames hormonais.

Se meu ciclo é muito longo ou muito curto eu não ovulo!
Ciclos menores que 24 dias tem mais chance de serem anovulatórios (sem ovulação), ciclos muito longos acima de 40 dias também, mas o melhor sempre é verificar com exames hormonais.

Posso ovular mais de uma vez no mesmo ciclo!
Sim, se vc tiver mais de um folículo dominante, principalmente em ovários diferentes e/ou quando se usa indutor de ovulação. Mas não é comum, geralmente quando um folículo rompe (=ocorre à ovulação) libera hormônios fazendo os outros regredirem.

Posso saber se engravidei pelo ultrassom (us)/ecografia!
Depende do tempo de gestação, só após as 5 semanas de gravidez, antes disso não é possível visualizar. Para se ter uma ideia, o saco gestacional deve ser visibilizado no interior da cavidade uterina com níveis séricos do Beta HCG a partir de 1.000 mUI/ml, a vesícula vitelínica quando acima de 7.200 mUI/ml e o embrião com batimentos cardíacos, acima de 10.800 mUI/ml.

Se houve um aborto espontâneo ou uma gravidez anembrionária é possível conseguir engravidar normalmente de novo!
Claro, mas é sempre bom 1o investigar o motivo do aborto ou problema gestacional, antes de tentar de novo, evitando uma nova perda, caso exista algum problema.

A ansiedade atrapalha na fertilidade!
Pode atrapalhar, a ansiedade pode causar alterações hormonais, podendo desregular o ciclo, dificultar a ovulação, levar ao atraso menstrual e a sentir sintomas psicológicos. Então, por mais complicado que seja, o melhor é tentar controlar ao máximo a ansiedade.

O médico pode ver se estou grávida pelo exame de toque!
O médico pode até desconfiar num exame de toque, no início da gravidez, que a mulher possa estar grávida, mas não tem como ter certeza, para isso ele vai indicar um exame de BCG.

Uma amiga tomou um remédio e conseguiu engravidar, então eu também vou conseguir!
Essa acho que é a afirmação mais errada e perigosa de todas. Cada tratamento, medicação é indicada para um determinado tipo de problema, o médico analisa o quadro da pessoa também para definir dosagem e tipo de medicação. Então não é porque alguém usou e funcionou que também vai funcionar com você, muito cuidado, pois grande parte das medicações hormonais, como indutores de ovulação, podem trazer muito mais riscos a sua fertilidade do que resolver o problema. Se vc acha que precisa de uma medicação, procure o médico, faça uma avaliação e verifique com ele se pode ser indicado para você.

Bom, minha dica é procure sempre se informar, converse com seu médico e tire suas dúvidas, muitas vezes a gente perde tempo por não fazer isso.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.