Gravidez: quando vou descobrir o sexo do bebê?

Toda a grávida, em início de gestação, acho que tem essa curiosidade de quando vai descobrir o sexo do bebê. Em alguns países e até no Brasil, tem se tornado moda manter o segredo sobre o sexo do bebê até o dia do Chá de Bebê, tornando um evento de revelação surpresa, algumas vezes até para os pais, que pedem para o médico escrever, mas não contar o sexo, para que o envelope só seja aberto no dia da revelação. Eu e, penso que, como a maioria das mulheres, não ia conseguir fazer isso, a curiosidade e até a minha praticidade me impediriam, hehehe.
Existem muitas simpatias e mitos populares em torno desse assunto, como, por exemplo, se a grávida tiver desejo de doce é menina, se for de salgado é menino, ou se a barriga for pontuda é menino, se for redonda é menina :)..

Existe também uma tabela baseada na cultura chinesa, a famosa Tabela Chinesa, que é bem popular, é baseada nas fases da lua, data da concepção e idade lunar da mãe na data da concepção (idade lunar = idade + 1, para mulheres nascida entre os meses de Março a Dezembro, mulheres nascidas em Jan e Fev a idade lunar é igual a idade real). Eu acho bem interessante, mas a título de diversão, pois não há comprovação científica, até onde sei, e já vi muitos casos que deu errado. Eu fiz o teste e deu certo para minhas duas gestações, pelo menos nesta versão que eu tenho, tem várias circulando por aí, por isso também vamos considerar apenas uma brincadeira. E se for pensar, qualquer método ou simpatia tem 50% de chance de acertar, :D

Mas, comprovadamente, o que se sabe é que: o sexo do bebê só se forma por completo na 15a semana de gravidez, então, pelo ultrassom, você terá certeza a partir da 15a ou 16a semana. 

No ultrassom entre a 12a e a 13a semana, a chamada TN (Transluscência Nucal) ou Rastreamento Cromossômico, muitos médicos já conseguem indicar a maior possibilidade do sexo, se o bebê colaborar, mas as chances de acerto são de no máximo 85%, isso porque nessa fase o bebê tem apenas o chamado tubérculo genital ou apêndice genital, que, conforme o grau de inclinação, o médico pode dizer se há maior chance de menino ou menina.



Além do ultrassom existe um exame de sangue chamado Sexagem Fetal, baseado no DNA do bebê que já está no sangue da mãe, que já pode indicar o sexo do bebê, com uma boa precisão, quase 100%, a partir da 8a semana de gravidez, esse é para os pais mais ansiosos :)

Hoje também já existe um teste de farmácia, chamado Menino ou Menina, que pode indicar o sexo do bebê a partir de 10 semanas de gestação, como um exame de gravidez, ele é feito com a 1a urina da manhã e tem uma precisão de 82% de acerto. Mas como o preço é até maior que uma sexagem fetal, não me parece que vale muito a pena.
Como sou um pouco desconfiada, preferi mesmo aguardar o ultrassom nas 16 semanas de gravidez e comer aquele chocolate 30 mins antes do exame para ver se o bebê se mostrava para o médico, hehehe, no meu caso funcionou ;)


Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.