Endométrio: como funciona o ciclo endometrial

O endométrio é a mucosa que reveste a parede uterina, formado por fibras musculares lisas e estimulado por hormônios ovarianos chamados estrogênio (produzido pelos folículos) e progesterona (produzida pelo corpo lúteo ou amarelo), tem um aumento na sua espessura devido à grande concentração destes hormônios no sangue (ocorrendo o contrário na menstruação).


É o endométrio que permite o alojamento do embrião na parede do útero (nidação). É ele também que, durante os primeiros meses de gravidez, permite a formação da placenta, que vai proporcionar, ao longo de toda a gestação, nutrientes, oxigênio, anticorpos, e outros elementos, bem como eliminar todos os produtos tóxicos resultantes do metabolismo, essencial à sobrevivência, saúde e desenvolvimento do novo ser.

O ciclo do endométrio tem 3 fases

Fase Proliferativa:

Quando começa um novo ciclo menstrual, o endométrio está praticamente todo descamado em conseqüência da menstruação precedente.

Durante a primeira fase do ciclo ovariano, o estrogênio faz com que haja a proliferação das células do estroma e das células epiteliais, dobrando ou até triplicando a espessura do endométrio, adicionando vasos sangüíneos e desenvolvendo glândulas exócrinas.


Fase secretora:

Na segunda fase, há um aumento na secreção de estrogênio e progesterona: o que irá promover a proliferação celular, além de proporcionar intumescimento e desenvolvimento da secreção do endométrio.

Durante esta fase, o endométrio atinge sua espessura máxima, o que equivale à 4 ou 6 vezes do endométrio do início do ciclo.

O principal objetivo das alterações que acontecem nesta fase, é de tornar o endométrio secretor e propício para receber e nutrir o óvulo fertilizado.

Para nutrir o óvulo fertilizado, o endométrio produz grandes quantidades de reservas nutritivas. A primeira nutrição que o ovo em divisão recebe é o "leite uterino" (líquido rico em carboidratos, secretado pelo endométrio).

Há, também, durante o ciclo uterino, uma alteração no muco cervical, que passa de uma secreção grossa e inelástica durante a fase proliferativa, para uma fina e aquosa. E, torna-se tão grosso quanto no início, após a luteinização.


Menstruação:

No final do ciclo ovariano, há uma redução brusca e rápida nos níveis de estrogênio e progesterona, ocasionando a menstruação.

Há uma consequente diminuição da estimulação das células do endométrio, e uma involução do endométrio, para uma espessura, aproximadamente, 65% menos que a anterior. Além disso irá ocorrer uma vasoconstricção dos vasos sangüíneos, que juntamente com a perda de estimulação hormonal, levarão à uma necrose do endométrio.

Gradualmente, há um desprendimento das camadas necróticas externas, do útero. Depois de, aproximadamente, 48 horas após o início da menstruação, todas as camadas pertencentes à porção mais externa do revestimento endometrial, irão se separar na cavidade uterina.

Geralmente, depois de três a sete dias, termina a perda de sangue, que pode chegar até 50 ml.

Fontes: Wikipéia e http://www.hospvirt.org.br 

A espessura do endométrio fica, em média, menor que 7mm até o dia da ovulação(meio do ciclo) depois ele cresce, engrossa, ficando entre 7 a 18mm, em média. Na ovulação é importante que ele tenha pelo menos 7mm para, caso o óvulo seja fecundado, seja possível que ele se implante ao endométrio para que a gestação evolua.

Leia também:


Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!


O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email. Alê

163 comentários

  1. Boa Tarde Alê!
    Eu vi em uma reportagem que a parede uterina deve ter a espessura de 20mm para ocorrer uma gestação, meu exame apresenta eco endometrial centrado homogeneo com 13mm, e já faz tempo que estou tentando engravidar e não consigo isso pode estar interferindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, para cada fase do ciclo o endométrio atinge uma espessura, mas para que a fixação ao útero aconteça ele tem que atingir pelo menos 7mm e depois ir engrossando mais e mais até por vola de 15 a 20mm, que é quando a menstruação desce ou quando se descobre a gestação e ele segue evoluindo. O seu está com uma espessura boa para a fase pós-ovulação.

      Excluir
  2. oiii acabei de sair do medico uso o diu mirela resultado do meu exame utrasson endovaginal foi espessura do eco endometrial 20 mm, o medico assustou disse o louco nunca vi isso, logo suspeitou gravidez ja fiz o exame mas nada esta confirmado ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a espessura do endométrio tem muito haver com o período do ciclo em que vc está, por exemplo se está próx. de menstruar ele fica mais grosso, na gravidez tb. Se tem chance de gravidez, o melhor mesmo é fazer o exame.

      Excluir
  3. Bom dia! meu eco endometrial esta com 6,0 mm e o volume uterino 31,4 cm³, no meu útero tem dois pontos pretos não muito grandes mas bem visíveis, por aqui não consigo te mandar a imagem. Minha menstruação esta atrasada a um mês, uma menina me disse que meu eco endometrial e o volume do útero não são compatíveis com uma gestação, eu fiz essa ultra dia 3/11/15 e minha M esta atrasada desde o dia 13/10/15

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o endométrio está fino mesmo para uma gravidez, é importante levar para o teu médico avaliar certinho, é mais provável que vc não tenha ovulado ou tenha formado algum cisto.

      Excluir
  4. Boa tarde.
    Dia 30/12 parei o aco(anticoncepcional) para poder trocar de medicacao. Em 07/12 aconteceu relacao sem preservativo. Em 09/12 fui fazer exames de rotina e o us transv deu endometrio de 5mm com um *polipo* segundo a ultrasonografista, que disse q gravidez seria a ultima hipotese. Este possivel *polipo se encontra bem no local da implantacao de um possivel embriao segundo ela. O que vc acha? Eu usava aco imendado sem menstruar. Em 30/12 eu parei o anterior e em 02/12 comecei o novo anticoncepicional. Posso estar gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pela espessura do endométrio acredito que não seja gravidez, mas o melhor é fazer um exame beta HCG para ter certeza absoluta, já que a médica não teve segurança do disgnóstico.

