A tempos penso em postar um pouco sobre esse assunto, que me parece pouco conhecido das mães, e pode ajudar bastante quando há dificuldades em amamentar.
Acho que toda mãe sonha em amamentar seu filho, mas nem sempre é fácil ou possível. Com a relactação, ou a translactação, e um pouco de esforço, em muitos casos, é possível manter a amamentação ou torná-la possível.
A relactação/translactação é uma técnica simples, que pode alimentar o bebê e fazê-lo não largar o peito, ou mesmo, fazer com que ele volte a pegar o peito da mãe. Consiste em usar uma sonda fina e um pequeno recipiente com leite materno (translactação) ou mesmo complemento (leite artificial), no caso relactação, preso ao corpo da mãe, conforme a imagem abaixo:Acho que toda mãe sonha em amamentar seu filho, mas nem sempre é fácil ou possível. Com a relactação, ou a translactação, e um pouco de esforço, em muitos casos, é possível manter a amamentação ou torná-la possível.
Essa técnica ajuda a estimular a produção do leite materno da mãe, já que o bebê faz a sucção e é indicada em várias situações: quando o leite da mãe (colostro) demora para descer, quando há baixa produção de leite materno, a mãe quer voltar a amamentar, ou mesmo, em casos de adoção, em que a mulher deseje amamentar, bebês cardíacos, que não podem fazer um maior esforço de sucção para mamar, bebês com dificuldade de sucção.
Instruções detalhadas da técnica (é indicado a orientação e demonstração de um profissional especializado):
- Coloque o leite artificial ou materno, no recipiente (pode ser um copinho, mamadeira ou seringa). É importante, utilizar o leite que o bebê já está acostumado.
- Coloque a ponta mais larga da sonda no recipiente e a outra prenda ao seio com uma fita adesiva (esparadrapo micropore), deixando a ponta da sonda bem junto à auréola e ao mamilo.
- Coloque o bebê para mamar, ficando atenta a pega. Ele sugará o mamilo e a sonda ao mesmo tempo.
- Controle o fluxo pressionando um pouco a sonda.
Obs.: a sonda deve ser Levine nº 4 (cateter estomacal, gástrico ou uretral).
Caso você queira aplicar a relactação/translactação, é importante não oferecer mamadeira, mas se for necessário oferecer o leite de outra forma, prefira um copinho, ou então, uma seringa. Um outro detalhe importante, os resultados começam a aparecer após uma semana aplicando a técnica.
Existem algumas marcas que oferecem o kit de relactação/translactação, como por exemplo, a Medela, kit Supplemental Nursing System, e a John Petter, kit Mama Tutti, esse acha-se mais facilmente no Brasil, em redes de farmácias e lojas de produtos de bebês.
Espero que essas informações ajudem, :)
Blog Da Fertilidade à Maternidade
Fontes de Pesquisa: http://bebe.bolsademulher.com/0-a-1-ano/materia/relactacao/,http://brasil.babycenter.com/thread/119974/relacta%C3%A7%C3%A3o---para-o-beb%C3%AA-reaprender-a-mamar-no-seio-e-aumentar-a-produ%C3%A7%C3%A3o-de-leite#ixzz2b95Wm7gA, http://www.gvinculo.com.br/2012/03/dificuldades-em-amamentar-e-relactacao.html, http://alimentosaudeinfantil.wordpress.com/2008/03/06/para-tudo-tem-jeito-a-pratica-da-relactacao/ e http://www.dicasdemae.com.br/2009/09/amamentando-mesmo-quando-a-producao-de-leite-diminui/
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Essa técnica eu não conhecia. Eu lembro que eu usei uma concha para proteger os meus mamilos, e ela ainda me aliviava das dores do acúmulo do leite e, de quebra, com o próprio movimento natural a concha, acabava massageando a região e estimulando meu seio para a mamada seguinte. Acessório simples e eficiente.
ResponderExcluirOi Roberta, eu tb usei as conchas de amamentação, me ajudaram muito tb. Bj, Alê
Excluir