Cisto de Corpo Lúteo: o que é? Por que acontece? Entenda!

O corpo lúteo é é uma "cicatriz", ou seja, o folículo cresceu, amadurece e se rompe para a saída do óvulo do ovário, esse folículo que murcha torna-se uma espécie de cicatriz. Essa cicatriz torna-se uma glândula pequena e temporária conhecida como corpo lúteo ou corpo amarelo.



O corpo lúteo produz grandes quantidades de estrogênio e progesterona preparando a mulher para uma concepção. Se a gravidez não ocorrer, o corpo lúteo geralmente desaparece. Porém, o corpo lúteo pode encher-se de fluído, o chamado cisto de corpo lúteo, ou de sangue, o chamado cisto de corpo lúteo hemorrágico, ficando no ovário. 
Neste caso, a ovulação aconteceu, mas o corpo lúteo (que parece uma bolsinha murcha), se enche de líquido, formando um cisto. Deve ser acompanhado, caso a menstruação atrase, ou em caso de dor, o que não é muito comum.

Os cistos de corpo lúteo são menos freqüentes que os cistos foliculares. Ele não traz riscos à gravidez e, geralmente, não interferem na produção hormonal ovariana e nem com o padrão ou duração do ciclo menstrual, porém, excepcionalmente, podem persistir funcionalmente ativos por mais de 2 semanas, que é o período médio de duração da fase lútea. Nesta eventualidade, haverá uma continuidade da produção de estrogênio e progesterona que impedirá a descamação do endométrio, provocando um atraso menstrual.

Paralelamente, o crescimento do corpo lúteo, quando acima de 5cm, poderá provocar uma dor no baixo ventre e ao toque vaginal ou à ultra-sonografia pode ser confundido com uma gravidez ectópica. Este quadro é conhecido como “Síndrome de Halban” e uma dosagem negativa das gonadotrofinas coriônica confirmará o diagnóstico. A maioria das pacientes se apresentam com uma dor aguda, com uma duração geralmente menor que 24 horas, embora algumas se prolonguem por até 7 dias. Aproximadamente um quinto das pacientes relatam o acidente ocorrido durante o ato sexual. A ultra-sonografia poderá confirmar a presença de um cisto ovariano e de líquido no fundo de saco de Douglas. A dosagem do beta HCG afastará a possibilidade de uma gravidez ectópica rota. 

A conduta é simplesmente aguardar, quando não há dor abdominal. Em casos mais graves de dor excessiva, sangramentos, taquicardia ou hipotensão a intervenção cirúrgica pode ser necessária. A laparoscopia ou laparotomia confirmará o diagnóstico e o sangramento poderá ser controlado por cauterização, por coagulação à lazer ou pela ressecção do corpo lúteo. Mulheres que usam anti-coagulantes estão particularmente propensas a apresentar este problema, bem como a recorrência de cistos nos ciclos futuros.

Fontes de Pesquisa: Site de Ginecologia, http://hugojoaquim.com.br, E-family

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

26 comentários

  1. Oi Alê muito legal e instrutivo o seu blog. Parabens!!!!!

    ResponderExcluir
  2. boa tarde

    estou gravida de 12 semanas na minha segunda gestação fiz o trans ontem porem deu cisto corpo luteo no ovario direito medindo 4,10 x 2,66 cm. tem algum problema e prejudicial ao bebe ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não traz riscos para o bebê, o cisto de corpo lúteo é normal pós-ovulação até a formação da placenta. Mas leva o exame para teu médico avaliar, que ele vai te dar a orientação correta, possivelmente na próxima ultra já deve ter diminuído.

      Excluir
  3. Cisto de corpo lúteo hemorrágico adianta a menstruação demora mais tempo pra ir embora

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, descobri que estou com um cisto lúteo hemorrágico. AlgueA podee ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle, é importante levar teu exame para o médico avaliar, geralmente ele some na próxima menstruação.

      Excluir
  5. fi uma trans pq passei 40 dias mestruando e o laudo deu cisto de corpo luteo medindo 4.1 minha Go falou q provável q eu tenha ovulado estou atrasada com seios doloridos e queria saber se posso ter conseguido engravidar ou se o atraso e devido ao cisto.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o mais provável é ser devido ao cisto, mas se teu médico disse que vc ovulou o melhor é fazer um teste pra avaliar.