      Excluir
  5. Parabéns pelo post. Nossa, você é super atenciosa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Ola boa noite. Estou em fase de tratamento fiv esta pra fazer a transferência do meus embriões do dia 4 ao dia 6 agora de janeiro. Menstruei dia 19 de dezembro e fiz us dia 23 meu endométrio tava com 5,4 mm esse e um valor bom pra essa faze?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o endométrio deve ir espessando(aumentando) até o dia da transferência, estava com uma boa espessura para o período, mas para à implantação deve estar acima de 7mm, o que acredito que vai acontecer. Que dê tudo certo!
      Alê

      Excluir
  7. Ola boa noite fiz um controle de ovulação esse mês e teve uma coisa que me deixou encucada nos primeiro US apareceram 4 folículos em cada ovário e o endométrio de 11mm não havia folículo dominante mas em todos os exames tive dificuldade de visualização por causa de gases isso foi no 15 DC terminei minha US no 28 DC um folículos dominante de 2,6 avascular e endométrio de 21,2mm o médico me receitou ultragestan de 10o o que significa tenho chances de gestação ... Outra coisa a us TB com dificuldade de visualização por favro me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hello, se houve ovulação sim, pelo que entendi até o 28o dia do ciclo ainda não tinha ocorrido a ovulação ou se houve, não está no relato. O médico deve ter indicado o utrogestan porque vc estava para ovular ou já tinha ovulado, nesse caso tem chance de gravidez.
      A dificuldade de visualização pode ser pelo equipamento ou por ser abdominal ao invés de vaginal, mas isso só o médico vai conseguir avaliar corretamente.

      Excluir
  8. Oi, em 2015 minha monstra, Q sempre foi irregular, teve ciclos de Aprox. 90 dias...a última foi dia 26/11/2015, em dezembro não veio até hoje. Fiz um teste de farmácia negativo no dia 25/11/2015. Depois disso, não lembro a data, comecei a ter secreção na mama...e iniciei tratamento com "ovarium" (homeopatia)...minha última monstra veio só 3 dias com sangue vivo e ela geralmente Eh de 7dias e vermelho muito escuro tipo cor de vinho e depois fica a borra de café...comecei a sentir pontadas na barriga, minha cólica geralmente Eh só um incômodo e peso na barriga...aí decidi fazer uma ultra transvaginal onde meu endométrio deu espessamento de 15mm, colo fechado e seco...o médico disse que pode ser que a monstra venha em 2 a 3 semanas ou pode ser o início de gravidez Q ainda não dá P detectar...não fiz outro beta por medo, já recebi tantos negativos Q To meio traumatizada...o Q vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu esperaria o tempo que o médico disse que a menstruação pode vir para fazer um outro teste. Caso seja negativo, é bem importante procurar um bom ginecologista para avaliar, a secreção nos seios pode indicar um problema de prolactina (hormônio) muito alto e, neste caso precisa de tratamento adequado o quanto antes, até caso vc tenha engravidado é importante avaliar.

      Excluir
  9. Oii estou gravida de 2 semanas endometrial medindo 2,2 tem algum problema na minha gravidez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, se é 2,2cm está normal, mas leve para teu médico avaliar.

      Excluir
  10. Fiz uma transvaginal e meu útero é AVF com endométrio espessura 0,3cm,tem possibilidades de gravidez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pela espessura do endométrio me parece que não.

      Excluir
    2. Também Fiz o meu está com aspecto secretor de 0.8 cm ser A que tenho chances de está grávida?

      Excluir
  11. Olá.. Fiz uma ultra hj e gostaria de saber se quando está menstruando e normal o endométrio ficar fino?
    Depois conforme vai entrando no período fértil e aí que volta ficar grosso novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, no início do ciclo vc menstrua e a menstruação é o endométrio que descama do ciclo anterior, aí ele vai engrossando aos poucos até a próxima menstruação.

      Excluir
  12. Olá parabéns pelo poste e ótimo

    ResponderExcluir
  13. Olá, no dia 10/01/2015 sofri um aborto espontâneo eu estava de 8 semanas e queria muito ter esse bebê, ontem uma uma ultra e meu endométrio está com 11,6 mm de espessura, gostaria de saber se está normal? Detalhe nas minhas contas eu ovulei domingo e tive relação normal sem me previnir, pois quero tentar uma nova gravidez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane, sim está normal, sinal que seu útero se recuperou bem. Procure tomar ácido fólico diariamente e assim q descobrir uma nova gravidez já procure seu médico, para cuidar bem e sair tudo certo. Sinto muito pela sua perda, é muito difícil. Espero que logo vc consiga. Bj, Alê

      Excluir
  14. Olá ! Fiz eco no 14 dia e já tinha ovulado, tem corpo luteo de 1,5 cm e endometrio com espessura de 6 mm com aspecto secretor. Tem possibilidade de gravidez ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Faby, ainda era cedo pra saber, o endométrio ainda estava fino, o melhor é aguardar o atraso menstrual.

      Excluir
  15. Oi
    Meu endométrio deu 12 km, fiz um teste de farmácia q deu positivo,e um exame no hospital com urina tbm é deu positivo, mas na minha transvaginal o medico não disse nada sobre saco gestacional nada estou com duvidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi possivelmente vc está com menos de 6 semanas, aí não aparece nada na ultra, o melhor é fazer um exame de sangue beta HCG quantitativo, pra avaliar de qntas semanas vc está.

      Excluir
  16. Olá, parabéns pelo blog e pela gentileza em responder nossas dúvidas. A minha pergunta é a seguinte: no 13 DC fiz uma ultra e o endométrio estava com 10 mm trilaminar. Minha média receitou choriomon m no 14 DC e progesterona do 16 DC em diante. No entanto, fiz uma nova ultra no 25 DC e meu endométrio estava com 9.5 mm aspecto homogêneo. Havia corpo lúteo. Para essa fase do ciclo ele deveria estar bem mais espesso certo? Com essa espessura não consigo engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que vc gostou :)
      Quanto a sua dúvida, bom, o endométrio nesse tempo já deveria ter espessado mais, não quer dizer que vc não consiga engravidar, mas é um ponto para a tua médica avaliar, se vc não conseguir neste ciclo.
      bj,
      Alê

      Excluir
  17. Boa noite estou com a menstruação atrasada a 25 dias e endométrio medindo 8 será que vou menstruar? Desde ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, pela espessura acho que ainda pode demorar um pouco, geralmente a menstruação vem quando atinge pelo menos uns 15 mm.

      Excluir
  18. Olá ,boa tarde! Tenho 38 anos , fiz uma utra transvaginal, com útero antv, medindo 7.6x4.0x4.3 cm (vol=68.4cm3) parede posterior medindo 1.4 cm
    Parede lateral direita medindo 1.8x1.8 cm
    Eco endometrial 0.4 cm de espessura.
    Ovário direito não visualizado
    Ovário esquerdo medindo2.5x2.0x1.9 cm nos maiores diâmetros (vol=4.9 cm3) de textura usual, com volume normal.
    Meu médico disse que eu estava com miomas uterinos.
    Tenho uma filha de 15 anos e tomo anticoncepcional , ainda posso engravidar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mesmo, com mioma é possível uma gravidez, mas se for em uma localização que atrapalhe uma gravidez, ou que esteja causando descontroles hormonais, talvez tenham que ser retirados antes de uma nova gravidez.

