Incompetência Istmo-Cervical: Novo Dispositivo ajuda na Prevenção de Parto Prematuro!

O colo do útero é a parte do útero que faz ligação com a vagina, a abertura do útero. Durante a gravidez, forma-se um "tampão" de muco e secreção para fechar essa abertura, protegendo o útero de infecções e garantindo uma gestação saudável.

Numa gravidez normal, o colo do útero permanece firme, comprido e fechado até as últimas semanas, quando ele começa a amolecer, afinar e dilatar(abrir), para que o parto aconteça.

Ter insuficiência (ou incompetência) istmo-cervical quer dizer que seu colo do útero é mais fraco ou mais curto que o normal, o que pode fazê-lo dilatar e afinar sem que haja contrações, só pelo peso do bebê, levando a um parto prematuro, o que traz altos riscos ao bebê por ainda não estar preparado para nascer. 
Para tentar evitar que isso aconteça o procedimento utilizado é a cerclagem do colo do útero, um procedimento cirúrgico, uma espécie de costura feita no início da gestação e retirada quando o bebê está pronto para nascer. Agora, um novo dispositivo vem sendo utilizado para isso, o Pressário (imagem abaixo), um tipo de anel redondo de borracha ou silicone,, já utilizado para controlar incontinência urinária, tem mostrado com bons resultados.




Comparando a cerclagem com o pressário, os médicos têm indicado o pressário, por ser menos evasivo (agressivo) ao colo do útero, tendo, a princípio a mesma eficácia do procedimento cirúrgico. Podendo ser colocado entre a 18a e a 22a semana de gravidez, enquanto a cerclagem deve acontecer por volta da 12a semana.

Enfim, um novo tratamento, mais um passo para, quem sabe, no futuro, se consiga chegar a zero esse tipo de acontecimento.

Abaixo coloco a fonte, com o link para a matéria completa sobre o pressário, e mais informações sobre o assunto.

Alê
Blog Da Fertilidade à Maternidade

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.