      Excluir
  6. Oi boa tarde estou com um cisto corpo lúteo no ovário direito pode ser gravidez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, mesmo com o cisto vc pode ter ovulado, então pode ter engravidado.

      Excluir
  7. Fiz uma transvaginal hoje pois estou com a menstruacao atrasada . no laudo veio Ovario direito exibindo cisto funcional que mede 22,5x17,2 avascular ao dopler colorido. como estamos tentando engravidar nao sei se isso pode ser um sinal.Alguem pode dar opiniao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pela tua descrição existe um cisto no ovário, talvez o motivo do atraso, mas é importante o médico avaliar as imagens, espessura do endométrio, para fazer uma avaliação correta.

      Excluir
  8. oi boa tarde minha mestruaçao esta atrasada a 4 meses fiz transvaginal e acusou foliculo dominante ai passei mal e senti muinta colica a medica pediu uma ultra abdominal total ai apaceceu formaçcao cistica unicular e sem componente solido no ovario direito medindo 4,3;4,0;4,0 cm com acentuado flouxo vascular periferico apresentando corpo lute o q quer dizer isso alguem me ajuda esse resultado quer dizer q posso estar gravida alguem ai me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, o resultado indica que vc ovulou, se vc teve relação sem proteção, pode ter chance de engravidar.

      Excluir
  9. Olá fiz uma ultrassom trasvaginal e deu cisto corpo luteo hemorrágico no ovario esquerdo medindo 5,2×4,4 tou tentado engravida isso e um bom sinal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina, indica que vc ovulou, se vc não engravidar e nem a menstruação descer, é importante voltar no médico para reavaliar o cisto. Mas tomara que vc já tenha conseguido teu positivo.

      Excluir
  10. boa tarde, estou grávida de 6 semanas, tive uma dor muito forte uns dias, mas agora a dor parou, o médico não viu nada no útero apenas presença de fluxo sanguíneo, ele viu algo no meu ovário q está sendo investigado como sendo gravidez ectópica ou corpo luteo hemorragico. O q quer dizer esse fluxo sanguíneo no útero? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alane, infelizmente só com mais exames para o médico avaliar corretamente, o cisto de corpo lúteo não é pra causar fluxo sangüineo no útero. Acho que o médico precisa avaliar a taxa de HCG e uma nova ultra daqui uns dias.
      Que corra tudo bem.

      Excluir
  11. Boa noite! tudo bem? Vi alguns comentários seus em alguns blogs e acho vc o máximo. Uma dúvida, cisto hemorrágico é a mesma coisa que corpo lúteo hemorrágico? Outra dúvida: tenho um cisto hemorrágico no ovário direito, quer dizer que não ovulei. Pode acontecer a gestação ainda neste ciclo, ou terei que esperar por uma nova tentativa? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, tudo bem. Que bom que vc gostou do que eu posto, fico muito feliz! :D
      Qnto a tua dúvida, é diferente, o cisto de corpo lúteo acontece depois da ovulação, o cisto hemorrágico acontece antes e desse cisto não é gerado um óvulo. Vc pode ter ovulado de outro folículo, tem vezes que temos mais de um folículo, mas apenas um deles, normalmente, gera um óvulo. Não sei se vc vc fez ultrassom nesse ciclo, se fez dá uma olhada se consta a medida do teu endométrio e se tem alguma outra indicação como líquido livre ou outros folículos/cistos funcionais, com mais informações dá pra ter mais alguma ideia se tem chance de ovulação.
      bjsss,
      Alê

      Excluir
  12. Me chamo Janaína fiz transvaginal apareceu útero com espessamento endrometeial ( reação decidual ) 14mm , no ovário direito cisto luteu . Estou gravida , agora estou tendo sangramento vou fazer outra ultra pra ver como está

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaína, está compatível com gravidez. Mas sangramento é sempre preocupante o qnto antes o médico avaliar melhor.

      Excluir
  13. Oi fiz um ultra Vacinal e deu um formação de cisto hemorragico de corpo luteo ,antes disso tinha tido relação possa haver uma gravidez ou não é possível ?

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.