      Excluir
  19. Fiz uma transvaginal e a conclusão do exame deu espessamento endométrial, meu endométrio estava medindo 19mm, aí o médico pediu outro ultra pra ver se tinha "limpado" senão teria q fazer curetagem, fiz outra transvaginal 7 dias após parar a menstruação e meu endométrio ta medindo 16mm,ta normal ou terei q fazer a curetagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joh, é complicado avaliar, o ideal seria ter feito logo após a menstruação, o médico vai ter que ver as imagens, qual a suspeita dele sobre esse espessamento, para então avaliar se é o caso ou não de fazer o procedimento.

      Excluir
  20. Bom dia...amei o blog....em agosto de 2015, foi a ultima vez que usei contraceptivo injetável...até janeiro deste ano, não menstruei...em janeiro fiquei 18 dias com sangramento. Tomei medicação e parou. Com intervalo de 13 dias, desceu de novo....fiz uma UTV, no 7 dia de menstr. que deu cisto no ovário direito do tamanho do ovário e endométrio com espessura fundica de 0.82....o endometrio está muito espesso? Pode ser câncer no endometrio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vc não colocou a unidade de medida se mm ou cm. De qualquer forma, se for em mm está muito fino, o que é normal acontecer se vc está com cisto e disfunção hormonal, e se se for em cm está normal. Me parece que não tem indício de problema mais sério, e sim descontrole hormonal pela injeção, que tem uma carga hormonal muito alta. Mas claro, é importante levar os exames para o teu médico, ele vai conseguir dar um diagnóstico.
      bj,
      Alê

      Excluir
  21. Bom dia fiz um US deu endométrio de 200mm pode ser gravidez os ovários não estão grandes usei indutor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, só pela espessura do endométrio não dá pra concluir, pois o endométrio tb fica mais grosso antes da menstruação, mas tb pode ser gravidez.

      Excluir
  22. Olá bom dia, gostaria de saber quando o endometrio está abaixo de 2 significa que o endometrio é fino ou que a menstruação está pra descer? No meu exame deu 1.1, queria saber o que isso significa mais ou menos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se dor 1,1cm está normal para o período pré-menstrual, se for mm, está muito fino.

      Excluir
    2. Obrigada, é 1.1 cm

      Excluir
  23. O Clomid pode deixar o endometrio mais fino?

    ResponderExcluir
  24. Ola boa tarde, tenho 39 anos fiz us no 13 dia depois da menstruacao e o endometrio esta 0,5 mm. O restante tudo normal.sera se tenho chance de engravidar.desde ja obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, o endométrio está compatível com essa época do teu ciclo, mas é preciso avaliar os ovários para saber se vc está ovulando, pra então poder tirar algum conclusão sobre fertilidade. Abraço, Alê

      Excluir
  25. Boa noite
    Bom eu estava com atraso de 6 dias mas como estava sentindo cólicas achei quw era a mestruacao que viria já havia feito vários testes e nunka dava nada acabei esquecendo
    Minha última mestruacao foi dia 24 de fevereiro de 2016
    Comprei um teste de farmácia no dia 27 no domingo deu positivo
    Fui pra maternidade e diz o beta deu positivo
    Na segunda dia 28 fiz uma trans mas ainda não dava pra ver nada pois a doutora disse quw ainda estava completando 4 semanas
    Meu endometrio estava com 12mm de espessura
    Ela me disse que só aparece o saco gestacional com 6 semanas
    Isso é verdade ?
    E normal ?
    Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, sim, pelo teu relato vc deve ter engravidado em março, então é recente, só mesmo com 6 semana para visualizar no ultrassom. Parabéns!
      Alê

      Excluir
  26. Ale, bom dia. É só uma dúvida que tá me torturando. Tive relação com camisinha dia 26/02/16(15:00 sexta feira)a camisinha sumiu, não imaginei que ela avia entrado pra dentro da vagina, só descobri dois dias depois (12:00 domingo) porque saiu sozinha. tomei imediatamente a pilula do dia seguinte e menstruei dia(05/03/16) com muita cólica. Até aí tudo bem, queria saber se não estou grávida pois mestruei, ou se preciso esperar a menstruação desse mês vim pra mim ter certeza? E pra tá vindo mais ou menos dia (01/04/16). Só que há duas semanas minha barriga começou a crescer embaixo do umbigo, tá dura, inchada sinto muita dor no estômago, nas costas cansaço, gases, parece que minha bexiga tá sempre cheia.. Tô desesperada , pode ser gravidez ou é só um efeito da pilula. Por favor me dá uma luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, acho que as chances de gravidez são bem baixas se tua menstruação veio normal. Quanto a indisposição, o acidente, pode ter te causado uma infecção, ou mesmo irritação interna, pelo corpo estranho que ficou em vc. Eu acho melhor vc procurar o médico, pois se for isso, o quanto antes tratar melhor. Outros sintomas podem ser da própria pílula ou da ansiedade, de qualquer forma eu procuraria o médico. bj, Alê

      Excluir
  27. Olá, você é atenciosamente a oque faz. Então, a minha última menstruação foi 1/02/16, até hoje dia 01/04, não veio. Fez exame de sangue e urina e deu negativo, fiz exame de hormônios e tudo normal, exame de preventivo também normal. Fiz uma US no dia 23/03,eco endometrial bem delineado, medindo 7mm de espessura, apresentando pequeno cisto anecóico e regular, medindo 3mm. Minha médica pediu para esperar dois meses para ver se a menstruação desce, caso isso não ocorra irei fazer todos os exames novamente. Sinceramente estou preocupada, pois minha menstruação nunca atrasou, de a sua opinião. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alane, teu endométrio ainda está fino, acredito que vc não tenha ovulado, fazendo com que à menstruação não desça. Não conheço teu histórico, mais talvez fosse bom fazer uma nova ultra daqui um tempo, para verificar se o cisto ou o endométrio cresceram.
      Abraço,
      Alê

      Excluir
  28. Olá, fiz uma ultra no dia 28/03 e meu endométrio estava com 11mm e no dia 31/03 estava com 0,5. Ainda não menstruei e só espero minha M pro dia 09/04. O que significa? Vou menstruar antes? Pq ainda nem sinal da M e inclusive ovulei tem uma semana quando o endométrio aparecia com 11mm. O médico pode ter errado? Pq pelo que sei o endométrio só diminui quando há menstruação certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ellen, a tua médica vai precisar analisar melhor os 2 exames e conhecendo teu quadro vai poder ter uma conclusão. pode acontecer de haver um pequena diferença de medida, mas acho bastante, só se houve algum erro de digitação ou se vc teve algum sangramento neste meio tempo. Enfim, é complicado tirar alguma conclusão sem conhecer todo o quadro, por isso é importante ver com teu médico, ou mesmo com o médico que fez a ultra.

