Fertilidade: Muco Cervical Hostil

O muco cervical é uma secreção produzida por alterações hormonais da mulher, sendo que cada fase do ciclo o muco se altera e no período fértil se torna como um facilitador, ajudando os espermatozóides a chegar até as trompas para encontrar o óvulo. 

Por problemas hormonais, imunológicos ou mesmo infecções o muco pode se tornar hostil aos espermatozóides, ou seja, se torna ácido (acidez vaginal) matando os espermatozóides e, ao invés de ajudá-los, causa infertilidade na mulher. Mas ainda há muitas controvérsias sobre este assunto, pois não há provas científicas concretas que isso realmente ocorra. Geralmente, em caso de ICSA, infertilidade sem causa aparente, é levantada essa hipótese do muco cervical hostil. 

O diagnóstico de muco hostil é incerto, usava-se o teste pós-coito, mas a maioria dos centros especializados em reprodução humana já abandonaram esse teste para dar diagnóstico, pois a falha no exame pode ser simplesmente a escolha do dia para realizar o exame, ou mesmo no método de realização e interpretação. Enfim, o método é falho e o fator cervical não está cientificamente comprovado como sendo algo que dificulta uma gestação. Pesquisas indicam, que cerca de 70% dos casais que tiveram um teste pós-coito ruim conseguiram engravidar naturalmente, ou seja, isoladamente, o exame não quer dizer muita coisa.

O tratamento pode ser a base de antibióticos, quando as causas são inflamatórias, complementação de estrogênio, coito programado e inseminação artificial.

Existem algumas opções naturais que podem ajudar, mesmo se vc não tem certeza se é esse o problema:

- tome muita água, ela ajuda a melhorar a hidratação interna e, conseqüentemente aumenta a quantidade de muco.
- escolha bem o tecido da sua lingerie, evite tecidos como lycra, prefira o algodão, pois ajuda a evitar infecções e melhorar a transpiração.
- aumente os cuidados com a higiene íntima, ela influencia a evitar fungos e infecções. Converse com seu ginecologista, ele tb pode ajudar com dicas e orientações.
- evite produtos de higiene íntima com perfumes fortes.
- alimente-se de forma mais saudável, por incrível que pareça, assim como para o homem, a alimentação pode influenciar, principalmente porque quando não nos alimentamos bem a imunidade fica baixa.

Uma outra indicação é a chamada ducha intima, ducha vaginal, feita uns 30 minutos antes da relação no período fértil, mas essa vale conversar com o médico e não deve ser feita seguidamente, no máximo um a 2 x por ciclo, pois pode diminuir muito a acidez interna, propiciando infecções.

Bom, espero ter ajudado você, ;)

Leia mais sobre o Muco Cervical.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade


Fontes de Pesquisa: 
http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/querosermae/ e http://www.clinicafecunda.com.br

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

2 comentários

  1. Boa noite! Estou muito triste pois peguei o meu teste pós coito e deu que meu muco é ácido, 100% dos espermatozóides estavam mortos. Já tinha lido q este teste não é confiável...mas já fazem 4 anos q tento engravidar.Precisarei fazer uma inseminação artificial, porém não tenho condições.Vou tentar essa ducha...estou muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, vc já fez outras investigações fora esse exame? Pois realmente não é algo que o médico tem usado mais.
      Me dá mais informações quem sabe consigo te ajudar de alguma forma.
      bj,
      Alê

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.