A evolução das tecnologias para o acompanhamento das gestações, garantindo uma gravidez com saúde para mãe e embrião, está trazendo uma nova realidade a obstetrícia. Certos de que a gestação é saudável, os pais agora focam sua expectativa em conhecer o sexo do bebê, com uma antecedência cada vez maior. Hoje a Determinação do Sexo Fetal é um exame simples, realizado através de uma amostra de sangue colhida da mãe, onde é possível analisar o DNA do feto e informar o sexo do bebê.
O pequeno questionário que se segue é composto pelas principais questões recebidas diariamente pelo CTN. Outras informações podem ser obtidas através de nossa Assessoria Científica ou pela Central de Atendimento.
1. O que é e para que serve o exame de sexagem fetal?
É uma técnica de biologia molecular que permite detectar o sexo do bebê através de uma simples amostra de sangue da mãe. Como há células fetais circulando no sangue materno, o exame é baseado na identificação de partes do cromossomo Y do feto no sangue da mãe. A presença destas partes indica gestação de um menino, pois apenas homens possuem este cromossomo. A ausência por sua vez indica a gestação de uma menina.
2. Quem está apta a fazer o exame?
Todas as gestantes podem fazer o exame. Uma vez que o teste não detecta a gravidez, mulheres não grávidas terão indicação de gestação de uma menina, pois não possuirão DNA masculino em seu sangue.
3. Existe limites na idade gestacional para a realização do exame?
O teste pode ser realizado com qualquer idade gestacional, mas está indicado a partir da 8ª semana de gravidez. A partir desse período, a quantidade de DNA fetal circulando no sangue materno é suficiente para conferir 99% de acerto no resultado.
4. Como funciona o teste em gravidez gemelar?
Gêmeos univitelinos compartilham o DNA e terão mesmo sexo, sendo o resultado válido para ambos. Em gêmeos bivitelínicos, com mais de uma placenta, a presença do cromossomo Y indica que um dos bebês é do sexo masculino, não podendo determinar o sexo do outro bebê. A ausência de DNA masculino indica gravidez de duas meninas.
5. Qual o prazo de entrega dos resultados?
O resultado é liberado 8 dias úteis após a entrada do material no Laboratório.
6. O teste pode indicar alguma anomalia com o feto?
O formato em que o teste é oferecido permite apenas a determinação do sexo fetal. Para a triagem e o diagnóstico precoce de anomalias no feto, outros exames são necessários, como o Teste do Risco Fetal e o Cariótipo (entre outros) conforme a orientação médica.
7. O teste pode estar errado?
Todo exame laboratorial tem uma chance de estar errado, pois a biologia não é uma ciência exata. A experiência com este teste ainda é pequena, mas a tabela do termo de consentimento mostra o índice de acerto do teste, aferido na prática, e ele não é de 100%.
Fonte: CTN
Oi Alê...
ResponderExcluirotimas informacoes...
eu fiz o exame na 8 semana e deu certinho!!!Unica coisa ruim é que nao aceitam convenio e o preço é meio salgado - custa em média R$ 400,00
E precisa levar uma requisicao medica.
bjocas
Oi amiga, pois é o preço q não é nada bom, hehe, tem q pensar bem. Obrigada pelas informações, sempre pode ajudar outras meninas.
ResponderExcluirbjokas
Fiz o exame menos de oito semanas e deu menina gotaria de ter um meniono, pois já tenho uma menina, o exame pode ter dado errado por não ter completado as oito semanas!!!
ResponderExcluirOi querida, sim pode acontecer, mas as chances são pequenas.
ResponderExcluirbj