      Excluir
  29. Oii, entao minha historia é longa kk
    tomo ac a 5 meses, dia 19 de janeiro tire relação com coito interrompido e dia 24 de janeiro menstruei normal, depois disso n tive mais relaçao, em fevereiro veio dia 21 normal e agora em março veio dia 20 bem reduzido, mt pouco sangue e aguado,em todos esses meses ja fiz varios testes de sangue e de farmacia e sempre negativo, e trabalho com em uma clinica de ultrassom e sempre as medicas fazem ultrassom em mim, e meu endometrio nao passa de 4,0mm (quase impossivel um embrião se implantar certo?) entao vc acha que ainda corro esse risco de engravidar, ou isso tudo ja esta virando psicologico?? sinto dores nos seis, barriga inchada, mesmo sabendo que ja mesntruei e nao tem nada no meu útero. Obrigada !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, pelo que entendi vc toma anticoncepcional, então não tem motivos pra desconfiar de gravidez, ainda mais depois de ter menstruado e feito vários exames negativos. O endométrio fino assim tb não teria indicativo de gravidez. A redução do fluxo é normal, principalmente se vc usa anticoncepcional. ;)

      Excluir
  30. Olá boa noite ,gostaria de tirar uma dúvida, estou no meu 6 dc que geralmente é de 31 dias,hoje fiz uma transvaginal que apresentou endométrio de 6,2mm.
    Será que até o PF ele se desenvolve mais ao ponto de existir possibilidade de conseguir engravidar?
    Desde já agradeço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele vai engrossando aos poucos, está compatível com o dia que vc fez e o tamanho do teu ciclo.
      Alê

      Excluir
  31. Obrigada, essa era a minha duvida !! Acho que ja estou com gravidez psicologica por não querer nenem agora ;// é praticamente impossivel ne ?! desde janeiro e só aparecer agora .. Ja mandaram eu procurar um psiquiatra pois todo dia eu olho na ultrassom pra ver si o endrometrio esta grosso ou se tem corpo lúteo ¬¬ kk desculpe desabar. Tudo isso aconteceu depois de uma dor de barriga depois de ter tomado o remedio, fiquei com medo de perder totalmente o efeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema, sei como isso pode afetar nosso emocional. Se vc só teve relação a meses atrás, não tem como, mas a minha sugestão é que você faça um beta HCG quantitativo, assim vc tem certeza absoluta e talvez com isso os sintomas já parem.

      Excluir
  32. Obrigada mesmo. meu remedio acaba hoje, vou esperar pra ver si a menstruacao vem, ai dependendo faço o exame sim !! Esse assunto esta acabando cmg desde janeiro a relação, como até voce disse não tem como ne ?! Acho que minha menstruacao veio um pouco irregular no mes de março de tanto eu ficar esperando .. pra voce ter noção no dia da minha menstruacao vir ela sempre vem de manha, eu acordei de hora em hora pra ir no banheiro ver e nada kk acabou vindo a tarde e bem pouco todos os dias, creio que mexeu muito com o psicologico .. E esse mes estou com a mesma coisa, todo final de mes é assim. Obrigada de novo

    ResponderExcluir
  33. Oi tomo Ac a muito tempo,minha menstruação veio dia 24/03 e não tomei o Ac depois disso, tive relações normal sem me prevenir, hj dia 14/04 fiz uma TV e meu endometrio deu 0.4 mm tenho alguma chance de estar grávida? Minha menstruação deverá vir quando? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi o endométrio ainda estava fino, tanto para ovulação quanto para a gravidez, possivelmente teu ciclo será mais longo, é complicado afirmar quando, pois quando se pára o AC é normal o ciclo desregular um pouco. Se vc está querendo engravidar, é importante conversar com teu médico, pedir orienações como tomar ácido fólico e fazer os exames pré-gestacionais.
      Abraço,
      Alê

      Excluir
  34. Boa tarde,minha última mestruação veio dia 02 de fevereiro, fiz um beta dia 08 de março deu positivo, só que dia 15 de março tive um pequeno sangramento fui para urgência onde me passaram remédios para segurar estou tomando até hj, no dia 21,de março fiz outro beta quantitativo deu 191,1 segundo o exame estava entre 3 semanas, so que hj fiz uma ultrassonografia transvaginal e não apareceu nada o meu endométrio medindo 0,3 cm. Afinal estou grávida ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o melhor é levar os exames para teu obstetra avaliar, me parece que o endométrio está muito fino pra uma gravidez e como vc teve sangramento, é importante a avaliação do obstetra para ter um diagnóstico correto.

      Excluir
  35. Bom dia.
    Acabei de sair de uma ultra e estou prrocupada. Meu endométrio está com 0,6 cm. É considerado fino? Há alguma chance de estar com possivel gravidez com essa espessura?
    Obrigada, estou tentando encaixencom a GO, mas fiquei bem preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, depende em que dia do ciclo foi feito o exame, é normal essa espessura antes da ovulação. Para gravidez está muito fino.

      Excluir
  36. olá, tomo anticoncepcional a alguns meses quase 1 ano, e estou sem ter relação a quase 3 meses. Minha menstruacao esse mes veio normal e agora estou no meio da cartela e estou tendo um borrao de cafe bem pouco, sera que é um escape normal ? Nao tem como engravidar da relaçao antes dos 3 meses ne? Obrigada ! aguardo resposta *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi bem provável que seja da pílula, tem algumas q causam isso por umas 3 cartelas. Mas se continuar por mais de 3 cartelas é bom conversar com o teu médico.

      Excluir
    2. obrigada ! Mas gravidez posso descartar ne ?!

      Excluir
  37. Olá faço uso de anticoncepcional oral a um bom tempo e faz três meses que minha menstruação não desce, fiz exame endovaginal e meu endométrio está com 1mm, isso tem a ver com menstruação não vir? E será que causa algum problema isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim, a menstruação é o endométrio (camada interna do útero) que se solta gerando à menstruação. É importante avaliar com teu médico, o afinamento crônico não é bom, mas pode acontecer casa vc esteja usando um anticoncepcional de uso contínuo, por exemplo.

      Excluir
  38. Oi fiz uma trans e o médico disse que meu endométrio estava com 16mm bem espessado ultero 154cm pediu q eu repetisse a uma usg que poderia estar grávida estou super preocupada pois não mestruo des de 21 de março

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, se ele desconfia de gravidez devia ter te pedido um exame de sangue, Beta HCG quantitativo, que é muito preciso para avaliar uma gestação do que o ultrassom.

