A Maca Peruana e a Fertilidade!

O assunto desse post é a mais nova ‘menina dos olhos’ dos casais que estão querendo engravidar, então resolvi pesquisar um pouco sobre ela para descobrir, afinal, será que realmente pode ajudar nas questões de fertilidade?!

Bom, primeiro os dados técnicos :)

A maca peruana é uma planta, da mesma família do nabo e do rabanete, originária da Cordilheira dos Andes. Existem muitas lendas a seu respeito, que não acho que venham ao caso, e sim as reais propriedades nutricionais. Fala-se muito das suas propriedades fortificantes, aumentando a energia e a disposição, sendo comparada ao Ginseng, mas ainda são poucos os estudos científicos sobre ela.

Um dos maiores pesquisador, até então, de suas propriedades, é o nutricionista Gustavo Gonzales, que em seus estudos afirma que a maca tem um potencial afrodisíaco, o que já é interessante para um casal treinante, mas que além disso ela pode ajudar a aumentar a contagem de espermatozóides do ‘macho’ e aumentar a qualidade dos óvulos da ‘fêmea’. Isso por suas propriedade antioxidantes e ser um alimento muito rico em nutrientes, vitaminas, esteróis de plantas, minerais essenciais, aminoácidos e gorduras saudáveis.


Outros estudos, indicam também benefícios como:
- É uma planta que pode ser usada como suplemento alimentar, não tendo efeitos tóxicos, ou seja, podendo ser consumido por períodos prolongados.
- Regulador hormonal natural, como o inhame, tanto para o homem como para a mulher, agindo principalmente nos níveis de progesterona e testosterona). Com isso, ajudando na vitalidade, fertilidade, líbido e até menopausa.


A forma de uso geralmente é o consumo da farinha ou em cápsulas (fitoterápico), já que aqui no Brasil ainda é difícil encontrar. O uso da farinha, pelo que pesquisei, é o mais recomendado, por ser 100% natural, sem aditivos, sendo recomendado 2 a 3 colheres ao dia, por pelo menos 3 meses, para se ter algum benefício real. Podendo ser consumida com frutas, sucos, iogurte, ou mesmo adicionada a receita de bolos, pães, ... Quanto ao uso, é importante a avaliação, antes de consumir se não há há outros aditivos à formula, que não só o extrato da maca, principalmente na forma de cápsulas, pois pode ter outros efeitos além dos citados.


Contra-indicações, efeitos colaterais ou restrições: a maca tem um efeito desintoxicante, então pode causar efeitos colaterais nos primeiros tempos de uso como alterações intestinais, aumentar à oleosidade da pele, causando acnes e até no fluxo menstrual. A maca peruana não possui contra-indicações entretanto, é preciso avaliar possível alergias a planta, e seu uso não é recomendado para as pessoas que utilizam hormônios, pois pode intensificar ou inibir o efeito hormonal de medicações à base de hormônios. Mulheres que tomam anticoncepcionais orais ou fazem terapias de reposição hormonal devem consultar seu médico antes de utilizar a maca peruana. Pessoas com qualquer condição de doenças crônicas, doenças hepáticas (como insuficiência hepática, cirrose ou hepatite), doenças renais (como insuficiência renal) e alergias (alergias a alimentos, corantes e conservantes) só devem utilizar a maca com recomendação médica.

Para concluir, mais uma vez quero ressaltar que, pelo que pesquisei, os estudos ainda são escassos e não completamente comprovados. E que antes de sair consumindo é sempre recomendado à avaliação de um profissional competente, médico/nutricionista, para indicação do uso.

Alê
Blog Da Fertilidade à Maternidade


P.S.: Se gostou do post compartilhe o link, mas se for copiar peço que coloque a fonte com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar outras pessoas. Obrigada, Alê

Fontes de pesquisa: http://anutricionista.comhttp://dradeborafonseca.blogspot.com.br/2012/08/maca-peruana-o-que-e-beneficios-tudo-o.htmlhttp://www.jardimdeflores.com.br/ervas/a39maca.htm

Já curtiu nossa página no Facebook?! Passa lá é 
http://www.facebook.com/DaFertilidadeAMaternidade

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.