      Excluir
  39. Oi minha menstruação está atrasada desde o dia 21/03 e fiz o beta hcg e deu positivo, mais fiz o ultravaginal dia 11/05 e não constou gravidez, só um endometrio com 18mm, posso estar gravida? Quero muito ser mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, possivelmente vc está com menos de 6 semanas, aí não aparece no ultrassom, peça para o seu médico um beta HCG quantitativo, assim tem como avaliar de quanto tempo vc está e verificar a melhor data para refazer o ultrassom.

      Excluir
  40. Olá,
    Tenho SOP e só soube em novembro de 2015, quando deixei de ser tão negligente com minha saúde e resolvi buscar conhecimento da minha irregularidade e sintomas. Descobri a SOP e que estava com os ovários com tamanhos irregulares proximos a 18cm cada. Meu médico aconselhou tomar diane, mas infelizmente, fico muito enjoada e com vômito. Então, como ele só me falava nos ant concep. negligenciei mais uma vez minha saúde e não tomei remédio nenhum, mas passei a ir no endocrinologista e emagreci 16kg. 4 meses após, voltei ao meu antigi médico que estava afastado (por esse motivo havia procurado outro) e expliquei que quero engravidar e sei que não posso, pois preciso tratar isso. Ele mandou fazer uma eco novamente, mas antes de ir, ja estava tomando o saúde da Mulher. Único remedio que tomei. No primeiro dia que tomei, não estava menstruada, pois sou muito desregulada. Tomei em um dia qualquer por durante 4 dias e parei. 1 semana e 3 dias depois, surpresaaaaa!!! Ela (monstra) veio me visitar. Ficamos juntas do dia 12/05/2016 até ontem 17/05. Mas logo que desceu, iniciei o saude da mulher novamente e tomei por 7 dias 2x ao dia. Hoje, fiz novamente ecografia transv. e meus ovários diminuiram de forma considerável. O direito de 17,6cm para 12,9cm (com vários pequenos folículos {mais de 10} medindo até 0,8cm à direita. Já o esquerdo que antes era 16,2cm, passou a medir 9,8cm com 6 folículos. Meu endométrio 0,6cm. Minha dúvida é... Eu tendo menstruado dia 12 e contando o dia fértil (14dias após o início da m), fazendo fazendo um dia antes e no dia, teria alguma chance de engravidar? Sei que certeza não se pode dar, mas qual a porcentagem da possibilidade?! Vou fazer os de sangue e semana que vem, irei levar no meu médico, mas a gente sempre acaba ficando ansiosa para saber e não consegue esperar.
    Beijaooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, se vc ovular no 14 o dia e tiver relação um dia antes e no dia, as chances são em torno de 20 a 25%, mais ou menos, isso não tendo mais nenhum outro problema. Mas que ótimo que vc reagiu bem ao saúde da mulher, sinal que é mais hormonal mesmo o teu problema.

      Que tudo dê certo, bjs férteis,
      Alê

      Excluir
  41. Fiz o exame e deu útero RV de contorno regular, volume normal e de ecotextura homogênea volume 69.2
    Endométrio centrado, com espessura de 4,6.
    Eu posso esta gravida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o endométrio ainda está fino pra gravidez, não sei que período vc fez, mas está compatível com o período anterior à ovulação.

      Excluir
  42. Bom dia, tive um sangramento em pouca quantidade no dia 10/05 dia em que era esperada a minha monstra, parou no dia 11/05 uma semana depois eu fiz uma transvaginal e meu endometrio estava 0,30cm será que estou grávida?? Continuo sentindo cólicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, pode ser, mas tb existem outros motivos para o espessamento do endométrio, então o melhor é fazer um teste de gravidez e conversar com o médico.
      bj,
      Alê

      Excluir
    2. Obrigado por responder, só mais uma perguntinha rsrs, vc acho que está fino meu endometrio, pq a todos que eu pergunto todos dizem que está fino

      Excluir
    3. Oi Amanda, realmente, me desculpe, eu me enganei considerando 3 cm, e na verdade é 0,3cm. Então está fino sim, com essa espessura não haveria uma gravidez. Desculpe o engano anterior.

      Excluir
  43. Boa noite, amei o blog!!
    Falando um pouco de mim, sou paciente de SOP, tento engravidar desde 2012, fiz uma videolaparoscopia em 2015, beta positivo em março e perda nos mesmo mês, tentando engravidar e nada, estou fazendo controle de ovulação a 2 meses, tomando indux e metformina, bem na ultima usg(hoje) ficou assim:
    Ovários micro policísticos com um corpo lúteo no direito, e endométrio trilaminar com 13mm, estou no 18 do ciclo.
    Bem minha duvida é devo fazer a progesterona?? O meu útero esta bom para uma gravidez, teoricamente ovulei tem dois dias, quando devo fazer o teste?? Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, as medidas estão muito boas, o médico pode te indicar um Utrogestan vaginal, até por precaução, já q vc já teve uma perda, mas o médico vai precisa avaliar. Quanto ao teste vc pode fazer uns 15 a 16 dias pós-ovulação. Tomara que vc já consiga teu positivo! bj, Alê

      Excluir
  44. Bom dia! Eu estou com a menstruação atrasada e com sintomas de gravidez mais eu ainda n fiz nenhum exame pra comprovar. Ontem fiz uma ultrasson pélvica mais n deu pra ver nada porém o meu endométrio deu 1.2 cm acredito que se eu estiver grávida esteja nas primeiras semanas isso nunca aconteceu comigo, você pode me ajudar com essa dúvida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary, pela espessura não dá pra avaliar. E, se for gravidez, não vai aparecer no ultrassom antes de 5 semanas, o melhor é fazer um exame de sangue para tirar a dúvida.
      bj,
      Alê

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção minha linda! Volto com notícias bjs.♡

      Excluir
  45. Fi, a transvaginal volume uterino de 115cm³ eco endometrial medindo 1,6 cm de espessura ta atrasado 5 dias médica deu como conclusão do exame não evidência se massas ou tumores nas regiões anexiais será q posso estar grávida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Camila, só pela espessura do endométrio não dá pra saber, o melhor é fazer um teste de gravidez.

      Excluir
  46. Oi me tire uma duvida hj fazem 29 dias que tive um parto prematuro com 5 meses infezlimente minha bebe estava morta.hoje fiz uma transvaginal pois tinha uns dias q nao sangrava e desde d sexta voltou a sangrar, na transvaginal Que deu Endometrio heterogeneo estou morrendo d medo é grave? Posso ter filho futuramente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sinto muito, tb passei por isso, dói demais.
      Quanto a tua dúvida, o endométrio estar heterogêneo me parece normal logo após essa ocorrência, mas é preciso que teu médico avalie melhor o aspecto nas imagens, espessura, ... Vc teve algum diagnóstico do motivo da tua perda?
      Abraço,
      Alê

      Excluir
  47. Oi Alê, bom dia obg por responder ainda não fiz o teste de gravidez fico muito em dúvida quanto ao meu endometrio, muitas meninas dizem que ele está super fino,eu sinto que não ovulei esse mês e meus seios doem e me incomodam bastante mais tem horas que eles não doem nada, sinto tbm um inchaço na barriga principalmente a noite, ah e uma dor nas pernas a noite tbm que estão me matando o que vc acha?? Será que eu faço o teste mesmo, ou espero o meu próximo ciclo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, eu sempre acho melhor fazer o teste e tirar a dúvida, mas é importante saber que esses sintomas são causados por alterações hormonais, que podem acontecer na gravidez, mas tb em outras situações, como disfunção hormonal ou o próprio período pré-menstrual. bj, Alê

      Excluir
  48. Muito obg por responder Alê,qualquer duvida eu volto pois vc é muito atenciosa. Bjs

    ResponderExcluir
  49. Boa noite, meu nome é Valéria e gostaria de tirar uma dúvida. Fiz uma transvaginal dia 23/05 e depois desse exame não tive mais relações. Meu útero medindo 6,4x3,2x4,2. Volume 46,cm e eco endometrial 3,8mm. Minha menstruação está atrasada 8 dias. Fiz um teste de farmacia com 5 dias de atraso e deu negativo. Por esses dados posso estar grávida? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pela espessura do endométrio não, está muito fino, possivelmente é a causa do atraso.

      Excluir
  50. Boa noite tudo bem?
    Fiz acompanhamento de ovulação com o teste confirme e com eco transvaginal! Estou tentando faz 6 meses! E tenho SOP . Hoje apareceu que eu ovulei... Mas meu endométrio está medindo 6,9 mm posso engravidar assim?

    ResponderExcluir
  51. Oi meu nome é franciele fiz 3testes e deu positivo e logo em seguida veio a menstruação, fiz ultra ontem e ela não disse nd e ela mandou voltar lá daqui sete dias,sera que não estou gravida....por favor me ajudem..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Franciele, melhor fazer um exame de sangue Beta HCG quantitativo o quanto antes para avaliar corretamente.

      Excluir
  52. Olá, estou bem apreensiva. Há 3 meses sofri um aborto com 7 semanas de gestação, fiz uma us depois do aborto e meu utero e ovarios estavam perfeitos. Minha última menstruação foi em 03/5, meu ciclo é irregular mas nunca passa de 35 dias. Tive muco pegajoso tipo clara de ovo com riscos marrons no dia 23 e 24/5. Ainda tenho muco pegajoso desde esse dia. Ontem fiz um ultrassom, a conclusão foi cistos foliculares nos dois ovarios de tamanho até 8mm, endometrio com 6mm. Gostaria de saber se ainda tem chances de ser uma ovulação tardia.. ou se realmente n há possibilidade de ovulação. Vocês podem me ajudar?grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, pelas medidas dos folículos ainda não teria nenhum com medida para que houvesse ovulação, eles teriam que ter por volta de 18mm. Mas é importante levar para teu médico avaliar, pelas imagens e conhecendo detalhes do teu histórico ele poderá dar uma avaliação mais correta.

      Excluir
  53. Oi o meu endométrio deu 0,6 cm minha mestruaçao venho no dia 1 de Setembro fiz o exame dia 10 do mesmo mês posso engravidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela medida do endométrio não há indicativo de problema, mas só por isso não tem como afirmar se vc pode engravidar, é preciso outros exames e uma avaliação médica.
      bj,
      Alê

      Excluir
  54. Olá
    Meu período fértil foi de 08 a 14/01/17. Fiz uma transvaginal de rotina dia 20 e deu utero com 79x38x35 e endometrio centrado de 11mm.Será que pode ser uma gravidez? Vou aguardar dia 27 para ver se a menstruação virá. Estou tentando engravidar e queria saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, infelizmente só pela espessura não dá pra saber, mas espero que seja!
      bj,
      Alê

      Excluir
  55. A pílula anticoncepcional afina o endométrio... é por isso q depois q parei de usá-la, o fluxo menstrual aumenta a cada mês, diferente de quando fazia uso da pílula q o fluxo só diminuía.
    A quantidade de fluxo tem haver com o endométrio mais fino ou mais grosso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, sim, o fluxo tem haver. O uso contínuo da pílula deixa o endométrio mais fino, quando se pára é normal o fluxo aumentar um pouco mais, mas se começar a aumentar muito, sempre bom conversar com teu médico.

      Excluir
  56. Olá ..
    Fiz uma transvaginal no dia 18/04/2017 q mostrou útero medindo 80x58x40 vol100,2cc endométrio medindo 17,7 e ovário com 2 folículos dominantes 1° 30x28x20 mm 2°23x22x18 e esquerdo com um folículo dominante 24x20x18 ambos com a imagem q pode ser um corpo lúteo..
    Minha dúvida será q pode haver gravidez. Ou já está grávida.??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nyne, por esses indicativos da transvaginal, só dá pra avaliar que vc ovulou, possivelmente dos dois ovário, mas ainda não tem como avaliar gravidez.

      Excluir
    2. Boa tarde nesse dia realmente estava grávida E de gêmeos o médico me explicou q qnd o endométrio fica grosso e o.melhor sinal da gravidez e o folículo estiver no.maximo 24× 18 a possibilidade de engravidar e excelente

      Excluir
  57. Minha menstruação foi dia 03/10/17 até aí tudo bem. Mas dia 27/10/17 tive um sangramento rosa claro, dia 28 aumento, tive que colocar absorvente mas mesmo assim um fluxo leve, dia 29/10/17 tive sangramento leve e saiu uma gosma transparente com sangue e acabou nisso mesmo. E geralmente minha menstruação dura de 4 a cinco dias. Aí tô em dúvida se isso foi uma menstruação adiantada ou foi algo para investigar.E por providencia tive uma ultra endovaginal dia 31/10 e meu endométrio estava 21 mm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pela espessura do teu endométrio acho que não chegou a ser menstruação, o melhor levar o ultrassom para o médico avaliar.

      Excluir
  58. Boa noite estou com uma dúvida gigante. No dia 7.1.18 fiquei muito enjooada e vomitei ai no dia 10.1.18 começou a sair sangue cor de café, pensei que fosse escape mas nunca saiu tão escuro. Comecei a ficar muito enjooada e meua seios estão e enormes e doendo e também muitaaaaa cólica . No dia 14.1.18 cortei o AC desceu um sangue um pouco mais claro. Fiz teste de farmácia deu negativo fiz o b hcg negativo o médico que me atendeu pediu para ir em um ginecologista ele disse que poderia ser devido a espessura da parede uterina. Fui no gineco e ele me disse que não existe útero fino e trocou meu AC. Minha espessura esta 3mm e estou menstruada. Procuro outro médico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpe a demora, mas estava em férias. Existe afinamento de endométrio (cama interna do útero), eu tive, mas se vc está menstruada é normal essa espessura mais afinada. Pode ser que seja pelo anticoncepcional anterior, às vezes o organismo não se adapta. Acho que se vc está insegura, quanto ao teu médico, pode consultar uma 2a opinião, principalmente se com o novo anticoncepcional vc sentir incômodos novamente.
      bj,
      Alê

      Excluir
  59. Oie Meu endométrio está medindo 9.5m
    Minha menstruação está atrasada fiz um teste e deu negativo. Fiz uma ultra e não tinha bebê nao tinha nada . Só apareceu que meu ovário direito multifolicular e presença de moderada quantidades de líquido livre em FSD.
    Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpe a demora, mas estava em férias. Ainda não veio a tua menstruação?

      Excluir
  60. oi, dia 22/01 minha menstruação veio e geralmente meu ciclo é de 28 ou 29 dias,no dia 03/02 fiz um ultrassom transvaginal e meu endométrio estava com espessura de 5,6 mm está muito fino para essa época do ciclo, por favor me responda, estou muito ansiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aparecida, se tua menstruação veio dia 22, é uma espessura normal para fase pré-ovulação.
      bj,
      Alê

      Excluir
  61. Boa noite fiz uma transvaginal e o meu edometrio deu 2,0 mm de espessura... Isso é bom ou ruim? Estou tentando engravidar já tem uns 4 meses...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, depende da fase do teu ciclo que vc fez o exame, se foi na menstruação ou logo depois é normal, se não pode indicar alguma alteração que teu médico deve avaliar.

      Excluir
  62. BOM DIA, FIZ UMA TRANSVAGINAL ONTEM 12/03, MINHA MESNTRUAÇÃO ESTA ATRASADA 38 DIAS (03/02),MAS É DE COSTUME ATRASAR MESMO, SO QUE MEU ENDOMETRIO ESTA MEDINDO 8,3 MM E VOLUME UTERINO 71, MEU ENDOMETRIO ESTARIA FINO PARA O PERIODO DO CICLO? SENDO QUE UM OVARIO MEDE 11,5 E OUTRO 4,6. APRESENTANDO MAIS DE 12 FOLICULOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vaniesa, pelo tempo de atraso está fino, deveria estar acima de 10, mas pode ser uma ovulação mais tardia, é importante teu médico avaliar, talvez ele peça outros exames pra entender o que está acontecendo.

      Excluir
  63. Fiz um utrasom utravaginal minha mestruacao veio no dia 3/03/18ficou tres dias feio em pouca quantidade e minnha endrometo ta 8,00mm neste periodo posso engravida


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, me parece que está com espessura pra ovulação, o que está compatível com o teu relato.

      Excluir
  64. fiz uma transvaginal eo resultado foi utero medindo long.9,2cm ant post 5,8cm transv5,8cm volume total 84,2cm aonde o eco endometrial centrado ecogenico e medindo 0,84cm de espessura em corpo e fundo uterino significa que estou gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane, teu médico precisa avaliar as imagens, só pela descrição não tem como afirmar.

      Excluir
  65. Olá no dia 1/04/2018 menstruei e comecei a tomar indux no quinto dia do período no dia 11 fiz um ultrassom transvaginal e deu que meu endométrio estava com 9mm e o medumé disse também que eu tenho os ovários micropolicistico porém que os cistos estavam bem pequeno porém meu ovário esquerdo tava bem grande e disse que não havia sinal de ovulação tinha apenas uns 2 ou 3 dias que eu havia parado o indux porém agora neste mês de maio a menstruação ainda não veio
    Comecei a sentir enjoo pela manhã e sinto umas colica bem de leve
    Será que isso possa ser sinal de gravidez ou não tem chance por causa dos ovários micropolicistico ?
    Gostaria de uma opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália, tem chance de ovulação, ainda mais se acompanhamento com ultrassom. O atraso e os sintomas tb podem ser hormonais, pela medicação. Mas não dá pra descartar uma gravidez. Tomara que seja!
      Faz um teste de gravidez. Vou torcer!
      bj,
      Alê

      Excluir
  66. Ola boa noitee ,!tenho micropolistico e tive uma gravidez ectopica , tirei uma trompa e depois de dez meses , voltei ao medico porque minha mesntruacao atrasou e quando veio , fiquei duaas semanas menstruada e meu medico me indicou primosiston , 1 semana tomando a medicacao ,hoje fui ao mesico e fiz ultrason , e meu endometrio deu 18mm eu e dai ele me falou pra parar de tomar o primositon , e menstruar novamente e depois que acabar eu ir la fazer uma nova ultrason , eu twnho que me preocupar com esse espessamento ? Estou preocupada o que eu facoo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, como vc já está fazendo acompanhamento e tratamento acho que não é motivo de preocupação, é uma espessura adequada para quem vai menstruar. Acho que o melhor é seguir a orientação do médico.

      Excluir
  67. Bom dia no dia 04/05 minha mestruação desceu mas veio marrom e depois ficou rosada fiz uma ultrassom e meu eco endométrio esta com 6,8 mm posso esta gravida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcele, se veio em quantidade acho que não, o endométrio está fino pra uma gravidez, mas se vc tem dúvida o melhor é fazer um teste para avaliar e conversar com teu médico.

      Excluir
  68. Boa tarde! Fiz uma ultra no 21° dia do meu ciclo meu endométrio estava medindo 16 mm, meu ciclo é de 32 dias, queria saber o que acha sobre essa medida do endométrio, é comum para o dia do ciclo ou posso está com algum.problema por ele está espesso demais ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é complicado definir que está espesso demais sem conhecer melhor teu histórico, o espessamento pode indicar que vc ovulou antes e pode menstruar antes, não sei se vc está tentando engravidar ou não. A avaliação das imagens pelo teu médico tb pode dar mais detalhes para ele.

      Excluir
  69. Ola...gostaria de tirar uma duvida. Fiz dois beta hcg que deram positivo. Fiz um quantitativo que deu 40 mUi/ml. Porém nesse mesmo dia eu tinha feito uma endo que apenas mostrou presença de corpo luteo com endométrio de 3,8mm. Como meus exames dão positivo com esse endométrio? Havia um cisto no ovário esquerdo aonde tinha o corpo luteo. Mas sem nenhuma alteração ou suspeita de tumor para meu beta estar dando positivo. Eu estou grávida ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é importante teu médico analisar o exame, pode ser que tenha alguma medida errada, o qnto antes avaliar melhor.

      Excluir
  70. Bom dia

    A minha M veio no dia 3 até 4. A partir do dia 5, veio um corrimento estranho que nunca tinha visto, um assim meio Rosa mas em pouca quantidade.
    No dia 18 fiz uma trasvaginal e o médico escreveu assim: Útero- 50mm*35
    Endometrio-5mm
    Folículo- 19
    Será que tenho algum problema ?

    ResponderExcluir
  71. Bom dia!Eu estou amamentando a 4 meses e minha menstruação não veio ainda,fiz uma transvarginal e meu eco foi 2mm será que estou gravida novamente ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, o endométrio está muito fino para uma gravidez, possivelmente vc não está ovulando ainda, mas melhor cuidar daqui para frente, se vc não quer engravidar de novo.

      Excluir
  72. Boa noite! Fiz uma transvaginal onde os resultados foram:
    Útero 110cm, com eco estrutura miometrial homogênea.
    Eco endométrio homogêneo, hiperecóico, medindo 14mm.
    Ovário direito 3, 6× 2,4× 3×1 cm ( volume 14,0 cm.
    Ovario esquerdo 3,6× 2,4× 3,2 (15,0 cm)
    Ausência de líquido livre em fundo de saco posterior.

    A última data da minha menstruação foi dia 10 de agosto ciclo de 28 dias sempre certo.
    Será que estou com algum problema.
    Tive um filho no ano de 2015 e meu meu útero voltou ao tamanho que ele era 71 cm. No máximo 73 cm... pois faço exames todo ano. Será que tenho algum problema?
    Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Rosy, não percebo nenhum problema pelo que vc descreveu, o útero é como uma balão que infla durante o ciclo e murcha na época da menstruação e pelo que vc colocou está compatível com o período do teu ciclo.
      leva para teu médico avaliar teu exame, ele vai poder te dar uma avaliação precisa.
      bj,
      Alê

      Excluir
  73. Bom dia, fiz uma transvaginal dia 18/10/2018, estava no 20° dia do ciclo e é meu primeiro ciclo sem o anticoncepcional. Este é o resultado da minha transvaginal:
    - Útero com volume normal, anterovertido, apresentando contornos lisos e textura do
    miométrio uniforme.
    Endométrio com ecogenicidade e espessura habituais.
    Ausência de conteúdo na cavidade endometrial.
    Ausência de sinais de nódulos, calcificações ou outra lesão difusa no corpo ou colo uterino.
    - Ovários com dimensões habituais na faixa etária, apresentando contornos, forma e textura
    normais.
    - Ausência de líquido livre no fundo pélvico, ou coleções tubárias.
    - Foram obtidas as seguintes medidas dos genitais internos:
    Útero: 6,7 x 2,8 x 4,3 cm ( V = 42,8 cm³)
    Ovário direito: 2,8 x 1,6 x 3,5 cm ( V = 8,5 cm³)
    Ovário esquerdo: 3,7 x 2,0 x 3,6 cm ( V = 14,3 cm³)
    Endométrio: 0,47 cm.
    Gostaria de saber se meu endométrio esta fino e se isso é por causa que parei de tomar o anticoncepcional somente a 1 mes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Larissa, ainda está um pouco fino, como não tem indícios ainda de ovulação, possivelmente é por essa razão. o organismo pode demorar alguns meses para regular.

      Excluir
  74. Oi Eu Fiz Um TransVaginal e O Eco Endometrial deu 0,6 cm dr Espesura.
    Oque isso quer dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi depende de como é teu ciclo e em que período do ciclo vc fez, essa espessura, geralmente acontece antes da ovulação.

      Excluir
  75. Endométrio 9mm pode está grávida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela espessura do endométrio não dá para afirmar sobre gravidez, para o período pós ovulação está bom, mas como não sei em que dia do ciclo vc fez o exame, enfim não dá pra descartar uma gravidez tb.

      Excluir
  76. Oii
    Uso diane 35 a 2anos, mês passado (janeiro) mentruei e nesse mês de fevereiro não (era pra vir dia 07/02) mas não veio (veio so um pingo marrom).
    fiz a ultrassonografia trnasvaginal dia 11/02 e meu endometrio esta 3.9mm e a médica disse que era pra seguir tomando anticoncepcional normalmente.
    (devo me preocupar?) não pretendo ter filhos agra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Luds, acredito que não, como vc tomo anticoncepcional é normal o endométrio ficar mais fino assim e como tua médica já avaliou o exame mais um motivo pra ficar tranquila. ;)
      bj,
      Alê

      Excluir
  77. Alguém pode me ajudar?

    Minha ultra fiz dia 11/02. Meu endométrio estava 14mm e centrado.
    Tive relações desprotegidas .
    Estou salivando muito, fazendo xixi frequentemente, azia, enjoo e também dores nos seios.

    É possível está grávida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, o melhor é aguardar o atraso da menstruação, pois os sintomas podem acontecer por vários motivos. Se vc já está em atraso faz um teste de gravidez, pois pode ter chance sim de uma gravidez.

      Excluir
  78. oi boa noite a cerca de 5 meses tive um aborto incompleto tive q fazer curetagem
    seca de 3 meses depois fiz um ultra sonografia trasnsvaginal
    e no exame deu
    Utero
    Utero em anteverso flexao de forma normal, contornos regulares
    Miometrio de ecotextura e ecogenicidade tecidual homogenea e normal
    Endometriocom textura preservadas,centrado e regular cerca de 0,2 cm de espessura
    Dimensoes uterinas 7,2 x 4,3 x 5,4 cm Vol: 87,4 cm³
    Ovarios
    ovaris de formas e contornos normais com ecotextura homogenea do parenquima
    Ausencia de coleçao liquida ou tumoraçao de consistencia solida anomala
    Dimensoes do ovario direito 3,8 x 2,8 x 1,6 cm Vol 8,8 cm³
    Dimensoes do ovario esquerdo 3,0 x 2,0 x 2,0 cm Vol 6,8 cm³
    Fundo de saco de Douglas livre
    Quadro ecografico compativel com :
    Utero anatomico
    Ausencia de conteudo uterino
    Anexos sem alteraçoes identificadas

    eu gostaria de saber se ta normal o meu utero meu Ovario se eu posso tentar engravidar de novo
    e ate o momento nao conseguir marcar medico ginecologia para ver meu exame
    se vc poder me responder ja deixo agradecimento

    ResponderExcluir
  79. Oi boa tarde meu nome é dilma minha ultima menstruação foi 25 de janeiro hoje fiz uma transvaginal e a médica me pediu um beta pois a espessura do endométrio está em 1,16cm ela falou que é possível que seja a menstruação ou uma gravidez no início. Já fiz três testes de farmácia e todos negativos é possível que eu esteja grávida?

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.